TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO SUPERVISIONADO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS SÃO PAULO

Por:   •  25/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Nome

RGM: 0000000

ESTAGIO SUPERVISIONADO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

SÃO PAULO

2018

nome

RGM: 000000

ESTAGIO SUPERVISIONADO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

[pic 1]

SÃO PAULO

2018

Estagio realizado na

Endereço: 

Escola particular

Diretoria:

Ano(s) e nível (eis) escolar (es) observado(s): amos iniciais do fundamental, primeiro ano

A escola é pequena e o prédio da escola é bem conservado, boa pintura e limpeza logo na entrada encontram-se a direita uma quadra esportiva coberta, a cantina e refeitório, banheiros e sala de musica, no andar superior têm a secretaria, sala da diretora e coordenadora pedagógica, atrás da secretaria fica a sala dos professores com armários e uma mesa grande, tem laboratório de ciências, sala de leitura, possui oito salas de aula com mesas e cadeiras, quadro negro, armário para guardar materiais didáticos como: livros, cadernos, cadernos de desenho entre outros, local para guardar as mochilas e bolsas dos alunos, iluminação apropriada, e ventilação natural e ventiladores.

A escola é bem equipada com aparelho de DVD, Retroprojetor, data show, impressora, copiadora e televisão.

Os colaboradores são bem educados, tem um controlador de acesso, a faxineira e merendeira.

1- INTRODUÇÃO

Cumpri um total de 102hs 10 dentro da carga horário cumpri, 96 hs sendo de observação no primeiro ano 4 hs 40m em reunião pedagógica e reunião de pais e mestres e 2 hs em sala de aula administrando as aulas.

A escola é de porte pequeno, situada na zona leste de São Paulo, achei a escola bem organizada na parte de direção.

As salas de aula são pequenas cabendo apenas doze alunos por sala, algo que achei legal, pois o professor consegue controlar e ensinar melhor os alunos, em vez de uma sala super lotado onde fica fácil a dispersão dos alunos.

2- PERFIL DOS PROFESSORES

Acompanhei a professoras do primeiro ano.

A professora é calma e paciente, carismática, brincalhona e ao mesmo tempo séria, ela sabe lidar muito bem com as crianças de seis anos, todo dia ela explica a rotina do dia ajudando os alunos na formação do cabeçalho. Quando os alunos tinham duvida ou questionavam algo ela prontamente achava a melhor forma de explicar e assim sanar as duvidas das crianças, quando precisava ela chamava a atenção dos alunos e os mesmo logo a atendiam fazendo silencio, a professora utiliza os livros didáticos da editora sucesso, ela faz atividades do livro e depois faz revisão utilizando o caderno, nas aulas de musica é outro professor que da aula e neste momento a professora do primeiro ano utiliza para fazer correções no caderno, no livro e ou colocar avisos nas agendas e nas aulas de educação física que é dado por outra professora, a professora do primeiro ano também utiliza este tempo para preencher as agendas e ou fazer correções nos livros didáticos e ou nos cadernos.

3-A produção textual e a oralidade

- Os professores solicitam aos seus alunos que realizem produções textuais em diferentes áreas de conhecimento ou só em Língua Portuguesa?

Todas as áreas do conhecimento podem servir como eixo norteador para que os professores solicitem aos alunos produção textuais.

Como por exemplo, em português reescrita de um conto, matemática elaboração de uma situação problema, ciências ficha técnica dos animais, historia e geografia escrita sobre modificações ocorridas em nosso bairro e etc..

- Como o professor incentiva seus alunos a desenvolverem sua oralidade?

A oralidade pode ser desenvolvida através das leituras (oral ou silenciosa) das escritas realizadas por eles ou dos livros, fazer com que os alunos forneçam palavras do cotidiano e colocar na lousa e depois fazer a leitura juntamente com a sala.

- Analisar as práticas dos professores buscando perceber as diferentes estratégias utilizadas para o trabalho com produção textual.

A produção textual pode ocorrer de diferentes maneiras sendo reescrita de um texto, escrita de um texto ou produção coletiva. sendo assim podemos inventar um conto ou reescrever o mesmo conto já conhecido, podemos formar palavras com alfabeto móvel e ainda depois fazer sua oralidade, trazendo muito mais conhecimento para os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com