TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  13/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.933 Palavras (8 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

CLAUDIA ANGELICA ZABINI, RU:1230217, TURMA:2017/19

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL

CURITIBA

2019

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

CLAUDIA ANGELICA ZABINI, RU:1230217, TURMA:2017/19

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio Supervisionado: Educação Infantil apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER

CURITIBA

2019

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA:.........................................................................................................4

3. A REALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: OS DESAFIOS DE APRENDER A SER PROFESSOR (A).........................................................................................................6

4. CONCLUSÕES : DIFICULDADES E SUPERAÇÕES.........................................7

5. REFERÊNCIAS........................................................................................................8

6. PLANO DE AULA – ENSINO FUNDAMENTAL...................................................8

7. REFERÊNCIAS........................................................................................................9

INTRODUÇÃO

Este Memorial Reflexivo consiste em relatar processo de realização do estágio supervisionado de educação infantil do curso de Pedagogia , que foi realizado na entidade particular Escola Luterana “Siegfried Buss”, situada a rua : São Francisco,766 – Centro –São José do Rio Claro – Mato Grosso, pela graduanda Claudia Zabini .

A instituição completa este ano 30 anos de funcionamento, inspirada nos princípios fundamentais do Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo “Ide, portanto , fazei discípulos de todas as nações...Ensinando – os a guardar todas as coisas que eu vos tenho ordenado”(MT 28,19-22); entendeu que a melhor forma de educar é através do ensinamento desde a infância.

Para , poder transmitir o ensino visando uma cidadania consciente e responsável através de uma formação espiritual, moral e social.

Atualmente a escola atende crianças do ensino infantil ao ensino médio, nos períodos matutino e vespertino, com salas amplas , sala de video, quadra poliesportiva , biblioteca e cantina .

Entre o período de 21/02/2019 a 22/03/2019 o estágio foi realizado nas salas de 4 e 5anos , das professoras Claudia Caetano e Leila Cristina , as quais dispuseram todo seu conhecimento, contribuindo para um aprendizado e reflexão maior para minha formação como graduanda de pedagogia , ou seja, a atividade de estágio supervisionado constituiu-se em observação , análise e participação de atividades propostas , que contribuiram para uma reflexão sobre as práticas pedagógicas no processo ensino aprendizagem.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA

A orientação da direção da escola foi que, no primeiro momento fizesse a leitura do PPP da escola, depois sugeriu que começasse observando as salas G4 E G5, para que pudesse estar em contato o desenvolvimento de várias atividades.

As salas de aula onde realizei o estágio são seguras , arejadas e bem lúdicas , possuem armários para os alunos guardarem seus cadernos e apostilas e outros materiais que as professoras precisam durante as aulas, as carteiras e cadeiras do G4 são novas e adaptadas ao tamanho das crianças, já na sala do G5 as carteiras e cadeiras são antigas e não adaptáveis ao tamanho da criança, mas a professora com sua didática consegue conduzir as atividades para que não façam as atividades somente nas carteiras, ela alterna as posições das mesas e cadeiras colocando – as em circulos , duplas e, às vezes realiza as atividades em rodas e no chão.

As professoras acolhem as crianças com um devocional , músicas ou histórias e uma vez na semana o devocional é conduzido pelo pastor da entidade.

Através da entrevista com a professora Leila do grupo 5 anos ela relatou que as professoras tem o apoio do material positivo de ensino, o qual tem como objetivo contribuir para aquisição e ampliação de novos conhecimentos, mediante uma abordagem critíca, consciente e lúdica. O material contribui para a atuação pedagógica e possibilita ricas experiências para as crianças.

Nas atividades apostiladas do bimestre a proposta se relacionavam aos âmbitos de experiência: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo. As professoras se organizam para dar oportunidades para que as crianças possam ampliar sua capacidade de autoconhecimento, de se comunicar e interagir socialmente. Para tanto utilizam as diferentes linguagens (corporal , escrita, plástica, musical , matemática, etc.)e construindo significados que lhe permitam elaborar e reelaborar essas aprendizagens.

O interessante é que o espaço e o ambiente das salas e da instituição estão diretamente articulados com este eixo – identidade e autonomia. E assim acontece com todos os eixos apresentados durante os bimestres.

No cotidiano educativo as professoras incluem: jogos, brincadeiras e canções da tradição cultural, gospel ; desafios motores; modalidades expressivas como a dança. Esses momentos foram de muita interação com os alunos , atendendo os e auxiliando.

A escola segue o modelo tradicional e além do material positivo é atrelado atividades extras de alfabetização, espanhol e inglês.

Iniciei o estágio no mês de Fevereiro, e muitos alunos ainda estavam em fase de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com