TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 4]

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

  1. Dados do(a) aluno(a)

DADOS DO ALUNO

Nome

Adriana Aparecida de Oliveira Santos

RGM

17000724

Curso

 Pedagogia

Instituição

UNICID – Universidade Cidade de São Paulo

Disciplina

 Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano/semestre de

realização do estágio

 2017/2

  1. Introdução

O estágio trata-se de um componente curricular obrigatório dos cursos de licenciaturas, devendo ser realizado em escolas regulares de Educação Básica, públicas ou privadas. A interação com a realidade educativa possibilita a observação das práticas pedagógicas e registro das experiências observadas in loco para a ação reflexiva, além do desenvolvimento, conhecimento e qualificação profissional do estagiário.

  1. Caracterização da Escola

  1. Este estágio foi realizado integralmente na escola Núcleo de Educação Infantil Aba LTDA- ME localizada na Av Wallace Simonsen, 857 pertencente à rede de Ensino privada da cidade de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo. Está vinculada a Diretoria Regional de Ensino de São Bernardo do Campo.
  1. Perfil dos professores

Neste estágio foram realizadas 100 horas (na turma de 3 anos) de Educação Infantil. Foi acompanhado um professor.

Professor (a)

Ano que atua

Formação

Tempo de docência

Tempo de trabalho nesta escola

Nancy

Infantil 3

Pedagogia

10 anos

10 anos

  1. A prática pedagógica do(s) professor (es)

 Professora: Nancy                                             Turma : Infantil 3

Pude observar que a professora utiliza como praticas pedagógicas para auxilio na   aprendizagem, os  brinquedos e as brincadeiras em espaços apropriados que estimulam o desenvolvimento e  a criatividade  dos alunos, propiciando por meio das atividades livres e/ou dirigidas desafios que envolvam expressões corporais, imaginação, socialização e autonomia,

De modo geral, em relação as aulas da professora, destacamos além do brincar, as rodas de conversa, rodas de músicas e “contação”de histórias, que são essenciais para o desenvolvimento da socialização e oralidade, em especial as músicas que permitem um trabalho rico, com sons, ritmos e danças, contribuindo assim para o desenvolvimento pleno do aluno.  

  1. Reflexões sobre o estágio de observação e participação

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

FOCO 1 – Tema:  Brincadeiras na Educação Infantil

O tema ou atividade que mais chamou atenção nas observações realizadas foi: Brincadeiras na Educação Infantil

Escolhi este tema porque observei que durante a brincadeira a realidade interna predomina sobre a externa. O momento da brincadeira é caracterizado pelo prazer e alegria, ao brincar livremente a criança demonstra sua satisfação por meio do sorriso e isso traz efeitos positivos no domínio corporal, moral e social da criança, proporcionado também mais flexibilidade a criança na busca por alternativas de ações.

A atividade foi desenvolvida pelo(a) professor(a) da seguinte forma: a professora conduziu as crianças a brinquedoteca e propõs a brincadeira de esconder e encontrar objetos, esta brincadeira diverte os alunos e cria desafios para a mente infantil que esta em desenvolvimento, pois trata-se de uma brincadeira que proporciona prazer e curiosidade aos pequenos.

Observando esta atividade, é possível identificar que alguns conteúdos trabalhados e discussões realizadas nas disciplinas do curso, no ambiente virtual de aprendizagem, justificam e fundamentam a atividade descrita. Posso citar entre as fundamentações teóricas observadas nas atividades ligadas aos meus estudos no ambiente virtual que é brincando que as crianças expressam as significações, por meio de gesto, da fala, do desenho, da imitação, cantando ou construindo estruturas tridimensionais. Essas ações das crianças são denominadas como formas de expressão gestual, verbal, plástica, dramática e musical. Dessa forma, entendemos que as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos.

As observações e reflexões realizadas nesta atividade contribuíram para minha formação docente da seguinte forma: Entendi que o professor precisa avaliar cada criança para possibilitar sua interação nas brincadeiras, ou seja,é possível observar as brincadeiras das crianças para detectar seus interesses e suas necessidades, quais os brinquedos preferidos e com quem gosta de brincar. Todas essas questões citadas precisam ser avaliadas levando em consideração as interações e o brincar de qualidade.

FOCO 2 – Tema: Música

O tema ou atividade que mais chamou atenção nas observações realizadas foi: música.

Escolhi este tema porque observei que as crianças demonstram muito prazer em realizar atividades associadas a música. Durante essas brincadeiras elas aprendem muito, pois ao brincar experimentando diversos sons e instrumentos musicais as crianças desenvolvem a linguagem, contribuindo também para sua formação integral.

A atividade foi desenvolvida pelo(a) professor(a) da seguinte forma: Na sala de aula a professora ofereceu aos alunos diversos  instrumentos musicais propondo uma roda de música a fim de explorarem diferentes sons e ritmos. Dessa forma, as crianças tiveram suas experiências ampliadas ao ouvir e produzir sons altos e baixos, com movimentos usando o corpo, além do conhecimento das músicas infantis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com