TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica: Porque planeja, porque não improvisar

Pesquisas Acadêmicas: Didatica: Porque planeja, porque não improvisar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.187 Palavras (13 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Didática

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática da Educação”, sob orientação da professora-tutora a distância Simone Hypólito Pisa.

Jundiaí

2012

Didática

Originalmente conhecida como a “arte de ensinar”, didática é uma das principais matérias do curso de pedagogia e de formação de professores, estudando assim os diferentes processos de ensino e aprendizagem.

Porque planeja, porque não improvisar?

Quando planejamos algo antes de fazê-lo é mais garantido que o que se planejou seja bem sucedido, um exemplo disso são nossas próprias ATPS não ha como realizar uma boa ATPS se não houver muito estudo, pesquisa, leitura e dedicação, deixar para o acaso não é a melhor opção, improvisar nessa hora não da certo, desse jeito o trabalho não alcança o objetivo almejado. Quando falamos em educação devemos deixar o improviso de lado e utilizar de coisas mais concretas, a educação no nosso país é muito precária e não precisa de ajuda para se desqualificar ainda mais.

Qual a importância de se planejar a aula?

O planejamento de uma aula é importante para que possamos garantir um ensino de qualidade, não é ensinar por ensinar, mas sim ter certeza de que o material passado aos alunos faça com que eles se desenvolvam e que de alguma forma possam utilizar esse aprendizado no seu dia a dia aprendo cada vez mais e mais.

È certo que não se pode prever o futuro e que o conteúdo que se foi planejado pode não fluir da maneira que o idealizamos, então o mediador deve utilizar o seu conhecimento e um pouco de improviso, para que se possa aplicar da melhor forma possível a aula planejada, porem quando improvisamos com conhecimento prévio é diferente de você chegar em sala sem ter noção do que passar aos alunos, planejar é um meio de se preparar afim de se alcançar um objetivo.

Antes de se aplicar a atividade em sala de aula é preciso fazer uma avaliação do alunos e analisarmos quais são os conhecimentos prévios das crianças, as caracterizas concretas do grupo e as diferenças individuais de cada um.

Escolhemos trabalhar com educação infantil pois consideramos esta a primeira base para a educação básica, todos os membros desse grupo tem como objetivo planejar uma aula para a turma da pré-escola , escolhemos trabalhar com as crianças da serie g4 C, da escola Cléo Nogueira localizada no bairro Novo Horizontes na cidade de Jundiaí.

Escolhemos como plano de aula trabalhar com os nomes próprios, pois nessa faze em que as crianças estão se alfabetizando elas podem aprender muito com os seus nomes e os nomes dos seus colegas de classe.

Os alunos dessa série têm entre quatro e cinco anos, (nesta etapa do ensino) elas já possuem conhecimentos alfabéticos, alguns alunos que vieram de creches já estão começando a escrever os seus nomes porem com a falta de algumas letras, essa turma é composta por 17 alunos sendo sete meninas e dez meninos, essas crianças são de famílias simples, algumas crianças vieram de outras cidades e até mesmo de outros estados do sul e do nordeste do Brasil, os alunos do g4C demonstram ser disciplinado, participativos e mostram ter uma facilidade em absorver para si o conteúdo passado a cada atividade, 100% da turma conhece o alfabeto e agora estão começando a escrever seus nomes sendo essa uma ótima oportunidade para a elaboração da aula que o nosso grupo escolheu, os alunos são bem participativos das atividades tanto na escola como no deveres de casa tendo o total apoio dos pais que em especial estão colaborando muito no aprendizado de seus filhos pois todos nós sabemos que o apoio da família para um bom aprendizado é fundamental.

Na sala de aula temos livros, revistas, um computador, TV e DVD, folhas de sulfite, cartolinas, lápis de cor, canetinhas, eva, tinta guache, pinceis e macinha de modelar.

A classe e organizada em grupo de quatro alunos por mesa, eles tem fácil acesso aos conteúdos informativos que são muito bem organizados por toda a sala, alem da biblioteca da escola.

O grupo escolheu para preparar a aula o tema “Nome Próprio”, consideramos que nessa faze em que as crianças estão se alfabetizando é muito importante que elas aprendam a distinguir o seu nome do nome dos seus amigos da classe, facilitando o aprendizado para que as crianças possam aprender novas palavras que componham as mesmas letras do seu nome e do nome de seus colegas.

Nosso objetivo é que as crianças aprenderam que o seu nome é fixo e não muda e será sempre o mesmo, poderá diferenciar as letras dos números, irão identificar que as letras podem ter sons diferentes, saberá a importância de identificar seus materiais com seus nomes para não perde-los, aprenderão a importância de identificar suas atividades com seus nomes, trabalhando também a memória da escrita, poderão diferenciar as letras dos desenhos, dos números e diferenciar as letras umas das outras, alem de aprenderem a quantidade de letras que compõe cada nome.

Serão orientados sobre a escrita que é da esquerda para direita, teremos um amplo repertorio de letras já que ha uma grande diversidade de nomes na sala de aula, alem da criança aprender os nomes próprios poderão utilizar os nomes como fonte de consulta para escrever outras palavras.

Para começar este processo de aprendizado podemos iniciar com uma atividade de leitura e a escrita do nome de cada membro da sala incluindo o da professora.

Estimamos um tempo de aproximadamente um mês para que as crianças consigam aprender a escrever seu nome e identificar o nome dos amigos da classe.

Para aplicar as atividades vamos utilizar materiais como, crachás que serão feitos de cartolina com o nome de cada membro da sala impresso, faremos também uma lista de chamada com letras grandes, que será feita com sulfite e colada no mural da sala, assim as crianças poderão edificar os nomes de quem está presente na sala e de quem faltou naquele dia. Essa chama servira de auxílio para as varias atividade que serão desenvolvidas na sala de aula.

As atividades serão realizadas na mesma disposição da sala com grupos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com