TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: COMO EU IMAGINAVA A ESCOLA E COMO PERCEBI A ESCOLA NA OBSERVAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Por:   •  31/5/2018  •  Artigo  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FE

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: ESTÁGIO OBRIGATÓRIO I

DOCENTE: CLÉO SOARES

ACÁCIA NAGIBIANA DA SILVA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: COMO EU IMAGINAVA A ESCOLA E COMO PERCEBI A ESCOLA NA OBSERVAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I.

MOSSORÓ/RN

MAIO 2018

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: COMO EU IMAGINAVA A ESCOLA E COMO PERCEBI A ESCOLA NA OBSERVAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I.

 

Acácia Nagibiana da Silva¹

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

RESUMO

O presente artigo visa expor as minhas percepções em relação a como percebo a escola e como eu percebi a mesma na observação do estágio supervisionado I, relatando minhas curiosidades, anseios e expectativas em relação a pratica docente, para mim essa é uma nova oportunidade de vivenciar um outro nível de ensino da educação básica, pois já tenho contato com a escola, com a pratica docente em si, vivencio todos os dias a escola como estagiária de alunos com  necessidades especiais no 4º ano do ensino fundamental.

O objetivo desse artigo é: Relatar as percepções do espaço escolar antes e depois da observação no Estagio Supervisionado I; Perceber como se caracteriza a estrutura de uma unidade de educação infantil e Relata a pratica docente da professora de uma U.E.I.

INTRODUÇÃO

 Agora é a vez de vivenciar outro nível de ensino na qual nunca tive contato, a Unidade de Educação Infantil primeira etapa da educação básica reconhecida como uma etapa muito importante no trajeto educacional de muitas crianças,  pude observar como se dá o processo educativo nessa modalidade de ensino e em breve cumprirei minha regência colocando em prática tudo que foi passado em sala de aula no 5º período. A U.E..I fica localizada na rua Sebastião Saraiva, bairro Aeroporto I Mossoró-RN, fiquei uma semana observando a rotina da professora e de 18 alunos do infantil II. Imaginei muito como seria a escola, a gestão os professores e como seria suas práticas. Segundo Pimenta e Lima (2004);

“O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia” (PIMENTA E LIMA, 2004).

   Só assim podemos compreender e vivenciar como será nosso futuro campo de atuação e tudo que se passa em sala de aula, podendo compreender como se dá a teoria e praticas repassada ao longo do curso de pedagogia, para futuramente nos tornar bons profissionais na área educacional sejam em sala de aula, na gestão ou até em espaços não escolares.

DESENVOLVIMENTO

COMO EU IMAGINAVA A ESCOLA

Percebo a escola como um território onde nele partem ideias transformadoras, posicionamento éticos que em um futuro não tão distante jovens poderão começa a construir seu próprio projeto de vida.

Mas atualmente com tudo isso que o nosso país vem vivendo a realidade da escola é outra, o que percebo é que muitos profissionais vivem desestimulados com suas profissões tudo isso por falta de bons salários, valorização de sua carreira acarretando assim em uma falta de entusiasmo no seu lecionar, salas super lotadas onde poucos alunos conseguem aprender e a indisciplina toma de conta.

A escola a meu ver é sobre tudo gente, pessoas e pessoas precisam de estímulos agradáveis para gerar bons frutos e tudo isso começa quando o governo e a gestão escolar contribuem de forma significativa com a educação andando lado a lado com a escola, pois a educação ainda é a solução, para muitos uma chance de vencer na vida.

E uma boa escola com bons funcionários, professores motivados e gestão democrática onde a valorização do relacionamento coletivo é levado a finco, faz da escola um espaço não só de formação das normas e valores dos alunos faz da escola um espaço de respeito, um ambiente agradável e importante na vida de muitas crianças e adolescentes.

Levando para o lado estrutural da escola de educação infantil penso que é um ambiente propicio para estimular o desenvolvimento das crianças que envolva estrutura física que possibilite a independência dos pequenos. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009)27, em seu Artigo 4º, definem a criança como:

Sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (BRASIL, 2009).

E é na escola onde tudo isso aflora para que isso seja possível é necessário que existam cantinhos específicos para ler, descansar, banheiros adaptados, tudo que estimule a criança a explorar o ambiente e possibilite na criança a capacidade de escolha, um espaço alegre, aconchegante com professores sensíveis a sua pratica, onde proporcione as crianças uma aprendizagem agradável, explorável, trasformavel e acessível para todos.

COMO PERCEBI A ESCOLA NA OBSERVAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I.

Após uma semana de observação pude perceber que a escola seria como imaginava. A U.E. I Júlio Galdino Neto é a típica escola na qual se encaixa perfeitamente nos padrões de Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil, pois sabemos que para os pequenos tudo é brincadeira e não seria uma boa opção separar as brincadeiras do aprender. E a escola deve proporcionar principalmente as de educação infantil, um ambiente propicio para a multiplicidade de experiências e contatos com todas as linguagens possíveis pois é nesses ambientes que a criança vai se socializando, ganhando seu espaço e sua autonomia.

Percebi que a U.E. I observada é sim um espaço que proporciona as suas crianças a independência e autonomia, possui em sua infra-estrutura salas amplas e coloridas, parque infantil para as brincadeiras e socialização, banheiros fora do prédio e dentro do prédio, banheiros adequados a educação infantil, dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, refeitório amplo e adaptado para os pequenos onde na hora da merenda as crianças socializam com as demais e desenvolvem noções de cidadania e de autonomia, pátio coberto e descoberto, área verde possibilitando o contato das crianças com o ar livre, uma lavanderia, sala de computação, de vídeo, e sala de jogos. A gestão da escola é uma gestão democrática que dialoga bastante com a família dos alunos e com o corpo docente, trabalhando sempre em conjunto o que possibilita um bom desempenho e reconhecimento das praticas das docentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com