TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  12/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ARIADNE MARIA DE OLIVEIRA SANTOS– RA 411667

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio Supervisionado ao curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Educação Infantil

        PORTO SEGURO – BAHIA 2014

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

  • IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Ariadne Maria de Oliveira Santos

RA: 411667

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º

Ano: 2º

Início do estágio: 20/10/2014

Término do estágio: 11/11/2014

[pic 5]

I-INTRODUÇÃO

O Relatório de Conclusão do Estágio Supervisionado em Educação Infantil aqui apresentado foi realizado no ESCOLA MUNICIPAL CANTINHO DA PAZ, situado na Rua Frei Coimbra, n°700 – Bairro Frei Calixto– Porto Seguro - Bahia, CEP 45810-000, representado por COSME BATISTA SANTOS.

O objetivo principal deste relatório é colocar em prática, a teoria vista ao longo dos quatro semestres cursados do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera - UNIDERP – Educação à Distância. Durante o estágio a escola foi observada com muita atenção em cada detalhe, incluindo o trabalho do coordenador em relação ao desenvolvimento entre teoria e prática vivenciada na Educação Infantil.

Nas observações em sala de aula foi registrada a prática docente da turma Educação Infantil III do turno vespertino, tendo como regente a professora SIMONE BONFIM PIRES BISPO, dando oportunidade para observação da interação do professor e aluno em diversas atividades realizadas durante a rotina diária da escola. Após o período de observação, foi elaborado o planejamento de acordo com a grade curricular presente.

O Estágio Supervisionado oportunizou a preparação para o mercado de trabalho e o exercício transformador da realidade escolar propiciando a percepção do desenvolvimento e formação dos alunos. Durante os quatro semestres cursados de Pedagogia passamos a ter um olhar científico da realidade presente em sala de aula, além do olhar humanista.

Desta forma, o Estágio Supervisionado nos permite compreender a complexa relação que há entre a teoria e a prática no trabalho de um docente da Educação Infantil.

[pic 6]

II – DESEVOLVIMENTO

  1. Observação e interação.

Durante o estágio observamos que os alunos eram muito participativos e entusiasmados nas aulas propostas pela professora. Organizados em grupos, estavam sempre querendo ajudar uns aos outros. Recursos didáticos, jogos, livros didáticos e paradidáticos, quadro branco e principalmente aparelho de som propiciaram a interação entre eles, todos esses recursos foram utilizados de forma bastante clara pela professora que mostrou bastante entendimento do que era explicado, e as dúvidas dos alunos eram imediatamente esclarecidas, mesmo que não fizesse parte do conteúdo trabalhado naquele momento. A professora durante a nossa observação revisou os numerais já trabalhados em sala e apresentou mais um numeral o “7”, e com o uso de dinâmicas o aprendizado ficava mais divertido, facilitando assim uma forma prazerosa e estimulante para os alunos.

As aulas foram muito interessantes, pois a professora possibilitava que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas, na maioria das vezes realizadas oralmente, apresentava exercícios para que eles tentassem responder sem ajuda, e em seguida fazia as correções, e quando algum aluno não conseguia realizar os exercícios, ela novamente explicava de forma que os outros participassem para cooperar com os colegas que não tinham entendido o assunto.

A regente ensinava e orientava os alunos de forma criativa e dinâmica o que propiciava um aprendizado descontraído visto que crianças de 04 anos não se prendem à mesma atividade durante muito tempo. As crianças eram tratadas de forma igualitária e a professora quando precisava intervir nos problemas disciplinares era bem firme nas suas palavras, porém de forma respeitosa e sem alterar o tom de voz.

A avaliação era realizada de forma bem atenciosa pela professora, que observava tudo.O ambiente escolar mostrou-se muito agradável, as salas e o pátio semprebem cuidados e limpos, e a preocupação com a prevenção de acidentes era visível.

  1. Entrevista com o responsável pelo processo ensino – aprendizagem na Escola.

Identificação da Escola: Calundu

Nome do Professor (a): Hadassa Melo de Almeida

Serie/Ano: Educação Infantil

Nossas atribuições foram baseadas em acompanhar todas as atividades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, visando à permanência do aluno com sucesso na escola e promover a integração dos agentes nesse processo.

O planejamento é feito pelos professores anualmente e de acordo com o PPP (Projeto Político Pedagógico) e, assim distribuídos em planejamentos semanais que são orientados pela coordenação, também há projetos anuais fixos e projetos que vão surgindo conforme a necessidade.

A formação da equipe é realizada através de oficinas elaboradas pela coordenação, com a colaboração dos próprios professores, também a participação em congressos nacionais e internacionais e seminários que vão surgindo durante o ano letivo.

Hoje em dia não notamos tanta dificuldade em relacionar às teorias as práticas pedagógicas diárias, pois os professores vêm cada vez mais se especializando através de estudos, formações continuadas e, buscando cada vez mais informação para que esse processo ocorra naturalmente.

  1. Plano de Aula.

1º dia de aula – Segunda – feira (18/05/2015)

Objetivo Geral: Desenvolver noções de quantidades.

Objetivos Específicos: Representar os acontecimentos do final de semana através de desenhos;Estabelecer comparações entre quantidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (362.9 Kb)   docx (976.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com