TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISLEXIA O DESAFIO DE ENSINARA DO JEITO QUE A CRIANÇA APRENDE

Por:   •  12/1/2017  •  Artigo  •  2.560 Palavras (11 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 11

ANA MARIA DOS SANTOS PAIVA

RESUMO

DISLEXIA:

O DESAFIO DE ENSINAR DO JEITO QUE A CRIANÇA APRENDE

A dificuldade de conhecimento e de definição do que é Dislexia, faz com que se tenha criado um mundo tão diversificado de informações, que confunde e desinforma. Além do que, a mídia no Brasil, as poucas vezes em que aborda esse grave problema, somente o fazem de maneira parcial, quando não de forma inadequada e fora do contexto global das descobertas atuais da Ciência. Dislexia é causa ainda ignorada de evasão escolar em nosso país, é uma das causas do chamado “analfabetismo funcional” que, por permanecer envolta no desconhecimento, na desinformação ou na informação imprecisa, não é considerada como desencadeante de insucessos no aprendizado. Hoje, os mais abrangentes e sérios estudos a respeito desse assunto, registram aproximadamente 20% da população americana como disléxica, com a observação adicional: “existem muitos disléxicos não diagnosticados em nosso país”. Para sublinhar, de cada 10 alunos em sala de aula, dois são disléxicos, com algum grau significativo de dificuldades. Graus leves, embora importantes, não costumam sequer ser considerados. Percebe-se também que estudantes do nível superior apresentam essas características e por vezes não conseguem acompanhar o nível de cada segmento educacional, comissões de vestibulares explanam a questão abertamente em revistas e jornais, dificuldade tal, que vem crescendo ano a ano. A relevância deste estudo se pauta na necessidade de elucidar as questões relacionadas as dificuldades de ensino e aprendizagem de alunos com dislexia, tendo como objetivo descrever a dislexia, as causas, sintomas, juntamente com sugestões de intervenções. Para isso será relatado o que vem a ser a dislexia, seus sintomas principais e formas de sanar essa dificuldade, abordando ainda a importância da qualificação profissional e a formação continuada no diagnóstico e na intervenção durante o processo educativo do disléxico.

Palavras-chave: Dislexia. Diagnóstico. Processos de aprendizagem, Desafio.

ABSTRACT

DYSLEXIA: The TEACH THE WAY CHALLENGE THAT CHILD LEARN

The difficulty of understanding and definition of what dyslexia causes that have created such a diverse world of information, which confuses and misinforms. In addition to the media, in Brazil, the few times that addresses this serious problem, only in a partial way when not inappropriately and even out the overall context of current science discoveries. Dyslexia is still ignored because of truancy in our country, and one of the causes of so-called “functional illiteracy” that, to remain shrouded in ignorance, misinformation or inaccurate information, is not considered as a cause for failures in learning. Today, the most comprehensive and serious studies on this subject, register 20% of the American population as dyslexic, with the additional observation: “There are many dyslexics undiagnosed in our country.” To stress of every 10 students in the classroom, two are dyslexic, with a significant degree m of difficulty. Light grades, while important, often not even be considered. It is also notice that the top-level students have these characteristics and sometimes can not keep up the level of each educational segment, vestibular commissions expound the issue openly in magazines and newspapers, such difficulty, which is growing year by year. The relevance of this study is guided on the need to clarify the issues the difficulties of teaching and learning of students with dyslexia, aiming to describe dyslexia, causes, symptoms, along with interventions suggestions. For it is reported that comes to dyslexia, its main symptoms and ways to remedy this difficulty, still addressing the importance of vocational training and continuing education in the diagnosis and intervention in the educational process of the dyslexic.

Keywords: Dyslexia. Diagnosis. Learning processes. Challenge.

INTRODUÇÃO

O presente artigo intitulado “Dislexia: O desafio de ensinar do jeito que a criança aprende tem como objetivo entender como se processa a aprendizagem dos alunos que apresentam dificuldade na aquisição da leitura. É importante que se verifique ainda se na prática existem condições necessárias de aprendizagem, atendimento apropriado para o desenvolvimento integral de potencialidades e habilidades na escolarização dos alunos e, principalmente, se as metodologias aplicadas propiciam essa aprendizagem. Vale salientar que a avaliação diagnostica da dislexia deve envolver os pais, professores e uma equipe especializada, capaz de oferecer os suportes necessários a este atendimento. Para o desenvolvimento deste trabalho, busca-se responder ao questionamento: é possível uma prática pedagógica de qualidade, de forma a propiciar aprendizagem e realmente incluir crianças com deficiência, na rede regular de ensino? O presente estudo, objetiva também analisar como está o papel do professor diante desse desafio, que se refere a uma escola para todos sem exclusão. Uma escola que deve preparar o aluno para que possa viver com a diversidade, considerando que todos nós somos diferentes.

DESENVOLVIMENTO

As primeiras referências à dislexia se dão no final do século XIX, quando profissionais da área da medicina começam a questionar o motivo pelo qual algumas pessoas hábeis em diferentes atividades, com inteligência normal ou superior, tinham grandes dificuldades ao iniciarem aprendizagem da leitura e da escrita. Inicialmente objeto de estudo de oftalmologistas, a dislexia passou o século XIX sendo investigada e diagnosticada dentro das diversas especialidades médicas, com foco na perspectiva biológica. A partir do século XX, se encontra uma visão mais abrangente voltada para a compreensão do distúrbio, que passa a ser visto como de origem multicausal. De algum modo, mesmo prevalecendo o enfoque nos aspectos biologicamente funcionais, há uma abertura para compreender essa síndrome em uma perspectiva mais abrangente, ao se agregar mais de um possível fator como causa do seu estabelecimento. Nesse sentido encontramos Ajuriaguerra (1984) que contribuiu, com seus estudos e reflexões, para uma compreensão mais ampla das implicações e singularidades presentes em um quadro de dislexia.

Entender a dislexia é sem dúvida, um grande desafio para os profissionais da educação, mais ainda para os pais destes alunos. Os estudos disponíveis nem sempre contribuem para o esclarecimento, e tratamento da Dislexia.

A Associação Brasileira de Dislexia (ABD) calcula que aproximadamente 11% a 15% dos indivíduos que nos rodeiam, sejam disléxicos.  Sabemos que quando pais e professores não têm o devido esclarecimento sobre a dificuldade, acabam deixando o aluno a mercê de hipóteses, não chegando a diagnósticos verdadeiros e possibilidades de avanços, o que causa frustrações e sofrimento ao mesmo. O primeiro passo é ter claro que todo e qualquer aluno, mesmo portador de dificuldades, é capaz e pode ser autônomo, dentro de suas possibilidades. Para isso, o professor deve aprimorar seus conhecimentos sobre o tema em debate para conceder ao aluno condições de realizações e verdadeiras aprendizagens, pois o educador faz sim a diferença neste processo. O devido esclarecimento e conhecimento da dislexia favorecem diferenciar as alterações que existem em um processo normal de aprendizagem e aquelas compatíveis com o distúrbio ou transtorno de aprendizagem. Assim, promoverão atitudes menos excludentes, para que a criança disléxica seja atendida adequadamente, ajudando a diminuir assim, os índices de fracasso e evasão escolar. A compreensão e a parceria são elementos essenciais para garantir o futuro destas crianças.  Entender como aprendemos e o porquê de algumas dificuldades de aprendizagem é um desafio diário para muitos professores e até alguns pais, quando acompanham o desenvolvimento de seus filhos. Os indivíduos disléxicos possuem a área lateral-direita do cérebro mais desenvolvida que a de pessoas que não possuem essa síndrome, tendo geralmente, por tal motivo, mais facilidade em questões relacionadas à criatividade, solução de problemas, mecânica e esportes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com