TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diario de Campo

Por:   •  31/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente diário de campo apresenta a rotina em sala de aula do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, numa turma do 1º ano, CMEB “Álvaro Souza”, no município de Aracruz, bem como as atividades desenvolvidas com os alunos pela professora Renilda com o meu auxílio, bem como a aplicação do meu plano de aula

DESENVOLVIMENTO:

Observação

1ª visita – 23/09/15

Na primeira visita tivemos uma reunião com a pedagoga Vanusa onde foram tratados alguns assuntos importantes. A pedagoga nos recebeu com muito carinho e boa expectativa. Nesta reunião, fomos informadas qual a turma que estaríamos (ano/turma) e sua respectiva professora. Após a reunião fomos até a sala dos professores para sermos apresentados uns aos outros, já que estavam no horário do recreio, e depois saímos pela escola para conhecermos o espaço físico e a localidade de cada setor.

2ª visita – 24/09/15

No segundo dia de visita, na primeira aula, a professora Renilda leu um texto com a turma sobre as tartarugas. O texto tinha muitas características das tartarugas e era bem interessante. Esse dia foi o dia do grupamento depois que a professora leu o texto eles foram fazer o agrupamento uns foram pro LIED, biblioteca e os que tinha mais dificuldades para aprender ficaram na sala com a professora, depois todos voltaram para sala e a professora fez algumas frases no quadro e pediu para eles juntar as silabas e ler.

3ª visita – 25/09/15

Neste dia a professora leu uma historia cantou umas musicas e depois pediu para eles ler umas palavras que ela escreveu no quadro, que era sobre o que objetos que tinha em casa, depois pediu para eles desenha como era a casa deles por dentro e depois escrever os nomes dos objetos.

4ª visita – 26/09/15

Na primeira aula, a professora contou a história “Bia e Toni as baleias” e posteriormente, ela fez perguntas relacionadas à história e entregou uma folha em branco para cada aluno. Eles tinham que dividir a folha em quatro partes e depois desenhar os quatro momentos da história. Depois a professora fez uma lista de animais marinhos e, no momento em que ela escrevia, solicitava aos alunos que eles soletrassem e prestassem atenção nos sons das palavras, e também, quantas vezes tinham que abrir a boca para falar tal palavra. As crianças ficaram empolgadas.

5ª visita – 27/09/15

Nesta visita, no primeiro momento, Renilda leu uma historia e depois começou falando sobre o calendário. Ela explicou qual o dia que inicia o mês e falou sobre os feriados e as datas comemorativas dos meses. No terceiro momento, mudamos a disposição das cadeiras e logo depois eles foram para o recreio. Ao voltarem, já no quarto momento, a professora passou uma atividade no quadro para eles copiarem. Nesta atividade eles tinham que escrever o mês anterior a cada um que estava proposto.

6ª visita – 28/09/15.

Neste dia era aula de artes e educação física, a primeira aula foi de educação física as crianças assistiram a um filme sobre bullyng e depois foram brinca no pátio a professora dividiu as brincadeiras cada grupo brincou com uma brincadeira diferente e depois ia trocando, depois foi recreio quando voltaram para sala era aula de arte e a professora passou um desenho com partes do corpo humano, pintaram e depois a professora os auxiliou a montar as partes que eles pintaram.

7ª visita – 29/09/15

Neste dia, a professora levou um rótulo, do pão de forma Firenze e explorou a letra “F” pedindo que os alunos citassem palavras com Fa, Fe, Fi, Fo, Fu, depois copiaram as palavras no caderno. Após o recreio, ela distribuiu uma revista e uma tesoura para cada criança e solicitou que elas recortassem palavras com as mesmas sílabas. Ao final, elas foram auxiliadas a colarem os recortes no caderno.

8ª visita – 30/09/11

A professora iniciou a aula entregando uma atividade, impressa em folha, sobre vogais e consoantes. Nesta atividade, os alunos tinham que localizar as vogais pintando-as de amarelo e as consoantes de vermelho. Nessa mesma folha, na outra atividade, eles deveriam pintar as iniciais dos nomes das figuras e depois escrever seu respectivo nome. Depois começou a ensinar e explicar detalhadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com