TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  9/12/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo da Vinci

SABRINA BERTUOL E EDUARDA BERTUOL

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA (PED3658/5)

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: EDUCAÇÃO INFANTIL

TUTORA EXTERNA: DANIELA SHENKEL

[pic 2]

Paper de estágio: Práticas virtuais e contação de história

IGREJINHA, RS

2020/2

RESUMO

Este artigo tem como finalidade elencar de pesquisas de campos praticas virtuais de contação de historias. Por causa da pandemia causada pelo covid-19 as escolas estão fechadas, e os profissionais da educação mesmo virtualmente. A contação de historia é fundamental neste momento de isolamento social que está ocorrendo pelo mundo, com as crianças em casa professores e educadores trabalham para levar contação de historias para casa das famílias neste momento tão complicado que todos estão passando. Este trabalho aborda todo procedimento, passo a passo de como é a pratica virtual de contação de historias para a educação infantil. Sabemos o quão importante as historias são para o aprendizado e desenvolvimento das crianças pois com ela a criança imagina, cria, interagem, aprendem.

Palavras-chave: Contação de histórias. Praticas virtuais. Covid 19. Educação infantil.

 1 INTRODUÇÃO [a]

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, sua principal finalidade é o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos a contação de historias esta presente em todo o processo da vida escolar das crianças. Pelo motivo da pandemia as escolas estão fechadas, professores de educação infantil foram pegos de surpresa, mas se reinventaram e estão trabalhando a distancia com as crianças. Através da contação de historias as crianças viajam num universo imaginário e criam gosto pela leitura, pois ser criança é imaginar, criar,  interagir, brincar, conquistar um universo que é somente seu.

Com a tecnologia a nosso favor podemos aproveitar para desenvolver um belo trabalho de contação de historia virtual. Nas palavras de Betty Coelho (1999, p.26), “se a criança ouve historias com frequência ela educa sua atenção, desenvolve a língua oral e escrita, amplia seu vocabulário e principalmente aprende a procurar nos livros novas historias para o seu entretenimento”. As historias infantis levam as crianças ao universo imaginário, onde sentem medo, e se consolam, relacionando o real com o imaginário despertando curiosidades.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

           A contação de historia é muito importante pois desenvolve a criatividade, a linguagem, seja ela quem for; é um caminho para despertar o senso critico e a curiosidade do mundo lúdico e imaginário. As crianças absorvem muito conhecimento em uma historia.

            As historias tem poder de transmitir conhecimento, educar, ensinar, e promover a inclusão. É muito importante ouvir e contar uma historia; pois estimula sua imaginação. Ao contar uma historia o contador transmite muito mais do que palavras, e sim diversas formas de ouvir e imaginar o que esta sendo contado, com gestos e expressões torna-se mais rica e empolgante cada detalhe da historia.

            A pratica de contação de historia contribui para ensino/aprendizagem pois desenvolve diversos recursos como oralidade, linguagem, estimulação motora ao desenhar, além de ser um momento gostoso e divertido.

Enquanto diverte a criança, o conto de fadas esclarece sobre si   próprio e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece tantos níveis distintos de significado e enriquece a sua existência de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça a profusão e diversidade das contribuições dadas por esse conto a vida da criança. (...) o prazer que experimentamos quando nos permitimos ser sensíveis ao um conto de fada, o encantamento que sentimos, não vem do significado psicológico de um conto (embora isso contribua para tal), mas de suas qualidades literárias – o próprio conto como uma obra de arte.

 ( BETTELHEIM, 2007, p. 17)

          As aulas presenciais estão paradas por motivo de uma pandemia, por este motivo esta sendo adotado diversas maneiras de contar historias virtualmente. As crianças em casa com ajuda de sua família utiliza os meios tecnológicos que tem na sua casa para ouvir historias e continuar o processo de aprendizagem que é muito importante para o seu desenvolvimento. Os professores e contadores de historias precisam estar preparados para tal pratica pois requerem alguns cuidados e domínios.

         Contar historias não e como ler um texto precisa-se dominar e amar o que se faz. Por trás de uma historia existem varias crianças que estão imaginando, fantasiando, sentindo o que os personagens das historias sentem; e aprendendo com cada gesto e expressões feitas pelo contador. Contar historias e mais do que uma atividade pedagógica, faz parte da cultura, constrói valores e amplia o conhecimento, muda comportamentos e atitudes. A contação de historias mesmo virtualmente precisa chamar a atenção da criança e incentivar o gosto pela leitura e pela imaginação e fantasia.

Na escola surge o professor encantador, que prepara historias deliciosas para seus alunos como se fossem biscoitos. O forno dessa nova educação é a memoria do professor, a imaginação onde cada vez mais crianças e adolescentes são convidados a sonharem os mundos que moram nos livros. (Mota in Prieto 2011, p. 121)

           Para a historia fique mais interessante devem se usar sons de animais, expressões faciais, gestos, assim prende-se a atenção da criança e ela toma mais gosto pela leitura e pela contação de historia. O contador a gravar suas historias tem que procurar um lugar tranquilo e calmo sem ruídos e barulhos para que cada detalhe da historia seja feita com perfeição, assim a criança pode ouvir e imaginar o que esta sendo contado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (335.7 Kb)   docx (306.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com