TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentário Pro Dia Nascer Feliz

Por:   •  17/11/2018  •  Resenha  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Discente: Cristina Susana

Curso: Psicologia

Resenha: Documentário Pro Dia Nascer Feliz

       

         Analisando o documentário nota-se de forma nítida a desigualdade social existente na sociedade brasileira e, como esta desigualdade afeta o contexto escolar. Outro ponto relevante mostra a disparidade entre a classe de elite e a classe da periferia, onde as duas realidades traçam um abismo entre elas.

         A educação escolar por sua vez reproduz esta desigualdade, este fenômeno é chamado por Bourdieu de “violência Simbólica”, esta imposição acontece de forma sutil, mas eficaz, pois a escola ao tratar todos como iguais em direitos e deveres alimenta o privilegio das classes dominantes, portanto, de fato é notável que a escola não é neutra e muito menos justa.

         No documentário percebemos que a escola pública não promove a igualdade de oportunidades, muito menos transmite os conhecimentos necessários para o crescimento e evolução desta classe fadada a exclusão. Diante deste cenário percebemos um sistema de ensino que acaba filtrando e selecionando o aluno de acordo com a sua capacidade, a partir desta condição o aluno acaba aceitando que suas dificuldades escolares são consequências de o mesmo não ter nascido com este dom, conduzindo-o a aceitar seu fracasso e sua inferioridade.

         Em paralelo analisando a fala de uma das adolescentes que estuda no colégio Santa Cruz que pertence à classe elitizada comprova que tanto a família quanto o ensino buscam perpetuar a sua posição dominadora na sociedade.

“Não escolhemos ser elite. Nascemos elite. Essa é a nossa condição”.  (Documentário: Pro Dia Nascer Feliz).

   

Eu acho que cobra, mas não é o colégio, é a vida. A pressa de saber o que você é. O que você é, o que você vai ser. Qual é a tua, qual não é a tua. Isso é que é uma coisa legal sobre o colégio, sabe. Eles exigem de você e de todo mundo. Eu acho que sempre deviam exigir da gente, porque a vida vai exigir, sempre vai exigir que a gente vá bem, ou que a gente faça o melhor de si. Eu acho que todo mundo tenta (Documentário: Pro Dia Nascer Feliz).

                 

           Estes jovens que nasceram privilegiados, são conduzidos pelo seu meio social a darem continuidade a sua posição de elite, ou seja, perpetuando a desigualdade, onde a classe burguesa necessita garantir sua função social assegurando seu posto de comando e de superioridade.

            No documentário percebemos os conflitos e angustias que as duas classes sociais são acometidas por estes padrões estabelecidos e estigmatizados pela sociedade. De um lado a pressão psicológica imposta por parte da família e da escola aos jovens de classe alta, pois esta cobrança de que esses jovens sejam sempre o modelo de “bons alunos”, geram crises de identidade, de culpabilização, conformismo e a falta de sentido da vida. Em contrapartida a classe pobre sofre de forma mais drástica as expressões da questão social, que os alienam diante da realidade, onde este sistema injusto rouba o protagonismo e a emancipação desses sujeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com