TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CUIDAR EDUCAR E BRINCAR

Por:   •  25/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.563 Palavras (11 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA BAHIA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

CUIDAR, EDUCACR E BRINCAR: Práticas indissociáveis na Educação Infantil

Santa Maria da Vitória

ABRIL / 2020

WANESSA LOHANE FERREIRA BRAGA

CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR: Práticas indissociáveis na Educação Infantil

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para avaliação da disciplina de TCC, do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Bahia – FACITE, sobre orientação do professor Andreson Côrte Ferreira da Silva.

Santa Maria da Vitória

ABRIL / 2020

Sumário

1. INTRODUÇÃO

Esse pré-projeto trata-se de um trabalho de pesquisa, que tem como objetivo investigar sobre o cuidar, educar e o brincar e suas relações em uma turma da modalidade creche na instituição de educação infantil.

O desejo pela a temática desenvolve nesse trabalho o surgimento em determinados momentos e situações da trajetória acadêmica, no qual veio reforçar durante uma intervenção em uma creche da cidade. Durante o curso de pedagogia, aprendi que a Educação Infantil é uma relação em três pilares, cuidar, educar e brincar, em que ambos têm especificidades, mas que estão interligadas nas práticas junto as crianças. Assim sendo, na minha intervenção me chamou atenção a maneira como acontecia esses três pilares e comecei a me questionar sobre: como se relacionam esses três pilares na prática? O que são esses três pilares na visão dos educadores?

Na minha observação foi possível perceber que a prática do cuidar era envolvida conjecturas em que ora sobressaia como a importância do educar ora evidenciava uma conduta assistencialista. Nessas perspectivas, era possível observar que as professoras realizavam atividades que proporcionavam o desenvolvimento da criança, no entanto, no momento da higiene como, por exemplo, o banho, faltava o diálogo que não era explorado, não tinha o explicar para a criança que momento era aquele e sua importância, não era passado o conhecimento sobre as partes do seu corpo, fazendo com que aquele momento fosse ato de educar e não apenas um momento de cuidados. Entendo que assim os processos das práticas do cuidar, educar e do brincar são e devem ser entrelaçada.

Diante do que foi estudado durante o curso de pedagogia, comecei a pensar por quais motivos essas situações podem ocorrer, com minha observação mim fez refletir inúmeros motivos, como por exemplo: os educadores não terem clareza dos três pilares da Educação Infantil, a falta de organização do tempo e espaço. Dessa forma, vieram aflorar essa pesquisa referente às práticas educativas na concepção do cuidar, educar e do brincar na Educação Infantil.

É de grande relevância essa temática, pois é necessário que haja clareza de como deve ser realizada essas práticas com as crianças.

Segundo as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil:

“O campo da Educação Infantil vive um intenso processo de revisão de concepção sobre educação de criança em espações coletivos, e de seleção e fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagens e do desenvolvimento das crianças. Em especial tem se mostrado prioritários os discursões sobre como orientar o trabalho junto as crianças de até três anos em creches” [...] (BRASIL, 2010, p.07).

Sendo assim, essas práticas se mostram um instrumento de direção para aqueles profissionais que inda não têm experiência diante desde campo de atividade. Através de educadores que agregam práticas pedagógicas que se mostrem fundamentadas, é necessário esclarecer algumas conjecturas a respeito à da história da Educação Infantil.

Assim como afirmam as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil- DCNEI.

“A criança é sujeita histórica e de direitos, que nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, experimenta, narra questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”. (BRASIL, 2010, p.12).

Compreende-se que as práticas educativas é um mecanismo importantíssimo que surge muitas implicações. Implicações essas que devem ser reparadas, pois é nessa fase da Educação Infantil que a criança começa criar vínculo com o ambiente escolar. Portanto e fundamental que o educador possua clareza das práticas educativas, no qual precise ser desenvolvida nessa etapa.

Dessa maneira, a criança necessita durante o processo de desenvolvimento de educação, cuidados e do brincar. Por meio disso, a criança desenvolve vários conhecimentos como, cognitivo, físico e emocional. O cuidar, educar e o brincar são interligados e traz ações significativas que colaborem para aprendizagem da criança.

Enfim, o cuidar, educar e o brincar são práticas educativas, no qual o ambiente escolar deve mediar essas práticas.

Com isso surge uma curiosidade maior sobre essa prática educativa. Qual a importância do cuidar, educar e do brincar na Educação Infantil? Diante das inquietações surgem os seguintes objetivos para estudo.

Analisar como as educadoras relacionam o cuidar e o educar através da brincadeira em suas práticas educativas.

Comparar as concepções da professora e da auxiliar diante do cuidar, educar e brincar.

Observar quais práticas as educadoras desenvolvem para que ocorra a indissociabilidade entre esses três pilares.

2. JUSTIFICATIVA

O assistencialismo encontrava-se como o foco da educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com