TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  8/6/2018  •  Artigo  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

EDILÉIA VASCONCELOS FERNANDES

O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Orientador 01: Fabio Colins da Silva

Orientador 02: Arthur Gonçalves Machado Júnior

Belém-PA

2018

DELIMITAÇÃO DO TEMA

O jogo é um recurso que ensina, desenvolve e educa de forma prazerosa, daí a importância de ser utilizado nas escolas para contribuirr na construção do conhecimento.

CONTEXTUALIZAÇÃO

A educação matemática tem passado por uma revolução significativa no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem, e tem sido alvo de pesquisas de vários profissionais que procuram resultados positivos do ensino da matemática através dos jogos. Nos últimos anos esse estudo tornou-se objeto de interesse de psicólogos, educadores e pesquisadores como decorrência da sua importância para a criança e da idéia de que é uma prática que auxilia o desenvolvimento infantil na construção ou potencialização de conhecimentos, esse fato tem sido confirmado através de projetos aplicados em escolas onde se comprova que o jogo é considerado um objeto valioso nesse processo de desenvolvimento do indivíduo com relação à matemática.

Os jogos são recursos utilizados como uma forma dinâmica de ensinar matemática, pois através da ludicidade torna-se mais prazeroso para os alunos aprender conceitos que normalmente não aprenderiam em aulas tradicionalmente executadas, pois ao se trabalhar com jogos o aluno se ver diante de regras e situações-problemas oportunizando assim, conquistas sociais e o desenvolvimento de sua autonomia.

O lúdico no ensino da matemática, na Educação Infantil, além de dinâmico, faz com que os alunos sintam maior prazer em aprender, pois eles se identificam bastante com as brincadeiras e jogos. O primeiro contato com o lúdico faz com que os alunos participem ativamente das aulas.

É nesse contexto que o jogo passa a ser uma presença mais constante nas aulas de Matemática. Mas a experiência tem indicado que a presença do jogo, por si só, não leva à aprendizagem dos alunos. Por isso, vamos discutir nos capítulos seguintes que condições podem fazer do jogo um aliado do professor na organização de boas situações de aprendizagem. O ponto de partida é compreender o jogo como uma prática humana e social de relação com o conhecimento.

PALAVRAS-CHAVE: matemática; jogos; ensino- aprendizagem.

PROBLEMATIZAÇÃO

• Quais as formas de inserção dos jogos lúdicos como recurso pedagógico para as aprendizagens em matemática numa perspectiva construtivista correlacionada aos jogos lúdicos aos conteúdos de forma teórico-prática no ensino da matemática?

• Como os jogos podem contribuir para os processos de raciocínio na formulação das relações entre conteúdo teórico e prática educativa nas etapas de produção do conhecimento matemático.

• Quais as formas de atuação a partir de técnicas e métodos de utilização dos jogos lúdicos como recurso pedagógico?

JUSTIFICATIVAS

Os benefícios que os jogos e brincadeiras proporcionam especialmente para crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental são indiscutíveis, por isso, o tema deste trabalho tem como proposta resgatar o interesse do aluno pela aprendizagem da matemática e fazer com que entenda a importância dessa disciplina no cotidiano, trazendo um conceito de diversão e liberdade no ensino da mesma, sendo que se torna temida pela maioria dos educandos, talvez pela maneira como seja ensinada.

Nesse sentido, para um resultado satisfatório nesse processo de ensino, atualmente já existem muitas possibilidades de trabalhar os conceitos dessa disciplina, não utilizando o ensino tradicional, mas, levando em consideração outras propostas metodológicas, como a resolução de problemas, a abordagem etnomatemática, o uso de computadores, a modelagem matemática e o uso de jogos matemáticos, procurando fazer com que o aluno deixe de ser um simples receptor de conteúdos, passando a interagir e participando do próprio processo de construção do conhecimento.

1. HIPÓTESES

A utilização de atividades lúdicas na Matemática e de materiais concretos é totalmente relacionada ao desenvolvimento cognitivo da criança. Há de se refletir que alguns conteúdos específicos da Matemática não possuem relação com a ideia de serem aplicados utilizando jogos, mas de certa forma promovem um senso crítico, investigador, que ajuda na compreensão e entendimento de determinados tópicos relacionados ao ensino da Matemática.

A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, busca a cooperação mútua, participação da equipe na busca incessante de elucidar o problema proposto pelo professor; Mas para que isso aconteça, o educador precisa de um planejamento organizado e um jogo que incite o aluno a buscar o resultado, ele precisa ser interessante, desafiador.

2. OBJETIVOS:

2.1 Objetivo Geral

Contribuir de forma significativa no processo de ensino da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, envolvendo a prática de jogos matemáticos para facilitar o desenvolvimento e o raciocínio lógico dos alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem dessa disciplina.

2.2 Objetivos Específicos

• Identificar como os jogos lúdicos podem contribuir para os processos de raciocínio na formulação das relações entre conteúdo teórico e prática educativa nas etapas de produção do conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com