TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 2 - O cuidar, o educar e o brincar na prática docente

Por:   •  16/4/2021  •  Dissertação  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  1.063 Visualizações

Página 1 de 2
  • Richard Leal
  • 26041821
  • Pedagogia
  • Unidade 2 - O cuidar, o educar e o brincar na prática docente

Ao realizar algumas horas de estágio, antes da COVID19, pude perceber que a hora do banho e situações citadas no vídeo referencial, são de extrema importância ao desenvolvimento do aprendizado, porque se trata de uma fase crucial da criança, onde ela começa sua relação com a sociedade e o mundo ao seu redor, pessoas novas, vozes diferentes, ambientes diversos.

O professor dentro da rotina de cuidar e educar, pode introduzir as suas práticas, testes e brincadeiras lúdicas, a fim de introduzir o autoconhecimento na criança, ensinando como ela reconhece às partes do seu corpo, treinar sua coordenação motora.

Durante a atividade de banho, os educadores podem cantar canções de cunho lúdico e com referencial de aprendizagem em suas letras, bem como pedir para a criança tocar na orelha ao apontar, testando a sua coordenação motora.
        Outra situação é o ato do aluno servir a si,  dá à criança uma sensação de que se é adulto, o colocando em situações onde ele se depara com um novo alimento, que outro hora nao e de seu agrado, porém com todo o ensejo da situação e levado a novas descobertas, colocando o alimento no prato e comendo, saboreando novas texturas, gostos, cheiros.

Essa rotina de ensino tende a ser leve e cheia de jogos, sempre estimulando a criança a brincar, para que dentro da situação problema, possamos introduzir desafios previamente estudados que criem competências e habilidades.

O professor deve organizar a sua rotina de acordo com as características da unidade de ensino, e cultura daqueles alunos, pois dependemos dos materiais disponíveis para a prática da docência, em determinadas partes da sociedade ainda existe a dualidade no ensino, onde temos a priorização em partes não condizentes com a realidade da sociedade atual, por isso a necessidade de sempre se adaptar a uma nova realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (26.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com