TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê CEB

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.533 Palavras (27 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – 120h

UNIDADE 1

O UNIVERSO E A VIDA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Tomando por base o texto “O Universo” e o artigo “Como tudo começou”, disponíveis no fascículo, além de outras fontes (reportagens, livros, internet) devidamente citadas e referenciadas, explique como ocorreu a origem do universo.

R: A preocupação central da humanidade sempre foi explicar o surgimento de todas as coisas, dos animais, das plantas, das estrelas, dos planetas e de nós mesmos. Mas a principal origem de todas é a origem do universo como um todo, porque sem ele nenhum dos objetos citados e inclusive nós mesmos, poderia existir.

Talvez por essa razão a origem do universo como um todo tenha sido assunto de explicação em muitas culturas, de fato cada uma teve uma explicação de como tudo começou, de como o homem surgiu e do que os deuses esperam de nós.

Porém para essas civilizações a explicação sobre o surgimento do universo foi muito diferente do que temos hoje. Durante muito tempo por falta de outras formas de entendimento da questão, as explicações sobre a origem de tudo teve suas bases na religião, na mitologia ou na filosofia, só recentemente é que a ciência conseguiu apresentar sua versão sobre os fatos, isso porque a própria ciência é recente.

Mesmo com todo o desenvolvimento das civilizações e da ciência, a preocupação maior sempre foi explicar a origem do universo.

O universo então pode ser definido como o conjunto de toda matéria que se encontra espalhada pelo espaço, as estrelas, os planetas e até mesmo o próprio espaço entre eles.

Existem também outras ideias que explicam o surgimento do universo e a essas ideias chamamos de teorias.

Uma das teorias que explicam a origem do universo é a teoria do Big-Bang ou a Grande Explosão, criada pelo físico russo , naturalizado norte-americano George Gamow, e segundo essa teoria toda a matéria que existe no universo estava concentrada dentro do chamado átomo original, comprimida e aquecida num único ponto, menor que a cabeça de um alfinete, e que há cerca de 15 a 20 milhões de anos, teria ocorrido a grande explosão a qual deu origem ao universo.

Já para os cientistas, tudo o que existe no universo veio de uma bolha que a cerca de 10 ou 20 bilhões de anos surgiu de uma espécie de sopa muito quente que começou a crescer e deu origem a matéria que conhecemos.

À medida que essa bolha crescia ela mudava, ela foi se tornando, por exemplo, bem mais fria.

Quando o universo completou 500 mil anos a bolha tinha uma temperatura de 10 mil graus Celsius. Com o tempo essas moléculas começaram a ficar diferentes umas das outras, essas partículas forma se juntando e formaram os átomos e esses átomos forma se tornando cada vez mais pesados.

A partir daí começaram a surgir os átomos de hidrogênio, e de hélio. Esses elementos se misturaram, formaram nuvens, e uma parte delas deram origens as estrelas, outra parte desta nuvem formou discos, onde haviam pelotas, que foram crescendo e deram origem aos planetas e satélites.

No começo esses planetas eram muito quentes, a terra, por exemplo, não tinha água líquida. Foram necessários milhões de anos para que o planeta terra se esfriasse e permitisse o surgimento de rios, oceanos, plantas, animais e até mesmo o homem.

2. Pesquise na internet ou em outros meios, outras teorias (ao menos duas) que procuram explicar como o Universo surgiu. Após descrevê-las, compare-as com a teoria do Big Bang.

- Teoria cristã: de acordo com a teoria cristã, existe um ser soberano que é o Criador de todas as coisas, essa teoria diz o seguinte:

“No início, Deus criou o céu e a terra.

Ao Primeiro dia, separou as luzes das trevas.

Ao Segundo dia, criou o firmamento dando-lhe o nome de céu.

Ao Terceiro dia, fez a terra germinar e criou as plantas e os seus frutos.

Ao Quarto dia, colocou no céu o sol, a lua e as estrelas.

Ao Quinto dia, povoou as águas de peixes e os céus de pássaros.

Ao Sexto dia, povoou a terra de todas as espécies e criou o homem à sua imagem e semelhança.

Ao Sétimo dia, descansou.”

- Teoria Grega: a mitologia grega atribui a criação do homem aos titãs Epitemeu e Prometeu. Epitemeu teria criado o homem sem vida, com falhas e a partir de um molde de barro, foi quando seu irmão Prometeu roubou o fogo do deus Vulcano para que pudesse dar vida ao homem.

- Teoria do Big Bang: segundo a teoria do Big Bang o universo teria tido origem em uma grande explosão, da qual surgiram as estrelas, os astros, os planetas, plantas, animais e até mesmo o homem.

Fonte pesquisada:

http://evolucao_geologica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1366116632

http://www.brasilescola.com/historiag/criacionismo.htm

3. Com base na leitura dos tópicos “O sistema solar” e o texto ”Planetas”, elabore um plano de aula sobre o sistema solar e seus componentes. Neste plano deve constar a descrição da turma/série, os objetivos, o conteúdo, o material utilizado, o tempo necessário, e como o conteúdo será desenvolvido.

        Turma/série: 3º ano

        Objetivos:

        - Levar os alunos a reconhecerem que o nosso planeta não está isolado e faz parte do sistema solar;

        - Identificar os planetas que fazem parte desse sistema e reconhecer a importância do sol para o homem.

        Conteúdo:

        - Vamos estudar sobre os planetas que formam o sistema solar, e suas características;

        - A distância que a terra se encontra em relação ao sol que permite ter uma temperatura que possibilita a existência de seres vivos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)   pdf (672.8 Kb)   docx (349.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com