TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Pedagogia

Por:   •  10/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.857 Palavras (8 Páginas)  •  943 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

        

ANANZA ZAJACZKOWSKI- R.A- 2816827509

FERNANDA DE SOUZA FREITAS- R.A- 2862944212

GRAZIELA DIAS MAGALHÃES- 3470238825

[pic 2]

Desafio Profissional - apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Didática da Língua Portuguesa; Educação de Jovens e adultos; Políticas Educacionais, Competências Profissionais; Fundamentos da Gestão em   Educação e Pedagogia Empresarial.

Tutor (a) à distância:  Paula Fernanda Belbecha Pereira

Porto Alegre

2017

[pic 3][pic 4]

Sumário

  1. Introdução.........................................................................................4
  2. Projeto de Intervenção......................................................................5
  1. Palestra..............................................................................................6
  2. Vivenciando Profissões......................................................................7
  3. Conclusão...........................................................................................8
  4. Referências Bibliográficas..................................................................9



Introdução

     

       A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), define a Educação de Jovens e Adultos (EJA) enquanto modalidade de ensino destinada às pessoas que não puderam ter acesso ou continuidade aos estudos no ensino fundamental ou no ensino médio na idade própria. Desde que foi implantada no Brasil, a EJA tem o objetivo de propiciar a muitos discentes a oportunidade de se alfabetizarem.

       Os motivos que levam um estudante a abandonar seus estudos podem ser muitos, sejam eles de ordem social, econômica, emocional ou até mesmo pedagógica. O fato é que retornar á Escola após anos fora dela ou depois de algumas reprovações é um fator marcante e nem sempre fácil para quem decide prosseguir sua vida escolar, pois discentes nessa situação são levados a se acharem “incapazes”, “atrasados”, pelos próprios rótulos que a sociedade impõe aos não letrados.

     Por outro lado, o ato de voltar a estudar pode ser motivado por diversas razões. Dentre muitas, o desafio de estar cada dia mais qualificado e preparado para o mercado de trabalho é uma das que mais determinam jovens e adultos a se matricularem na EJA. Nesse sentido, é muito importante que as escolas estejam preparadas para acolherem os que decidem continuar a jornada escolar, e para lhes oferecer um tipo de ensino mais conectado às suas necessidades profissionais.

      Pensando nisso, foi elaborado pela professora Silvia uma atividade extraclasse com os estudantes da Escola Municipal Construindo o Saber, com uma visita a  empresa J.A Organizações, uma empresa que fabrica embalagens plásticas.

      Palestras motivacionais, dinâmicas e um dia de vivência de uma profissão escolhida pela turma serão as atividades direcionadas aos estudantes da EJA.

Projeto de intervenção:

  1. Tema do Projeto: “A educação e o Mundo do trabalho”
  2. Nome da Escola: Construindo o Saber
  3. Público Alvo: Vinte estudantes de 20 a 35 anos de idade
  4. Nome da empresa parceira: Empresa J.A. Organizações
  5. Nome do pedagogo responsável: Sirlene
  6. Objetivos do Projeto:

    Programar uma prática pedagógica voltada para a formação do aluno empreendedor/trabalhador.

    Ampliar a visão dos alunos acerca do mercado de trabalho.

    Estudar as profissões mais emergentes na sociedade brasileira e levar o aluno a ter uma visão mais objetiva sobre o mercado de trabalho.

     Estudar a importância da tecnologia no surgimento de novas profissões.

     Promover palestras com os profissionais qualificados com foco nos fatores que interferem na escolha das profissões e no atual mercado de trabalho.

      Contribuir para o sucesso pessoal e profissional do aluno.

      Reiterar com os alunos temas para desenvolver os projetos pedagógicos interdisciplinares, com dinâmicas de leitura, uso da Internet, músicas, etc.

  1. Importância de trabalhar essa temática:

     

       Trabalho e educação são temas convergentes abrigando vários pontos de intersecção, ainda mais quando estamos nos referindo à EJA: “emprego”, "mercado profissional" e "qualificação" são os tópicos usualmente associados à EJA e presentes em seu currículo. Com o aumento da precarização do trabalho nas últimas décadas, os estudantes e também trabalhadores dessa modalidade de ensino passaram a viver em condições sociais e econômicas cada vez mais instáveis, trabalhando em condições parciais ou temporárias, sendo alvo do desemprego no país.

       Não obstante aos vários problemas sociais, não são raros os casos em que estudantes voltaram a frequentar ou continuam frequentando a escola através da EJA para buscarem a qualificação e terem mais sucesso em suas vidas profissionais.    Portanto, com um mercado mais competitivo, instituições envolvidas com a EJA “devem suprir essa necessidade, visto que o trabalho é o contexto mais importante da experiência curricular.

       É pelo trabalho que os seres humanos transformam a natureza em meios de vida. Mas não fazem isso apenas de forma repetitiva. Ao transformar a natureza, homens e mulheres acumulam conhecimentos que, simultaneamente, mudam sua forma de produzir os meios de sua própria vida e sua relação com a natureza. A educação, entendida como troca e diálogo entre e intergerações, garante que homens e mulheres retransmitam esses conhecimentos uns aos outros. Com a constituição da escola, espaço destinado à transmissão de saberes. Ficam estabelecidas possibilidades de vinculação entre a educação escolar e o mundo do trabalho. Ao longo de sua história, a escola tem assumido diferentes papéis, em relação ao mundo do trabalho, desde ser uma simples fornecedora de mão-de-obra adestrada a se tornar um espaço destinado à educação integral, ou, ainda, atendendo à montagem de um sistema dual de formação: o ensino profissionalizante aos menos favorecidos e o propedêutico às elites. Portanto busca-se sensibilizar o aluno para a formação de si mesmo por meio de discussões sobre o seu papel certificação básica, a fim de, em sua maioria, estarem mais aptos ao mundo do trabalho. O conceito do que seria uma pessoa na fase adulta é classificado juridicamente aos 21 anos. No entanto, em se tratando do Ensino de Jovens e Adultos, considera-se o ingresso a partir dos 15 anos, quando se estabelece um marco. Segundo a UNESCO, essa idade é a fronteira para o cumprimento ou não do mínimo de escolaridade. Inicialmente, ao longo da trajetória de ensino de adultos no Brasil, a proposta seria suprir, preencher a escolaridade faltante com o objetivo tanto de alfabetizar como o de cumprir metas relativas à escolarização da população. Com o desenvolvimento acelerado do capitalismo em nível mundial nas décadas finais do século XX através do neoliberalismo, o enfoque para o ensino de jovens e adultos é acrescido da necessária “reciclagem” de pessoas com vistas ao mercado de trabalho. Ou seja, somado ao objetivo de alfabetizar pessoas ainda iletradas ganha um social, em uma sociedade globalizada e competitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com