TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO ANOS iNICIAIS

Por:   •  7/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.568 Palavras (19 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 19

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

VIVIANY SILVA SALES DOS SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 1]

Barra do Garças  MT

2017

VIVIANY SILVA SALES DOS SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico:profª. Rita de Cassia Leite De Andrade

Tutor de sala: Maria Inês De Souza

Barra do Garças-MT

2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO.........................................5

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO.......................................................6

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES...................................................................................8

PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA.........................................................................................................................14

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS........................................................................................21

MOSTRA DE ESTÁGIO.............................................................................................27

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................29 

REFERÊNCIAS..........................................................................................................30


INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivo proporcionar uma prêvia experiência da pratica docente, através da observação pode-se relacionar a prática com os principios teóricos estudados até o presente momento, onde eu tenho visto que o estágio propõe estratégias para que o acadêmico busque uma prática docente realmente significativa.

O Estágio de observação e regência foi realizada na Escola Municipal ASPM Professora Maurenice Santos Cordeiro no municipio de Barra Do Garças no estado de Mato Grosso. Nesta etapa de estágio teve uma carga horária de 100 horas o estágio foi com uma turma de 28 alunos do pré 1. O relatório apresentado traz em sua composição a descrição das experiências vivenciadas pelo acadêmico, a relação entre professor e aluno, observando a estrutura fisica e administrativa, enfim avaliando o ambiente escolar como todo. Sabe-se com a implantação do ensino na educação infantil passa a adquirir uma nova dimensão, onde as crianças estão sendo alfabetizadas cada vez mais cedo, por isso é necessário uma maior reflexão sobre o dia a dia na escola, para possibilitar ao educando uma educação autônoma, livre de repetição de respostas, atingindo um conhecimento mais amplo e significativo, pois a educação infantil pode ser considerada a etapa de maior relevância para a vida adulta, cabe ao educandores estar aptos a realizar um trabalho de verdadeira dedicação e instrumentalização.

Desse modo constatamos que o estásgio não é valorizado em sua essência, pois se trata de um momento crucial para a concretização dos nossos conhecimentos adquiridos na profissão. Sabemos que o estágio nos proporciona momentos de conhecimento a cerca da realidade que o graduando irá enfrentar,

mas não tem sido o local adequado para a aquisição da experiência prática e sim um observatório para reflexão docente sobre a prática. Com certeza este estágio foi uma experiência única e gratificante na minha vida pessoal e profissional, pois provocou em mim um desejo de pôr em prática tudo de bom e útil que vi e aprendi, e de fazer diferente o que não me foi agradavel.

Enfim possibilitou crescimento e amadurecimento, com o intuito de me tornar uma boa professora e alcançar o objetivo, que creio ser em comum com minhas colega, que é o de contribuir para a formação de cidadões criticos, que iniciam seu aprendizado através da escola, dessa forma ao escolhermosa a profissão de pedagogo, devemos fazer uma análise sobre a o importância de nossa participação na vida da criança e assumir uma postura de total interação, baseando no conceito de incentivo e comunicação, carinho e vontade de fazer a diferença, atuando como bom profissional.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Instituição: ASPM Professora Maurenice Santos Coreiro

Local: Rua:Grande Universo 281

 Bairro: Nova Barra   Cidade: Barra Do Garças

Diretora: Mauremice Martins Dos Reis

Supervisora de Campo: Claúdia Regina Rodriguês Ferreira

Orgão Mantenedor: Prefeitura De Barra Do Garças

Horário de Funcionamento: Manhã e Tarde

Séries Ofertadas: Creche e Pré Escola

1.2 Estrutura Física e Material Da Escola

Sala De Aula(10)          Secretária(01) P

Pátio Interno(01)    Refeitório(01)            

Cozinha(01 )          Sanitário Ferminino(03)

Sanitário Masculino(03) Sanitário para Professores(02)

 Sala De Video e TV(01)

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A ASPM Professora Maurenice Santos Corrêa é uma intituição de Educação Infantil, que fica localizada no setor Nova Barra, rua Grande Universo 286, numa região estrututada, com ruas pavimentadas, próximo de comércios, colégio, igreja, casas residêncial e um posto de saúde.

A ASPM Professora Maurenice – modalidade de Educação Infantil, apresenta uma boa estrutura fisica, com salas de aula, secretária, pátio, banheiros para os alunos e funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (196.9 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com