TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.007 Palavras (13 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

WILIANE NOVAES LEITE: 170115910

IRECÊ

2018

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Orientador: Bianca Cristina De Goss

WILIANE NOVAES LEITE:170115910

IRECÊ

2018

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        5

2.1        CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        6

2.2        INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA        8

2.3        OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA        9

2.4        PARTICIPAÇÃO EM REUNIÃO DE PROFESSORES        11

2.5        DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA        12

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo        16

  1. INTRODUÇÃO

 O presente trabalho refere-se ao Relatório de Estágio Supervisionado na Educação Infantil, realizado na Escola Municipal David Gramagol.

O estágio supervisionado em Educação Infantil, teve como objetivo o aprendizado prático da atividade profissional do educador, para oportunizar ao estudante do curso de Pedagogia, a oportunidade de unir a teoria com a prática, como também observar de forma critica as vivências diárias do contexto educacional.

A Educação Infantil é uma etapa da educação básica, que atende crianças de até 05 anos de idade, a qual está dividida em Jardim da infância, Maternal, Creches ou Pré-escola, essa tem como objetivo inicial a socialização e o desenvolvimento integral das crianças.

 Para a realização deste trabalho foram realizadas observações participantes na escola e em uma das turmas da mesma. Foram também planejados e aplicados 05 planos de aula com temas e conteúdos diversos, que envolveram a Lateralidade, Meios de Comunicação, Numerais, Contação de Histórias e Meio ambiente

 O texto deste relatório está subdividido da seguinte forma: esta Introdução, que apresenta de forma geral o conteúdo do trabalho; o Desenvolvimento que apresenta a caracterização da instituição; inclusão na escola estagiada; observação participante da turma; participação em reunião de professores; descrição da docência; considerações finais e referências.

  1. DESENVOLVIMENTO

 Neste item do relatório serão apresentados e descritos de forma clara e estruturada os relatos de todas as etapas que foram cumpridas neste presente Estágio Supervisionado de Educação Infantil, articulando-se a descrição de todas as observações e das ações realizadas com o referencial teórico, o qual será bastante pertinente a cada situação informada, pois trará um embasamento maior de cada assunto tratado.

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

 O Estágio Supervisionado na Educação Infantil foi realizado na Escola Municipal David Gramagol, que está situada na Rua Ibipeba, sem número, bairro Lagoa do Cedro-44970-000 Ibipeba/Bahia, telefone (74)988079827.

A Escola David Gramagol, oferece ensino, do Pré I ao 1º ano, atende crianças moradoras de zonas urbanas e de um povoado quilombola. A maior parte é levada até a escola pelos seus familiares sem transporte, já as crianças do povoado quilombola, são levadas de carros da prefeitura da cidade. A escola tem como princípio a democracia, qualificada como uma instituição democrática, de grande valorização a participação de toda a comunidade escolar e não escolar, sendo também aberta a reflexão e intervenção, no sentido de uma educação formadora de sujeitos críticos.

A instituição conta com 12 profissionais, sendo 03 professores; 01 auxiliar de aula de uma das turmas; 01 merendeira; 01 auxiliar de serviços gerais; 01 porteiro; 02 secretárias; 01 diretora; 01 vice-diretora e 01 coordenadora.

São atendidas 67 crianças, distribuídas em 3 turmas, funciona apenas no período matutino, as turmas estão organizadas em Pré I que atende 29 crianças de 04 a 05 anos; Pré II que atende 23 crianças de 05 a 06 anos e 1º ano que atende 15 crianças de 06 a 07 anos,

A estrutura da escola é ocupada em um prédio de pequeno espaço, onde são instaladas 03 salas de aula; 01 cozinha; 01 dispensa; 02 banheiros; 01 secretaria, não há refeitório para as crianças se alimentarem, sendo assim se alimentam na sala de aula mesmo; pátio é pequeno e coberto, onde fica armários para guardar materiais didáticos, como livros de literatura, revistas para cortes e brinquedos para os alunos.

          Na escola são realizados dois projetos de impacto: Projeto Independência do Brasil que tem como objetivo relembrar a Independência do Brasil como também resgatar o devido valor desse, é realizado anualmente; acontece o desfile cívico nas ruas; com a participação dos alunos, ex-alunos e toda a comunidade escolar, e o Projeto Festa Junina, que tem como objetivo o resgate da tradição do interior do nordeste; realizado anualmente, funcionam com danças de quadrilha, com grupos de crianças e grupos de adolescentes, concursos de forró e a barraca que arrecada dinheiro para a escola, com a participação de alunos, ex-alunos e comunidade escolar e toda a comunidade em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (390.6 Kb)   docx (377.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com