TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DO CAMPO: O TRABALHO DO/A COORDENADOR/A PEDAGÓGICO/A NAS SALAS MULTISSERIADAS

Por:   •  19/3/2021  •  Artigo  •  5.675 Palavras (23 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 23

EDUCAÇÃO DO CAMPO: O TRABALHO DO/A COORDENADOR/A PEDAGÓGICO/A NAS SALAS MULTISSERIADAS

NATÁLIA DA SILVA SANTOS[1]*

RESUMO

O presente artigo intitulado como educação do campo: o trabalho do/a coordenador/a pedagógico/a nas salas multisseriadas surgiu com intuito de compreender como é desenvolvido o trabalho do coordenador pedagógico nas salas multisseriadas, compreendendo que elas são grande maioria no referido município e o trabalho da coordenação pedagógica é imprescindível para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizado, pois ele é um agente articulador, formador e transformador das instituições de ensino. Para desenvolver o artigo foram delimitados os seguintes objetivos: investigar como se dá o trabalho pedagógico das escolas do campo que tem salas multisseriadas de Belo Jardim-PE; Averiguar se as salas multisseriadas tem coordenador/a pedagógico/a no município; Investigar o trabalho pedagógico realizado pela coordenação escolar; Analisar as contribuições do/a coordenador/a pedagógico/a para o âmbito educacional. Como instrumento metodológico teve-se uma abordagem bibliográfica sobre o tema abordado para fundamentar o mesmo, também foi realizado um levantamento na Secretaria Municipal de Educação com dados qualitativos e quantitativos. A pesquisa revelou que as escolas situadas no campo, onde tem salas multisseriadas do município principalmente que a ausência de coordenadores na Educação do Campo traz um desgaste muito grande para o/a docente, que as formações são limitadas, que não há uma articulação da proposta pedagógica e o currículo, pois este profissional torna-se um agente articulador, formador e transformador no ambiente escolar.

Palavras-chave: Coordenação Pedagógica. Educação do Campo. Salas Multisseriadas.

FIELD EDUCATION: THE WORK OF THE COORDINATOR / PEDAGOGICAL IN MULTI-SERIES ROOMS

ABSTRACT

The present article entitled as field education: the work of the pedagogical coordinator in the multigrade classrooms emerged in order to understand how the work of the pedagogical coordinator in the multigrade classrooms is developed, understanding that they are the vast majority in that municipality and The work of pedagogical coordination is essential for the development of the teaching and learning process, as it is an articulating agent, trainer and transformer of educational institutions. In order to develop the article, the following objectives were defined: to investigate how the pedagogical work of the rural schools that have multigrade classrooms in Belo Jardim-PE; Check if the multigrade classrooms have a pedagogical coordinator in the municipality; legitimize the importance of the pedagogical work developed by the pedagogical coordinator; Analyze the contributions of the pedagogical coordinator to the educational field. As a methodological instrument had a bibliographical approach on the theme approached to substantiate it, was also conducted a survey in the Municipal Department of Education with qualitative and quantitative data. The survey revealed that schools located in the countryside, where there are multigrade classrooms in the municipality, do not have pedagogical coordinators

Key words: Pedagogical Coordination. Field Education. Schools / Multigrade classrooms.

INTRODUÇÃO

A Educação teve muitos avanços ao longo dos anos, porém recentemente notasse alguns retrocessos nos ambientes educacionais, principalmente nos índices de evasão e repetição atormentando vários profissionais envolvidos no ambiente escolar. A partir da década de 90, com a criação da LDB, Lei 9.393/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a coordenação pedagógica teve uma ressignificação, deixando sua função de fiscalizar, começando a compartilhar das responsabilidades junto ao professor no contexto pedagógico. Este profissional se faz indispensável na gestão escolar, pois ele articula a proposta pedagógica e o currículo da rede nas formações continuadas, direcionando seu olhar para o/a docente e os/as discentes.

O/a coordenador/a pedagógico/a tem um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, sendo ele/a um agente articulador/a, formador/a e transformador nas instituições de ensino, buscando também um ensino de qualidade para todos/as, assumindo um caráter mediador no contexto escolar.

Neste âmbito educacional destaca-se a Educação do Campo, uma modalidade de Ensino que acoberta a educação de crianças campesinas. A LDB em seu artigo 5º dispõe que “O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, [...], acionar o poder público para exigi-lo” (BRASIL, 1996), as políticas públicas ganharam forças a partir dos movimentos sociais, como a Reforma agrária e se a educação é um direito de qualquer cidadão, então cabe às autoridades maiores, juntamente com os sujeitos do campo, garantir uma escola no e do campo. Sendo o/a coordenador/a parte fundamental no processo pedagógico escolar se tem como problema de pesquisa: Como o trabalho do/a coordenador/a pedagógico/a é desenvolvido nas escolas/salas multisseriadas?

Nesta modalidade se destacam as escolas/salas multisseriadas que é a junção de discentes de várias idades e níveis de aprendizagem diferentes, com conteúdos diferentes, sendo que o professor é o único responsável pela aprendizagem de todos/as com o intuito de formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade, sem perder o foco no ensino e aprendizagem.

Diante do exposto como a atuação do/a coordenador/a pedagógico/a é singular e indispensável, pois pontos para uma educação de qualidade são direcionados a partir da atuação deste profissional, mediante as formações continuadas e articulando as propostas curriculares, as escolas/salas multisseriadas seriam referência em qualidade de ensino e de lutas pela educação do e no campo.

O estudo se faz indispensável pela falta de estudos mais aprofundados neste assunto e pela importância de um olhar diferenciado para com os discentes e docentes que compõe a escola do campo, principalmente nas escolas/salas multisseriadas já que o trabalho docente é tão diferenciado, sendo essencial a ajuda do agente articulador, formador e transformador que é o/a coordenador/a pedagógico/a nos ambientes educacionais. Deste modo, esta pesquisa busca investigar como se dá o trabalho pedagógico das escolas do campo que tem salas multisseriadas de Belo Jardim-PE; Averiguar se as salas multisseriadas tem coordenador/a pedagógico/a no município; Investigar o trabalho pedagógico realizado pela coordenação escolar; Analisar as contribuições do/a coordenador/a pedagógico/a para o âmbito educacional. Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfico, a partir do levantamento de artigos e livros que trata do referido assunto, com um levantamento na Secretaria de Educação com dados quantitativos e qualitativos. O artigo esta dividido em três capítulos, o primeiro trata-se da história da coordenação pedagógica, o segundo da Educação do campo e o terceiro das escolas/salas multisseriadas, onde foram abordados autores como Barros (2016); LDB (1996); Oliveira e Guimarães (2013) entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (230.7 Kb)   docx (60.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com