TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 2 – O cuidar, o educar e o brincar na prática do docente

Por:   •  1/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

-

- Pedagogia

- Unidade 2 – O cuidar, o educar e o brincar na prática do docente

A educação infantil, seja em creche ou pré-escola deve preconizar os princípios pedagógicos para educação de crianças de 0 a 5 anos, contemplando: a garantia do desenvolvimento infantil de forma saudável (cuidar); experiências de aprendizagem adequadas para cada idade (educar); e o direito a ludicidade (brincar). O grande desafio é propiciar uma rotina que abarque todos esses princípios, visto que eles são indissociáveis.

                É fundamental que o professor de educação infantil cuide para que o desenvolvimento das atividades propostas aconteça de conforme a prévia organização e planejamento pedagógico. E, quando se fala do princípio “educar” em educação infantil, vale lembrar que, em cada idade, deve ser considerado suas peculiaridades para que seja possível especificar uma atuação educativa assertiva e proporcione as crianças vivencias e momentos de aprendizagem que ampliem o desenvolvimento de maneira integral.

                A brincadeira (lúdico) deve ser articulada com o cuidar e educar. Atividades como o banho, por exemplo, devem ser exploradas ao máximo. Nessa atividade, ao mesmo tempo em que há o atendimento as necessidades físicas e biológicas, também pode ser inserida uma brincadeira (lúdico) musical a criança aprende (educar) sobre seu próprio corpo. O trabalho pedagógico na educação infantil deve ajudar na "vivência e a experimentação, o ensino globalizado, a participação ativa da criança, a magia, a ludicidade, o movimento, o afeto a autonomia e a criatividade infantil (MORENO, 2007 p. 56)".

                O CEI é um ambiente que deve propiciar, acima de tudo, a socialização das crianças. Nesse contexto, direitos como a liberdade de expressão e princípios norteadores para uma sociedade mais inclusiva como o respeito, devem ser estimulados pelo professor. Com essa interação entre alunos e professor o aprendizado acontece sem que haja a educação infantil seja reduzida a apenas assistencialismo, proteção, amparo, que são atributos apenas a esfera do “cuidar”.

Referencias bibliográficas

MORENO, Gilmara Lupion. Trabalho pedagógico na educação infantil. Organização do trabalho pedagógico na instituição de educação infantil. Org. Jaqueline Delgado Paschoal. Londrina: 2007, p. 56

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com