TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento e Aprendizagem

Por:   •  28/10/2015  •  Seminário  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1: Segundo Freud o conteúdo da mente pode ser: inconsciente, consciente ou pré-consciente. Comente cada um deles.

• Inconsciente - refere-se ao material não disponível à consciência do indivíduo, lugar teórico dos impulsos intuitivos ou pulsões e da representação reprimidas ou aquelas que nunca puderam chegar à consciência,

• Conscientes- uma percepção do mundo objetivo, lembranças pensamentos e percepção do mundo subjetivo.

• O pré-consciente - refere-se aos fenômenos que não estão conscientes em determinado momento, aos conteúdos que podem facilmente chegar à consciência, desde que o sujeito se interesse por elas, e representações de fatos esquecidos, incômodos. Esse mecanismo denomina-se supressão

Questão 2: Explique a estrutura da personalidade para a psicanálise a partir das concepções de ID, EGO e SUPEREGO.

• Id - É uma instância do psiquismo, constituída por pulsões inatas e por conteúdos, como desejos, que posteriormente são recalcados. As pulsões procuram o prazer e uma satisfação imediata. O id não é regido por preocupações lógicas, temporais ou espaciais. O id é uma instância amoral; impulsiona e pressiona o ego e a sua atividade é inconsciente. Seus conteúdos dão as representações psíquicas dos intentos, ou seja, representações do mundo interno de experiência subjetiva a verdadeira realidade psíquica como Freud chamou.

• Ego - O contanto com ambiente, com a realidade externa, e constitui a sede de quase todas as funções mentais. Enquanto o id conhece apenas a realidade subjetiva da mente. O ego é capaz de diferenciar entre ela e a realidade do mundo externo. O ego é capaz de diferenciar a imagem mental da comida (realidade subjetivo) e a percepção real dela como existe no mundo externo (realidade externa)

Superego - desenvolve-se a partir do ego, em um período que Freud designa como período de latência, situado entre a infância e o início da adolescência. Nesse período, forma-se nossa personalidade moral e social, Num primeiro momento, o superego é representado pela autoridade parental que molda o desenvolvimento infantil, alternando as provas de amor com as punições, geradoras de angústia.

Questão 3: Os “Mecanismos de Defesa do Ego” são processos inconscientes que se referem principalmente às defesa do ego contra o ID. Escolha dois Mecanismos e explique-os.

Mecanismos de Defesa do Ego são processos psíquicos do inconsciente que aliviam o ego do estado de tensão psíquica entre o id intrometido, o superego ameaçador e, as fortes pressões que provêm da realidade externa. Ocorre na mente, na realidade, o que se chama de jogo de forças, isto é, id x superego, uma oposição e luta entre elas, provocando ansiedade com função de mostrar perigo interno. Esses mecanismos acontecem com a finalidade de possibilitar ao ego estabelecer soluções de compromisso (para problemas que é incapaz de resolver), ao permitir que alguns componentes dos conteúdos mentais indesejáveis cheguem à consciência de maneira disfarçada.

Questão 4: Comente cada uma das fases de desenvolvimento da Sexualidade Infantil de acordo com Freud.

• Fase oral - Nesta fase, que dura aproximadamente o primeiro ano de vidada criança ou um não meio, a zona oral desempenha o papel principal o prazer advém da sucção, a boca e a sua exceção, como lábios e a língua, constitui na zona origina (zona de prazer) os objetos escolhidos seio e são substituídos pelos dedos chupeta alimentos entre outros o mordendo ou sugando-o.

• Fase anal - A fase anal inicia aproximadamente um ano e meio, Nessa fase, os anus constitui a zona de privilegiada das tensões e gratificação sexuais. A sensação de prazer ou desprazer esta associada a expulsão (defecação)ou retenção das fezes. O prazer advém também da manipulação da mesma. Neste estagio aparece à oposição, presente na vida sexual entre o ativo ou passivo.

• Fase fálica- A terceira fase do desenvolvimento da libido, a fase fálica, ocorre por volta dos três ou quaro nãos de idade e as zonas erógenas localizam-se nos órgão genitais. Denomina-se fase fálica porque o pênis (falo) é principal objeto de interesse da criança de ambos sós sexos, o desejo de ver o órgão genitais de colegas e de exibir os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com