TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  12/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.030 Palavras (13 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13]

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

        MARIA SOCORRO SILVA DE OLIVEIRA[pic 14][pic 15]

 

 

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

EDUCAÇÃO INFANTIL

Estágio Curricular obrigatório I Educação Infantil , como requisito parcial para a disciplina de em Educação apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.

Orientador: Prof.  Angelita Martins Guedes


SUMÁRIO[pic 16]

1 INTRODUÇÃO . ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: I EDUCAÇÃO INFANTIL ..................................................................................................................03

2. Caracterizações da Instituição ..........................................................................05

3. DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO.....................................................................06

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA .............................................................................08

5. PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA ...............................................................09

6. DIÁRIOS DE REGÊNCIA .....................................................................................15

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................18

8. REFERÊNCIAS .....................................................................................................19


1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise descritiva sobre a regência em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como proporcionar ao estudante de pedagogia uma complementação e contribuição para a formação acadêmica, possibilitando a esse aluno a interação entre teoria e prática, através da vivência do estudante com a rotina escolar.

Sabemos que a teoria e a prática constituem-se um dos eixos principais dos cursos de formação de professores, conforme aponta a Legislação Vigente, viabilizada pelo exercício da prática profissional no Curso de Pedagogia. O Estágio supervisionado enquanto atividade curricular obrigatório, não pode ser tratada como algo fechado em si mesmo e desarticulado do restante do curso. Isso porque não é possível deixar ao futuro professor a tarefa de integrar e transpor o conhecimento sobre ensino e aprendizagem para o conhecimento na situação de ensino e aprendizagem, sem ter oportunidade de participar de uma reflexão coletiva e sistemática sobre esse processo (Brasil. CNE/CP Parecer nº 09/2011.

Em tal perspectiva, a participação coletiva de todos os agentes formadores constitui-se ponto crucial, no intuito de assegurar a consolidação da formação docente pretendida pelo curso. Segundo Freire a intenção era propor aos indivíduos dimensões significativas de sua realidade, cuja análise crítica lhes possibilitasse reconhecer a interação entre as partes. Dessa forma consciente e participativa. Freire diz ser indispensável ter, antes a visão total do contexto para depois, separar seus elementos (Pedagogia do oprimido, 1968)

O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais são considerados um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida.

O ambiente escolar tem sem dúvida uma função importantíssima, a educadora, por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto quanto na sua atividade na escola.  

 

2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A Escola Municipal Isabel Rodrigues da Silva / Educação Infantil, atende comunidades vizinhas que fazem parte do Município. Possui uma carga horária com 200 dias letivos, visando uma aprendizagem de qualidade para os alunos, funcionam os dois períodos; matutino, vespertino  

A função da Escola é atender a comunidade, realizando atividades que integram a comunidade escolar como um todo, resgatando um vínculo social entre ambos para a melhora da Instituição. Colaborar na assistência e formação das crianças, por meio da aproximação de pais, alunos e professores promovendo a integração; poder publico- comunidade – escola e família, interagindo como instrumento de transformação de ação promovendo o bem estar da comunidade do ponto de vista educativo, cultural e social.

 A proposta curricular é fundamentada nas diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, e outros documentos legais. Priorizando o cuidar e o educar através do desenvolvimento psicomotor e afetivo das crianças.

O currículo da educação infantil é centrado nos eixos: Linguagem oral e escrita, raciocínio lógico, matemática, natureza e sociedade, movimento, musica, valores e sensibilidade artística

3. DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

A Instituição constrói uma rotina organizada desde a chegada das crianças, no matutino, Educação Infantil e Fundamental I entram ás 8: 00 o intervalo ás 9: 30 sendo 20 minutos encerra as 11: 30.

As salas se organizam de formas parecidas, o pátio é para todas as crianças lancham e brincam durante o intervalo. A equipe escolar sempre atento para dar segurança aos pequenos. Esses alunos pertencem as classes socioeconômicas diversificadas e trazem para escola variedades educação moral, religiosa e cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (206.7 Kb)   docx (57.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com