TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REUTILIZAÇÃO DE METERIAIS NO ÂMBITO ESCOLAR

Por:   •  30/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.327 Palavras (10 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA[pic 1]

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REUTILIZAÇÃO DE METERIAIS NO ÂMBITO ESCOLAR

RIBEIRA DO POMBAL – BA

2016

DANIELA SANTOS SANTANA

HALLANA DOS SANTOS CARDOSO

JOSEFA ALVES DOS SANTOS FILHA

JULIANA DOS SANTOS ALVES

JULIANA GAMA DE SANTANA

LEIDE PEREIRA DE CARVALHO

MARIA DA GLÓRIA DA SILVA CUNHA

RAIANNE KELLY LIMA REIS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REUTILIZAÇÃO DE METERIAIS NO ÂMBITO ESCOLAR

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança, como requisito da nota parcial da disciplina Fundamentos e Metodologia de Educação Ambiental.

Orientadora: Profª Esp.: Jonielton Oliveira Dantas

RIBEIRA DO POMBAL – BA

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO (IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E PROBLEMA)--------04

2 OBJETIVOS----------------------------------------------------------------------------------05

2.1 OBJETIVO GERAL-----------------------------------------------------------------------05

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICOS-------------------------------------------------------------05

3 JUSTIFICATIVA-----------------------------------------------------------------------------06

4 FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA----------------------------------------------------------08

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS---------------------------------------------11

6 RECURSOS----------------------------------------------------------------------------------13

7 CRONOGRAMA-----------------------------------------------------------------------------14

8 REFERÊNCIAS------------------------------------------------------------------------------15


  1. INTRODUÇÃO

A educação ambiental é fundamental para uma conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. Art. 1o Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Diante disso surge a seguinte inquietação: Como as práticas do ensino da Educação Ambiental podem desenvolver de modo sustentável a reutilização de materiais no ambiente escolar?

Á prática de educação ambiental tem o objetivo de cada indivíduo sinta-se responsável em fazer algo para conter o avanço da degradação ambiental.

Esta pesquisa será aplicada na Escola Municipal Prof.ª Raimunda Neves Aguiar, se encontra na Rua Guilherme Correia de Andrade, fundada em 1992, na cidade de Cícero Dantas-BA. Atendendo alunos do ensino fundamental I do 3°ano ao 5°ano, nos turnos matutino e vespertino, atendendo também crianças especiais.

A escola fisicamente tem um suporte razoável, contendo vinte duas salas de aula, uma secretaria, uma sala para os professores, uma cantina de porte pequeno, cinco banheiros, uma sala de equipamentos para vídeo aula, um campo, um palco para apresentações e uma biblioteca. No qual a entidade mantenedora da escola é o governo, o estado e o município. As salas de aula estão em uma situação razoável. Ao pessoal de apoio totaliza em doze pessoas. Contendo 34 funcionários, incluindo professores, diretor (a), vice-diretores, secretários, digitador, psicopedagogo (a), coordenadores pedagógicos, merendeiras, auxiliar em serviços gerais, porteiros, gestores, supervisor (a).

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL
  • Compreender como a Educação Ambiental está sendo articulada dentro das práticas pedagógicas no tocante a reutilização de materiais recicláveis.
  1. OBJETIVOS ESPECIFICOS
  • Promover uma orientação segura quanto ao uso da criatividade e adaptação de materiais úteis ao ensino de educação ambiental;
  • Verificar se a escola promove á pratica de reutilização de materiais;
  • Identificar  os benefícios que a reutilização de materiais pode trazer para o meio ambiente;
  1. JUSTIFICATIVA

A educação tem o papel importante no processo social, passando por diversas transformações com finalidade de contribuir para a formação de um individuo capaz de superar obstáculos e torna um ser ativa no contexto social e profissional desenvolvendo metodologias na praticas pedagógicas para melhoria do ensino aprendizagem de forma prazerosa e significativa. Diante disso, a reutilização de materiais vem cada vez mais inovar e desenvolver as competências das crianças através do lúdico podendo influenciar de maneira positiva neste processo educacional.

A escolha do tema: Educação Ambiental e reutilização de materiais no âmbito escolar foi escolhida através de discursões feitas pelas as acadêmicas e estudo proposto em sala de aula pelo o Professor Jonielton Oliveira Dantas, que ofereceu suporte necessário para a elaboração desta pesquisa na Faculdade Dom Luiz Orleans e Bragança.

O processo educativo passa por momentos necessários de reformulação que diz a respeito à reutilização no âmbito escolar, tendo em vista as necessidades, pensou-se na elaboração e efetivação de um projeto que tem como objetivo compreender como a interação da educação ambiental está sendo articulada dentro das práticas pedagógicas na reutilização de materiais no âmbito escolar.

Portanto, é necessário ver que o trabalho com a reutilização tem se tornado um recurso didático importante no desenvolvimento das atividades educacionais se e contribuindo de forma significativa para aprendizagem. No entanto, pode se diz que a reutilização envolve os educando levando ao mundo fantasio aproximando o educando da realidade cotidiana com importância do aprender.

      Sendo assim, a ação de cuidar do meio ambiente está intimamente ligada à motivação. Infelizmente são poucos os pais que mobiliza a seus filhos a importância de cuidar do meio ambiente, outro aspecto de motivação é a comunidade escolar pode está conscientizando estes alunos para a preservação do meio ambiente, tornando esse individuo de responsabilidade e participativo para que não haja essa degradação do meio ambiente. Diante disso surge a inquietação: Como as práticas do ensino da Educação Ambiental podem desenvolver de modo sustentável a reutilização de materiais no ambiente escolar?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com