TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE CULTURAL, RAÇA E ETNIA E O ENSINO DA TEMÁTICA NA ESCOLA

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  1.897 Visualizações

Página 1 de 5

                                       

Você deve estudar a aula 01 e aula 02, fazendo em seu caderno um fichamento dos principais conceitos abordados e assuntos para depois participar do Fórum de Aula 01 e 02 e desenvolver sua atividades ( de acordo) com o descrito abaixo  e enviá-la em portfólio de aula 01.

 Atividade para envio no portfólio 01

Na aula  01 e 02, estudamos os conceitos de racismo,discriminação, etnia, ação afirmativa e ainda as legislações nº 10.639/2003 e 11.645/2008  que obriga as escolas e os professores a incluir a temática das Relações Étnico Raciais e Indígenas nos  Guias Curriculares e Planejamento Escolares. Assim,  a   atividade  de aula é organização de um texto no mínimo de 01 e no máximo de 03 laudas, contendo título, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. O texto deverá ser desenvolvido tendo como base a utilização desses conceitos e os conteúdos dessas leis , trazendo citações de fontes e autores pesquisados.  

DIVERSIDADE CULTURAL, RAÇA E ETNIA E O ENSINO DA TEMÁTICA NA ESCOLA

INTRODUÇÃO

        O Brasil é um país rico no que diz respeito á cultura, raça e etnia. Deparamos-nos com a diversidade em todos os espaços sociais, seja na escola, na rua, em locais privados ou públicos, porém, ainda que o mundo tenha evoluído ainda há muita discriminação e preconceito com as pessoas.

        Na escola é onde podemos observar maior diversidade em relação à raça e etnia. São alunos de cor de pele diferente, estatura, cultura, linguagem, religião, entre outras diferenças. Esses alunos às vezes passam por situações constrangedoras quando são vitimas do preconceito, então há a necessidade em ensinar aos alunos que as diferenças são grandes, mas que o amor e respeito pelo próximo devem ser maiores, e ensinar que em cada diferença há uma história cultural, racial e étnica que traz consigo conhecimentos incríveis.

        Para elaboração do texto e melhor aprofundamento do tema houve investigação teórica, para saber as idéias de alguns autores sobre o tema. O texto foi elaborado em tópicos onde no primeiro há idéias do que é a diversidade cultural, o que é raça e o que é etnia. No segundo tópico do desenvolvimento há relatos sobre o ensino da temática dentro das escolas, relatando como vêm sendo realizado e a legislação que assegura a obrigatoriedade do ensino da temática dentro das salas de aula. No terceiro tópico é tratado o papel do professor em relação ao tema.

        

DESENVOLVIMENTO

1. Diversidade cultural, Raça e Etnia

        As diferenças humanas podem ser encontradas em todos os locais, sejam essas diferenças de pele, na estrutura física, no modo de falar, modo de agir.  O problema é que as pessoas ainda não conseguem ver essas diferenças como modo de conhecer uma nova cultura e adquirir aprendizagem, elas preferem ver as diferenças como motivo de preconceito.

Bento (2003) nos traz a idéia de que a questão racial é muito importante e que o preconceito e discriminação ainda estão muito presente nos dias atuais e que isso afeta o psicológico das pessoas, fazendo com que reconhecemos nossos valores e que temos o poder de transformar a sociedade, minimizando o preconceito. Se as pessoas compreendessem o que é a diversidade cultural, raça e etnia com certeza iriam cada vez mais perdendo o preconceito e começariam a admirar as pessoas com características diferentes.

A diversidade cultural esta relacionada aos diferentes aspectos particulares ligados a diferentes culturas, como as tradições, as organizações familiares, os costumes e a culinária. A raça e etnia também estão inseridas na diversidade cultural.

        A raça está relacionada á cor da pele, constituição física. E a etnia está relacionada á linguagem, raça, religião. Desta forma a raça e a etnia não são palavras sinônimas, mas sim composições da diversidade cultural.

        

2. O ensino da temática na escola

        Atualmente as questões de diversidades culturais, raças e etnias vêm sido trabalhadas no cotidiano das crianças. Desde a educação infantil, onde se é realizada atividades, como por exemplo, no dia da consciência negra e dia do índio, além de ser trabalhadas diariamente atividades de socialização e relação entre crianças que possuem diferentes culturas e vai até ensino fundamental e ensino médio, onde se é trabalhado textos que fazem os alunos compreender a cultura dos povos e as raças e etnias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com