TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  26/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.762 Palavras (12 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 12

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

CENTRO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

JORDANIA DA SILVA PEREIRA SOARES

LIVRO: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DA AMAZÔNIA SETENTRIONAL

TEXTO 03

UM ESTUDO SOBRE O PEFIL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

TEXTO 04

O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA

TEXTO 05

O DESAFIO DE ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGOGICO DIANTE DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO ESTRTUTURADO NO 2º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL

Boa Vista - RR

Junho/2019

JORDANIA DA SILVA PEREIRA SOARES

DESTACAR DOS TEXTOS:

O PROBLEMA DE PESQUISA, OBJETIVOS, PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, AMOSTRAS, PRINCIPAIS CONCEITOS TEÓRICOS, ANÁLISES, RESULTADOS E CONCLUSÃO DOS AUTORES.

Trabalho apresentado como instrumento avaliativo da Disciplina PE425 - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM GESTÃO E COORDENAÇÃO - do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima.

Orientadora: Prof.ª Alessandra Peternella.

Boa Vista – RR

junho/2019

TEXTO 03 - UM ESTUDO SOBRE O PEFIL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

O artigo apresentado pelos autores, da culminância do Curso de especialização em Coordenação Pedagógica ofertado pelo Núcleo de Educação à distância da Universidade Federal de Roraima, que faz parte do projeto educacional de formação continuada aos profissionais da educação, abordou sobre o perfil do Coordenador pedagógico adequado ao cargo ocupado, conforme exigido em lei educacional vigente. Como subsídio, utilizaram a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, do tipo exploratório, e como instrumento da pesquisa, entrevistas semiestruturadas contendo perguntas do tipo aberta, direcionadas às duas coordenadoras da Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia, em Boa Vista-RR.

A problemática apresentada foi: “Qual a importância do perfil do profissional que atua como Coordenador Pedagógico em escolas públicas para contribuir ao sucesso do processo de ensino-aprendizagem”?

A análise foi feita da importância da coordenação na organização do trabalho pedagógico, por meio de pressupostos teóricos e legais que definem como sendo atribuição, competência e função do coordenador pedagógico no processo educativo.

Para contribuir para as respostas ao problema, os objetivos gerais foram direcionados ao estudo da importância do profissional que atua como coordenador pedagógico na escola pública e o perfil adequado ao cargo ocupado previsto em legislação.

A metodologia teve como delineamento uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório, desenvolvido na escola Municipal Francisco de Souza Bríglia, tendo como sujeitos participantes, duas coordenadoras pedagógicas, mediante aplicação de um roteiro de entrevista semiestruturado. Caracterizada como exploratório por ser “utilizada para realizar um estudo preliminar do principal objetivo da pesquisa, ou seja, familiarizar-se com o fenômeno que está sendo investigado” (Teixeira, 2007, p. 78).

O referencial teórico foi dividido em três importantes seções. A primeira tratou especificamente da importância da coordenação na organização do trabalho pedagógico na escola pública enfocando os aspectos pertinentes à atuação do coordenador, enquanto orientador das práticas pedagógicas, metodológicas e de ensino. A segunda diz respeito às atribuições, competências e funções do coordenador segundo o estabelecido nos pressupostos teóricos e legais. A terceira, por sua vez, abordou sobre o papel e o perfil necessário à atuação do profissional na evolução educativa, visto que não são todos os professores que tem as características inerentes ao cargo.

Após a aplicação dos instrumentos de pesquisas, foram realizadas a luz dos teóricos que abordam o tema, análises dos dados obtidos, no qual chegaram a uma conclusão, finalizando com recomendações e sugestões à futuros estudos sobre o tema.

Os resultados obtidos com a aplicação da metodologia, analisados à luz dos teóricos que tratam sobre o tema, realizadas por meio de entrevista semiestruturada, direcionada as coordenadoras pedagógicas da Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia, contendo um total de treze (13) questões do tipo aberta, subdividida em duas (2) etapas: caracterização do público alvo de pesquisa e estudo sobre a importância do profissional que atua como coordenador pedagógico na escola pública, possuir o perfil adequado ao cargo ocupa­ do previsto pela legislação vigente.

A partir da fala da importância para as profissionais, destacaremos as falas das entrevistadas conforme o entendimento das mesmas:

"A coordenação pedagógica é importante por que é o setor responsável na escola, pelo acompanhamento e desenvolvimento das práticas educativas" (coordenadora pedagógica 1).

"É fundamental, pois ela funciona como um filtro, onde todas as decisões para um melhor desempenho são tomadas" (coordenadora pedagógica 2).

Analisando o texto, percebemos que as entrevistadas estão cientes teoricamente do papel e importância da função exercida nas práticas pedagógicas e da intencionalidade do processo educacional. Porém o excesso de atribuições e responsabilidades que lhes são dadas dificulta na efetivação de suas ações, bem como na construção de suas identidades laborais.

A partir do estudo apresentado no texto, fica claro que a função assumida exige conhecimentos teóricos e específicos, mas também o perfil do indivíduo, que deve ser dinâmico, criativo, articulador, ter um bom relacionamento interpessoal e integrador de forma a conduzir o processo educacional ao nível de qualidade e eficácia objetivado no processo, de forma a formar cidadãos completos e autônomos.

Os autores concluíram como de grande importância o profissional que atua como coordenador pedagógico em escolas públicas possuir o perfil adequado ao cargo ocupado, conforme orientado em legislação vigente, pois possibilita analisar o papel da coordenação na organização do trabalho pedagógico na escola pública, identificando os pressupostos teóricos e legais inerentes à função educacional. Que seja capacitado continuamente, com conhecimento de sua função, papel atribuições, competências, e, é claro perfil adequado para o cargo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (222.3 Kb)   docx (43.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com