TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deficiência Física

Por:   •  24/5/2016  •  Seminário  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal da Paraíba

Pedagogia

ADAILZA JÉSSICA DA SILVA MONTEIRO

Deficiência Física

As definições para as deficiências físicas são diversas, tomaremos como base a legislação brasileira, com o Decreto nº 3.298 de 1999 que define Deficiência e Deficiência física, conforme segue:

Art. 3...: - Para os efeitos deste Decreto, considera-se:

I – Deficiência – toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica quegere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano;

Art. 4...: - Deficiência Física – alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções. O comprometimento da função física poderá acontecer quando existe a falta de um membro (amputação), sua má-formação ou deformação (alterações que acometem o sistema muscular e esquelético).Ainda encontraremos alterações funcionais motoras decorrentes de lesão do Sistema Nervoso e, nesses casos, observaremos principalmente a alteração do tônus muscular (hipertonia, hipotonia, atividades tônicas reflexas, movimentos involuntários e incoordenados). As terminologias “para, mono, tetra, tri e hemi”, diz respeito à determinação da parte do corpo envolvida, significando respectivamente, “somente os membros inferiores, somente um membro, os quatro membros, três membros ou um lado do corpo”.

Em outras palavras defini-se Deficiência Física toda o comprometimento motor que cause limitações. Podendo elas ser divididas em: Recuperável - quando permite melhora diante do tratamento, ou suplência por outras áreas não atingidas. Definitiva - quando apesar do tratamento, o indivíduo não apresenta possibilidade de cura, substituição ou suplência. Compensável - é a que permite melhora por substituição de órgãos. Por exemplo, a amputação compensável pelo uso da prótese.

• DEFICIÊNCIA FÍSICA – Congênita e Adquirida

Congênita – é quando já existe no indivíduo ao nascer e, mais comumente, antes do nascimento, isto é, durante a vida intra-uterina.

Adquirida - quando ocorrem depois do nascimento, em virtude de infecções, traumatismos, intoxicações, acidentes entre outros fatores que acometem o indivíduo durante a sua vida.

• CAUSAS

As causas podem ser Pré-natais: que são causadas por complicações durante a gestação do bebê, tentativas de aborto mal sucedidas (por meio de ingestão de comprimidos sem prescrição médica, superdosagem, ervas medicinais abortivas, remédios ingeridos durante a gestação para tratamento de outras doenças que a mãe esteja sentido que também podem causar má formação, devido suas dosagem nociva ao feto, crises maternais de hipertensão, perdas de sangue durante a gestação, infecções intra uterina como rubéola, toxoplasmose, sífilis, radiações, desnutrição materna, álcool, drogas, problemas genéticos; lesão Cerebral (paralisia cerebral), malformações congênitas, sequelas de queimaduras e etc.

Peri-natais: Problemas respiratórios devido à falta de oxigênio na hora do nascimento, bebês que por passar da hora do nascimento, a prematuridadecordão umbilical enrolado no pescoço, posição incorreta da criança para nascer.

Pós-natais: São causadas por problemas ambientais devido a acidentes de trânsito, de trabalho, erros médicos (como por exemplo, vacinas mal aplicadas, erros cirúrgicos e etc.), violência urbana, epidemias/endemias e ainda,meningite, encefalite, acidente vascular cerebral (derrame), traumatismo no crânio (quedas ou outros acidentes), parada cardíaca, infecção hospitalar e fator RH (quando o sangue do bebê não combina com o da mãe), de lesão medular ou de amputação.

• LIMITAÇÕES

São diversas as limitações encontradas no que se diz respeito à pessoa com deficiência em especial o deficiente físico, essaslimitações vão desde as dificuldades de locomoção até as barreiras atitudinais que muito dificultam o acesso desses indivíduos ao direito de ir e vir, de executar necessidades básicas, usufruir dos direitos e serviços, ao laser, a educação, a cultura, ao esporte. E principalmente na dificuldade de se locomover com segurança, livre de constrangimentos com autonomia total ou parcial, ea plenitude do direito de está nos mesmos locais em que nós todos estamos.

• ACESSIBILIDADE

O ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com