TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EM BUSCA DA HUMANIDADE: O que há de comum entre superdotação/altas habilidades e os demais.

Por:   •  9/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.645 Palavras (15 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA EAD

ANA CAROLINA DA SILVA CARVALHO

EM BUSCA DA HUMANIDADE: O que há de comum entre superdotação/altas habilidades e os demais.

LIMA DUARTE

2017

ANA CAROLINA DA SILVA CARVALHO

EM BUSCA DA HUMANIDADE: O que há de comum entre superdotação/altas habilidades e os demais.

 

Projeto de Monografia apresentado como requisito parcial para obtenção de grau na disciplina Pesquisa e Prática em Educação VI do Curso de Pedagogia em EAD da UNESA.

 

 

LIMA DUARTE

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO:

  1. 1. Apresentação do Tema ................................................................................. 3
  1. 2. Definição do Problema .................................................................................. 4
  1. 3. Questões de Estudo .................................................................................... 5
  1. 4. Justificativa .................................................................................................. 5
  1. 5. Objetivos ...................................................................................................... 6
  1. 6. Procedimentos Metodológicos ..................................................................... 6
  1. 7. Organização do Estudo ............................................................................... 6

2. SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES E INCLUSÃO

  1. 1 Conceito de Altas Habilidades/ Superdotação

2.  2  Conceito de Inclusão x Integração

     2.  3. Altas Habilidades, Inclusão e Integração

3.  IDENTIDADE, PERTENÇA E DESENVOLVIMENTO

  1. 1. Conceito de Identidade

     3.   2. Conceito de Pertença

     

     3.   3. Identidade e Pertença no Desenvolvimento Humano

     3.   4. Identidade, Pertença e Altas Habilidades/Superdotação    

Referências ...................................................................................................... 7

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. INTRODUÇÃO

 

  1. APRESENTAÇÃO DO TEMA:

O assunto das altas habilidades/superdotação desperta muito interesse, pois o que faz com que certas pessoas tenham tamanha habilidade e outras não? Será que existem mais pessoas superdotadas, mas que acabaram à margem do processo educacional ou é que realmente existem pouquíssimos gênios? Esses questionamentos perduram a muito e muito tempo sem que tenham sido satisfatoriamente respondidos até os dias de hoje.

Para Mondin (1998), o homem possui seis definições: ser cultural, ser livre, ser espiritual, ser pessoa, ser teomorfo (Imagem de Deus) e ser valor absoluto. Para o presente memorial e posterior pesquisa a ser desenvolvida tomar-se-á como base a primeira definição de Mondin para homem: ser cultural. Escolheu-se esta por se entender que esta é a condição humana de mais difícil assimilação e, portanto, a menos explorada especialmente no âmbito educacional.

Esta dimensão humana se mostra relevante, pois grande parte daquilo que nós possuímos e que fazemos desde criança não é fruto da natureza, mas sim da cultura. (MONDIN, 1998). Sendo assim a cultura se mostra como uma espécie de identidade, sendo como bem define Mondin (1998) a cultura ao afirmar que ela é um elemento constitutivo na essência do homem. Elemento este responsável pela existência do ser individual e da sociedade, uma vez que ainda segundo o autor citado, sem cultura não é possível existir nem pessoa individualmente, nem grupo social.

Isto se deve ao fato de que a cultura nos dias atuais é o que dá ao homem a sensação de pertencimento. Pois a tarefa primordial da cultura é promover a realização da pessoa. É nesta perspectiva que se pode enxergar o home como ser cultural. (MONDIN, 1998). Nesta questão a Educação tem um papel de fundamental importância, uma vez que é através da Educação que se formam tantos os homens livres quanto os homens servis. Pois segundo Spinoza a Educação é o elemento capaz de conduzir o homem à liberdade. (OLIVEIRA, 2013).

       1.2 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: 

A cultura possui um papel relevante na formação do indivíduo, pois segundo Modin (1998) é através da cultura que a identidade individual é plasmada. Sendo assim o que determinará com maior ou menor intensidade a personalidade de cada ser humano é a combinação do que ela traz de si em sim, seu jeito de ser único combinado ao que do ambiente externo que a moldou, fazendo-a ser o que é e como é.

Segundo Sobral (2013) a personalidade e a dimensão psicológica do ser humano podem ser entendidas através das três dimensões que a compõe:

1)dimensão afetiva, a afetividade – que envolve as emoções, os sentimentos e as sensações; 2) dimensão volitiva, a volição – que é constituída pela vontade, o desejo e o prazer; e 3) dimensão cognitiva, a cognição – que é o ato ou processo de conhecer, que envolve as capacidades de atenção, concentração, imaginação, juízo moral (julgamento), memória, pensamento e linguagem, além das diversificadas formas de raciocínios e percepção, e os diversos tipos de inteligência. (SOBRAL, 2013, p. 3).

Ainda não se sabe até que ponto cada uma dessas dimensões influenciam o ser humano e como é a interação entre elas e a cultura dominante na sociedade. Como se pode identificar alguém com altas habilidades/superdotação em meio aos demais? O que caracteriza um indivíduo com altas habilidades (AH) pode ser entendido de várias maneiras, entretanto o que há de comum no conceito do indivíduo identificado como pessoa portadora de altas habilidades é:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (143.1 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com