TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

Por:   •  11/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

ATIVIDADE  AVALIATIVA 1 - ROTEIRO  DE  ESTUDO 

Sobre a teoria Behaviorista responda: 

1- Explique a ideia de determinismo ambiental que os behavioristas compartilham. 

R: É a crença de que o ambiente é determinante no comportamento do organismo.

2- Explique a relação organismo e ambiente ou R __________ S. 

R: O R significa a resposta emitida pelo organismo em meio ao ambiente

O S significa os estímulos do organismo em meio ao ambiente.

3- Na teoria Behaviorista, qual é a concepção de: homem, ensino, aprendizagem. 

R: Para os behavioristas o homem é fruto do meio, que faz parte de um processo de mudança de comportamento a partir de novas reações (respostas) que é resultante do processo de condicionamento.

Nessa escola o objetivo principal do ensino é promover mudanças de comportamento em seus alunos, por meio de estímulos externos, que sejam capazes de manter nos indivíduos padrões sociais aceitáveis

Para os behavioristas Skinner, o mais importante seguidor de Watson no behaviorismo, defendia que a aprendizagem era uma transmissão de conhecimento e cultura. Assim era dever da educação não apenas transmitir conhecimentos, mas também comportamentos, práticas e habilidades, para através do reforço, estimular os alunos a repetirem suas respostas, ou seja, os alunos são "caixas" onde os professores depositam conhecimento.

4- Apresente o que seria, um breve perfil de um professor behaviorista. 

R: Na perspectiva comportamental caberia ao professor utilizar o reforço para aumentar a probabilidade de ocorrência de uma resposta. Os alunos seriam passivos durante o processo de ensino-aprendizagem, e deveriam ser aptos a responder conforme a proposta do professor. O professor seria portador do conhecimento que deveria ser passado para o aluno.

5- A teoria fundamenta uma prática pedagógica tecnicista. Como. 

R: O fornecimento de conceitos e métodos para converter as finalidades da educação em objetivos operacionais. Por exemplo, que a educação deva formar pessoas ordeiras, honestas e cumpridoras de seus deveres.

6- Levante algumas críticas feitas à teoria behaviorista e se posicione em relação a elas. 

R: O Behaviorismo é alvo de várias críticas, desde a sua origem. Tanto o Behaviorismo Clássico de Watson, quanto o Behaviorismo Radical de Skinner, são acusados das mesmas falhas. Na verdade, boa parte das críticas dirigidas ao Behaviorismo de Skinner referem-se não às suas características, mas a características do Behaviorismo de Watson. Ideias como a de que o Behaviorismo ignora processos cognitivos e afetivos, ou não leva em conta o que há de único, subjetivo e particular no sujeito; ou ainda a ideia de que o Behaviorismo entende o ser humano como um organismo passivo diante do meio, entre tantas outras, são claramente fruto de desconhecimento acerca da abordagem. Estas são, em grande parte, características do Behaviorismo Clássico de Watson e não do Behaviorismo Radical de Skinner. Deste modo, as críticas não se aplicam a abordagem vigente. Pode-se falar também de certo desconhecimento dos críticos a respeito da evolução da abordagem, confundindo a atual Análise do Comportamento com a chamada Modificação do Comportamento, vigente até por volta dos anos 80.

ATIVIDADE  AVALIATIVA  2 - AVALIAÇÃO  DISSERTATIVA DE  CONSULTA 

Questão 1 

Leia a situação a seguir. 

Roberto é um adolescente de 17 anos, que retorna à escola para cursar o 7 ano após desistências e reprovações. 

Pensando o desenvolvimento humano como um processo vivido por todos os homens ao longo de suas vidas numa pluralidade de contextos e experiências, reflita como essa compreensão pode orientar a ação do professor no processo de ensino e aprendizagem junto a seus alunos, em específico ao aluno Roberto. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (146.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com