TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  30/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  4.354 Palavras (18 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ALUNO (A): VANESSA COSTA DOS SANTOS, RU: 2220532

TURMA: FEV/2018

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

NOVA MUTUM

2020

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 1]

ALUNO (A): VANESSA COSTA DOS SANTOS, RU: 2220532

TURMA: FEV/2018

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio Supervisionado – Educação Infantil apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional Uninter – PAP, Nova Mutum

Tutor (a): Teresinha O. M. Camargo

Turma: Fev/2018.

NOVA MUTUM

2020

SUMÁRIO:

1. INTRODUÇÃO..............................................................................................................4

2. O ESTAGIO REALIZADO.............................................................................................6

3. PROJETO DE INTERVENÇÃO..................................................................................14

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................17

REFERÊNCIAS.........................................................................................................18

ANEXOS....................................................................................................................20


  1. INTRODUÇÃO

Os Estágios Supervisionados realizados pelo acadêmico o permitem compreender e refletir acerca de diversas realizadas e âmbitos. A partir dele, pode-se realizar analises, interpretações e até intervenções nas diferentes realidades. O estágio é um dos componentes obrigatórios para a obtenção do diploma no curso de Licenciatura em Pedagogia, já que é necessário para que o aluno entenda e se aproxime de diferentes contextos os quais atuará futuramente.

“Toda a teoria deve ser feita para poder ser posta em prática e toda a prática deve obedecer a uma teoria. Só os espíritos superficiais desligam a teoria da prática, não olhando a que a teoria não é senão uma teoria da prática, e a prática não é senão a prática de uma teoria. Na vida superior a teoria e a prática completam-se. Foram feitas uma para a outra.” (PESSOA, 1926, s/p).

Conforme a ideia apresentada por Fernando Pessoa, o exercício da teoria aplicados em um modelo prático são uma associação indispensável, portanto, se fundindo ao longo do processo de significação do conteúdo, dando sentido e coerência para o que é ensinado. Neste sentido, a área da pedagogia se mostra inerente para o conceito de teoria-prática de PESSOA (1926), inserindo gradativamente as atividades práticas na formação do docente com a complexidade e individualidade do ambiente escolar. Neste contexto então, surge a figura do estágio supervisionado, previsto pela Lei de Diretrizes e Bases LDB 9394/96, fundamentando o papel de fundamentação do conhecimento científico obtido ao longo da graduação, aplicando-o para uma realidade escolar em uma experiência que não poderia ser obtida de outra maneira.

A adolescência ainda é um tema explorado por meios autores como incompreendida ou como complexa, devido à grande diversidade do público adolescente, seja na sua maneira de se vestir, dialogar e até de se expressar. A carência de criatividade, devido à falta de estimulação desta no ambiente escolar é refletida em suas atitudes e modos de se expressar. Esta temática foi abordada pelos autores Nunes e Silva (2015):

“Viver criativamente traria ao sujeito o sentimento de que a vida vale a pena ser vivida e uma sensação de que se é real. No outro polo, estaria a submissão, uma forma de relação estabelecida com o meio, na qual as vivências que o sujeito experimenta em relação a esse meio seriam limitadas a um sentimento de ajustamento ou de exigências de adaptação. Com isso, o sujeito experimentaria uma sensação de inutilidade e de que a vida não é importante” (NUNES; SILVA, 2015).

Nesse sentindo, apresenta-se a figura da criatividade na atualidade contendo um reconhecimento de grande valor com relação a sua participação processo de formação humana. Percebe-se então, uma nova configuração da abordagem criativa nas escolas, tendo em vista as novas abordagens metodológicas que retratam a participação deste fenômeno na formação de uma sociedade mais dinâmica e de atingir diretamente o bem estar do indivíduo, tanto em sua abordagem de problemas e divertimento próprio, quanto como ferramenta facilitadora para a adaptação deste mesmo indivíduo ao meio escolar e social.

Nota-se então, uma tendência na sociedade de proporcionar maior destaque pessoal, profissional e social para indivíduos nos quais a característica criativa se mostra mais acentuada. Considerando assim o espaço escolar como grande incentivador e responsável pelo desenvolvimento humano em diversas áreas, determina-se então a necessidade de pesquisas e indagações voltadas para o desenvolvimento de práxis pedagógicas nas quais a amplitude do processo de desenvolvimento criativo da criança e adolescente possam ser estimuladas de modo eficaz, auxiliando na formação de cidadãos com maiores habilidades sociais, culturais e humanas.


  1. O ESTAGIO REALIZADO

O presente trabalho é resultado decorrente do estágio curricular supervisionado do curso de educação infantil sobre orientação da tutora Daniela que é responsável por nos ajudar no polo  de apoio em Nova Mutum, quando preciso de ajuda, neste caso  no período de 10/06/19 quando iniciei o estágio, na instituição de ensino  Educandário Infantil Brincarte, localizado  na cidade de Nova Mutum, Rua dos flamboyants 453 w- bairro :centro.

A escola Atende crianças do infantil (0 até ao infantil V)   sendo 04meses a 6 anos, nos períodos matutinos e vespertinos, além de atender também no contra turno escolar. Atualmente   a escola atente 140 alunos matriculados, conta com uma equipe de pedagogos, de 25 funcionários, distribuídos entre professores, auxiliares de sala, cozinheira, auxiliar de limpeza, psicóloga, fonoaudióloga, coordenadora, diretores, professor de educação física infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com