TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade na escola

Por:   •  6/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

DIVERSIDADE NA ESCOLA

RESPEITO AS DIFERENÇAS

Aluno: Ronaldo Silva Ferreira

Professora: Rejane Baptista Nascimento

Seminário Integrador 2 A2

São Gonçalo

Data: 01/09/2015

Introdução

Este trabalho é um plano de aula sobre a diversidade na escola. Trabalhar a diversidade, no ambiente escolar, é de extrema importância para a formação de cidadãos para que, no futuro, tenhamos uma sociedade mais justa, na qual as pessoas saibam conviver harmoniosamente em sociedade respeitando o próximo independente da pessoa ter algum tipo de deficiência, ser de etnia diferente, da opção sexual ou ter qualquer tipo de diferença visível ou não.

Quando a instituição de ensino não possui práticas pedagógicas que trabalhem a diversidade no ambiente escolar, a tendência é que sejam formados cidadãos com diversos tipos de preconceitos, que dependendo da situação, podem gerar aumento no índice de discriminação e violência que tanto presenciamos através das principais mídias do país.

É importante lembrar que tantos episódios de intolerância não se originam fora dos muros da escola e sim dentro do ambiente escolar.

Muitas vezes, a falta de respeito com o próximo começa desde cedo, no ambiente escolar entre as crianças ou outros profissionais que trabalham na escola. Os envolvidos e responsáveis pela educação falham ao não dar a devida importância a brincadeiras de mal gosto que costumam começar entre os alunos, que possivelmente se transformam em uma prática de atos de perseguição, humilhação e agressão chamado de bullying. Uma criança que machuca os sentimentos de outra pessoa usando como base alguma diferença, evidente ou não, no outro, pode se transformar em um cidadão preconceituoso e intolerante no futuro.

Respeito as diferenças.

Público alvo:

- Alunos do ensino fundamental (5º serie)

Motivo do tema:

- É importante ensinar aos alunos sobre a diversidade existente na sociedade sobre vários aspectos e o respeito as diferenças quanto a religião, raça, corpo, opção sexual e etc. Considerando que a intolerância e o preconceito são atos pensados e praticados não só por adultos e que sua origem se dá na infância.

 É essencial que o educador trabalhe o tema diversidade com seus alunos, explicando o que é preconceito, discriminação e racismo e as formas de combate-los, estimulando as crianças, desde cedo, a práticas que contemplem o respeito as diferenças e a solidariedade para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária

Objetivos:

-Ensinar o significado da palavra “diversidade” para que os alunos compreendam como aplicar seu sentido na convivência em sociedade. 

- Estimular os alunos a respeitarem as diferenças existentes entre as pessoas, valorizando e respeitando a diversidade.

- Promover o repudio a atos de discriminação, racismo e preconceito.

- Ensinar o conceito de “bullying” e suas consequências, uma vez que é um modo de segregar e perseguir de forma cruel quem apresenta alguma diferença, com atos de violência verbal ou física.

Recursos utilizados:

- Laboratório de informática com computadores ligados a internet.

Desenvolvimento:

- Atividade 1

Faça as seguintes perguntas aos alunos:

1-Qual é o significado da palavra “diversidade”?

2-Alguem na turma já ouviu falar nesta palavra? Se a resposta for positiva, onde?

*Caso os alunos não saibam responder as perguntas acima, solicite a eles que procurem o significado da palavra “diversidade” em um dicionário.

Leve os alunos ao laboratório de informática da escola, pedindo que se acomodem, em frente aos computadores, e acessem os seguintes vídeos:

“Viva a diferença! ”  Disponível em:

[pic 1]

“Diversidade na Escola”, Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ve0qg2WUTug

[pic 2]

*Logo após assistirem os vídeos solicite aos alunos que se dividam em duplas e entregue um questionário com as seguintes perguntas:

1- Na sua opinião, o que é retratado nos vídeos?

2- Os vídeos contribuíram para que você aprendesse algo a mais sobre o tema “diversidade”. De que forma? Cite exemplos

3- Na sua opinião, aprendemos a respeitar as diferenças da mesma forma que aprendemos os conteúdos escolares?

Mantenha os alunos em duplas. Peça para que se sentem um de frente para o outro e se observem reparando inicialmente para as características físicas de cada um. Logo após sugira aos alunos que façam em seus cadernos, um quadro onde deverão descrever de um lado as diferenças e do outro lado, as semelhanças percebidas entre os colegas da dupla.

*Promova uma reflexão sobre a importância de se respeitar o próximo independente das diferenças visíveis ou não.

- Atividade 2

Peça para que os alunos assistam o vídeo do seguinte link:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (261.3 Kb)   docx (142.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com