TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplinas Norteadoras: História da Educação e da Pedagogia

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

SANTO ANDRÉ - SP

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas Norteadoras: História da Educação e da Pedagogia; Didática da Alfabetização e do Letramento; Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança; Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos.

Carla Ivania Barbosa de Carvalho Lali RA: 2850206379

Karen Ornellas Copola RA: 2851173467

Maria Eliane de Carvalho Barbosa RA: 1299108212

Sibele Lorena de Paula Konishi RA: 1299129548

Alexsandra Ravagnani Honório RA: 0143557983

Titulo: Analise do desempenho dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da EMEB Prof.ª Janete Mally Betti Simões com analise dos dados da Prova Brasil.

Santo André / 2016

Introdução

A Prova Brasil tem como objetivo, auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos e a comunidade escolar no estabelecimento de metas e na implantação de ações pedagógica e administrativas, como foco na melhoria da qualidade do ensino. Construindo o diagnostico é preciso saber como os administradores da educação estão se apropriando desse diagnostico para construir políticas de intervenção capazes de garantir uma prestação de serviço educacional de qualidade.

O uso a problematização dos resultados da prova Brasil e Saeb nas escolas ainda é um assunto pouco trabalhado. É reconhecida, a grande diversidade social e econômica do nosso pais, o que muito interfere nos resultados obtidos, dificultando o desenvolvimento dos alunos.

Vale ressaltar a importância da Gestão Escolar para interferir nos resultados obtidos. O gestor deve divulgar em sua equipe profissional os resultados e juntos buscarem ações que promovam a melhoria no processo de ensino e aprendizagem dos alunos para que assim possa ter um ensino de qualidade a todos.

A prova Brasil permite identificar as diferencias que ocorrem em regiões diferentes, permitindo as possibilidades de intervenção. Por outro lado, há limites em regiões mais precárias, que também interferem nos resultados.

Nosso trabalho, fará a analise de desenvolvimento da Escola Janete Mally Betti Simões Professora EMEB , localizada no Municipal de São Bernardo do Campo /SP.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi criado em 1990, mas só foi colocado em prática em 1995, foi a primeira vez que foi feita uma avaliação em larga escala também conhecida como avaliações externas. O Saeb e dividido em três provas: Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb); Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc/Prova Brasil) e a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Essas avaliações são base para elaboração de políticas públicas do sistema de ensino e para as metas das unidades escolares, podem ser censitárias ou amostrais. O principal objetivo é o melhor desempenho das escolas e os seus resultados é uma medida de capacidade que possibilita os gestores a implementação de políticas públicas, garantindo a qualidade da Educação, o direito a uma educação de qualidade a todos, e às unidades escolares um retrato de seu desempenho educacional. Para fazer a comparação os testes são padronizados e seus resultados são colocados em uma escala de proficiência que varia de zero a 500 com intervalos de 25 a 25 pontos. Os intervalos estabelecem as competências e habilidades ao longo do processo de ensino e aprendizagem.

Já a Prova Brasil, criada em 2005, com sua primeira aplicação em 2007, avalia nas disciplinas de português e matemática os alunos do 5° e 9° ano do Ensino Fundamental e nas disciplinas de português, matemática e ciência os alunos 3° ano do Ensino Médio das escolas públicas urbanas e rurais com pelo menos 20 alunos por série, que também é utilizada como um sistema de avaliação em larga escala desenvolvida para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ibeb). Os alunos além das questões das provas têm que responder um questionário socioeconômico fornecendo informações sobre contexto que podem estar associados ao desempenho, os professores e diretores também respondem ao questionário onde constam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

Com as informações obtidas tanto no Saeb quanto na Prova Brasil, o MEC e as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação são capazes de fazer um plano de ação para o aperfeiçoamento na qualidade da educação no país, reduzindo as desigualdades existentes.

Perfil socioeconômico, cultural e ambiental da EMEB Professora Janete Mally Betti Simoes.

Este nível é calculado através da ocupação dos pais em função de seu nível educacional e sua renda.

O INSE mostra o desempenho das escolas nas avaliações e nos exames realizados pelo Inep, e na realização do trabalho educativo, ao caracterizar, de modo geral, o padrão de vida de seu público.

O INSE foi construído por questionários das duas avaliações do Saeb, a Aneb e a Prova Brasil, e do Enem. As questões colocadas dizem respeito à renda familiar, à posse de bens e contratação de serviços de empregados domésticos pela família dos estudantes e ao nível de escolaridade de seus pais ou responsáveis.

Para melhor descrever o nível socioeconômico das escolas, foram criados, 7 grupos, onde o Grupo 1 congrega as escolas com INSE médio mais baixo e o Grupo 7 mais alto.

A escola analisada tem seu INSE classificado no grupo 5.

Temos no nível V, alunos de modo geral que indicaram que há em sua casa um quantitativo maior de bens elementares; bens complementares, como videocassete ou DVD, máquina de lavar roupas e computador (com ou sem internet); bens suplementares, como freezer, um telefone fixo, um carro, além de uma TV por assinatura e um aspirador de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com