TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA PARA AS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

           PORTFÓLIO

DIDÁTICA PARA AS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

        

ALUNA: ISAÍNA MARIA BERNARDES BENTIVOGLIO SANTOS BRAGA

CURSO: PEDAGOGIA

RGM:1255883

UNIDADE: POLO VIANOPOLIS (GO)

DATA: 09/03/2016

                                        A realidade da inclusão no contexto escola

A escola de ensino tradicional está desempenhando um papel ambíguo com toda diversidade, acolhendo os alunos com dificuldades, sem condições necessárias para educação. Observamos que o sistema de ensino é bastante completo de acordo com o desenvolvimento cognitiva e faixas etárias e legislações eficazes. Temos excelentes professores que conseguem passar todo o conteúdo de forma dinâmica e satisfatória, mas quando falamos inclusão precisamos de fato analisar sentir e conhecer como funciona esse processo. O nome já falar incluir o que está excluído. Existem vários fatores, perguntas, forma de como incluir uma criança que tem alguma deficiência. E que tipo de deficiência? Os professores estão preparados para receber esses alunos? O ambiente escolar, a sala, o banheiro, o parquinho são adaptados para essas crianças? Essa escola tem psicopedagogo para atender as demandas dessa criança? Quantas professores tem dentro dessa sala? Ou, é uma professora para todos?

O que encontramos na escola tradicional é uma inclusão que na verdade não seria de fato inclusão mas sim uma aglomeração de crianças que uma professora só tem que dar conta de controlar e ainda introjetar conteúdos[a] sendo a criança deficiente ou não. Geralmente o que vemos em nossas sala de aulas no sistema Brasileiro é a professora gritando com a bagunça na sala de aula e muita das vezes ela se irrita com a criança deficiente, pois está sob pressão, e esse aluno que de fato tem que ser incluído acaba atrapalhando os demais, ele não se desenvolve e nem os outros, e dentro desse contexto podemos observar crianças e professores estressados dentro de sala de aula. E onde existe o estresse não há aprendizagem.

Legislação excelente mas só a legislação não resolve o problema, temos que ter ambiente favorável, professores especializados, psicopedagogos e psicólogos acompanhando não só os alunos com deficiência mas como os alunos normais para que eles saibam incluir de fato essa criança, que o aluno normal não venha a discriminar essas crianças com deficiência. O psicólogo irá trabalhar aspecto como lidar com essas crianças no ambiente escolar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS: APOSTILA E MATERIAL DE APOIO

AUTORIA PRÓPRIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com