TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento da Aprendizagem

Por:   •  3/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  2.635 Visualizações

Página 1 de 3

  1. Na teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo ele classifica o desenvolvimento em quatro etapas, e afirma que nos seres humanos passamos por uma série de mudanças previsíveis e ordenadas. Geralmente todos os indivíduos vivenciam todos os estágios na mesma sequência tendo início e fim de cada estágio e sofrem variações dadas as diferenças individuais da natureza biológica ou do meio ambiente em que estamos inseridos. Esse processo é dividido em aprendizagem e desenvolvimento. A aprendizagem tem referência em função da experiência, já o desenvolvimento e uma aprendizagem de fato, a aprendizagem se dá através dos processos de assimilação, acomodação e esquema. O desenvolvimento se passa pelo estágio do desenvolvimento sensorial- motor, pré-operacional, operações concretas e operações formais. Piaget buscava entender o desenvolvimento humano de uma perspectiva epistemológica para responder questões relacionadas ao conhecimento humano, por exemplo como acontece o desenvolvimento humano que transforma um bebe incapaz e dependente em um indivíduo capaz de resolver problemas. O desenvolvimento cognitivo acontece por meio do processo continuo de equlibracão e em estágio ordenados previsíveis com caraterísticas próprias de organização que nos leva a realidade.

Já Vygotsky buscava conceber uma psicologia que incluí uma relação entre indivíduo em sociedade que integrassem mecanismo cerebrais subjacentes ao funcionamento psicológico, a constituição do sujeito, da espécie humana ao longo do processo histórico-cultural. Para Vygotsky o desenvolvimento do indivíduo tem quatro planos: filogenético, ontogenético, sociogênico, e micro genético. O primeiro refere ao desenvolvimento da espécie humana e suas características peculiares, no ontogenético o desenvolvimento propriamente dito como os aspectos biológicos, no sociogenético   a relação com a interação do indivíduo e definido assim um funcionamento psicológico. No plano microgenético se refere ao desenvolvimento do fenômeno psicológico especifico por exemplo como aprendemos a ler. No processo de desenvolvimento há duas linhas, sendo uma delas os processos elementares que são de origem biológicas, e a outra as funções psicológicas superiores de origem sócio cultural, que surgiu a partir do uso dos instrumentos e da fala. Ele defendia que o aprendizado possibilitava o desenvolvimento de processos mentais complexos que se dava por meio das trocas e das relações da criança com outros indivíduos que o cercam, a zona de desenvolvimento proximal faz parte de uma análise do desenvolvimento infantil, onde tem o papel de evidenciar a importância de um lugar e momento no processo de desenvolvimento da criança.

  1. Skinner defendia que todo comportamento podia ser aprendido por meio do condicionamento, ou seja posição que reforçava o caráter ante- intimismo de seu processador. Ele se distinguia em virtude de uma mudança fundamental na evolução do ser humano, essa mudança era o desenvolvimento da linguagem. Ele analisava aprendizagem de modo mais complexo, primeiro a resposta e depois o estimulo, assim quando um comportamento ocorre e é seguido de consequência, a probabilidade de voltar a ocorrer aumenta ou diminui dependendo da consequência. Para ele o comportamento é formado e mantido por suas consequências, assim constituiu o conceito de condicionamento operante onde o sujeito manifesta um comportamento que é (resposta) e produz uma consequência (estimulo) onde age sobre o sujeito modificando uma resposta numa interação dinâmica entre o sujeito e o ambiente.  Também mostrou que o comportamento operante não apenas eliciava comportamentos mas os manteiam quando tinham uma frequência de reforcamentos. Não adianta ter comportamentos estabelecidos, e não serem reforçados tendem a desaparecer, por isso é importante manter o combinado, cumprir o prometido e reforçar continuamente os bons comportamentos. Para skinner a punição produz comportamentos evasivos e uma serie de negativos, por exemplo alunos que são punidos por não estudar pode até abandonar a escola. A punição também pode trazer modificações temporárias no comportamento, skinner preferia focar no reforcamentos positivo, esse tipo levava a comportamentos mais positivos socialmente e duradouro. Skinner preocupava com a educação e com os efeitos que os seus trabalhos de pesquisa podiam ter sobre ela, isso foi o que a levou a produzir a máquina de ensinar, um aparelho que pretendia ensinar um conteúdo dividido em pequenas partes onde o aluno devia praticar, e assim o aluno obtivam um feedback sobre o seu desempenho. Já as propostas pedagógicas se apoiavam nos princípios que o conteúdo deveria ser apresentado em forma divididas, em etapas que podia ser compreendida, e também onde o aluno deve produzir uma resposta, assim o processo de aprendizagem é controlado pelo aluno, onde ele pode acelerar o processo ou adequá-lo as suas necessidades.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com