TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica - Sintese

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CURSO DE HISTÓRIA

DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA I

ACADÊMICOS: Alexandre, Charles, Erivaldo, Jean e Thiago

TRABALHO – PCN

1.O que são os Parâmetros Curriculares Nacionais?

4. Comente sobre o tema que o grupo apresentou (Temas transversais).

O grupo apresentou dois temas. O primeiro foi sobre ética, assunto que é bastante comentado nos dias de hoje. A ética na vida de todos é de suma importância para a construção de cidadãos melhores. Ela é construida pela nossa sociedade com base nos valores históricos, sociais e culturais. Para que haja um equilibrio e bom funcionamento social, ela deve ser abordada desde os bancos escolares, pois a escola é um ambiente propício para o exercicio e o aprendizado da ética. Através da escola se pode obter melhores resultados na construção do processo educacional. E ainda permeando o tema da ética, comentamos sobre como ela é importante no ambiente de trabalho, pois ela é necessaria para o bom funcionamento da empresa e das relações de trabalho entre todos. O segundo tema foi sobre Trabalho e Consumo, onde dabatemos esse tema com a enfase na sociedade e na escola. O tema transversal Trabalho/Consumo torna-se adequado para preparar os jovens para a sua inclusão no mundo do trabalho, e é apropriado para discutir assuntos como consumo, direitos, desemprego, etc. Os temas transversais devem ser trabalhados de maneira interdisciplinar, para que seja possível transformar e aceitar uma visão diferenciada de mundo, de conhecimento e de ensino e aprendizagem. A interdisciplinaridade e a transversalidade se completam, na realidade escolar, com o “olhar” de abordar o conhecimento, como algo ativo, inacabado, passível de transformação e de ser vinculado às questões sociais.

5. Faça uma síntese dos subtítulos: ‘O conhecimento histórico: caracteristicas e importância social’ e ‘O tempo no estudo da História’(EF); ‘Escola: uma construção coletiva e permanente’ e ‘Aprender e ensinar, construir e interagir’(EM).

A História ensinada tem mantido uma interlocução com o conhecimento histórico.Muitos profissionais são pesquisadores e produtores de conhecimento historiográfico. O saber histórico possibilita e fundamenta alternativas para métodos de ensino e recursos didáticos, para valorizar o aluno como sujeito de aprendizagem. A história é o campo de pesquisa e produção de saber em permanente debate.  Os dialogos entre o ensino de História e o conhecimento científico redimensionam a importância social da área na formação dos estudantes. As questões envolvendo a cidadania só podem ser entendidas em dimensão histórica.

É essencial a vinculação da escola com as questões sociais e com os valores democraticos. As normas de funcionamento e os valores que regem a atuação das pessoas na escola são determinantes da qualidade de ensino. Com a degradação do sistema escolar, as escolas tende a ser apenas um local de trabalho individualizado. Cada escola deve discutir e construir seu projeto educativo, por meio da formulação de metas e meios. Ao elaborar seu projeto, a escola discute e explicita de forma clara os valores assumidos. Se o projeto exige ressignificar o processo de ensino e aprendizagem, esta precisa preucupar em preservar o desejo de conhecer. O professor deve ter propostas claras sobre o que, quando e como ensinar e avaliar. Não é a aprendizagem que se ajusta ao ensino, mas sim o ensino que deve potencializar a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com