TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DOCÊNCIA

Por:   •  16/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.284 Palavras (30 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 30

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EAD

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DOCÊNCIA

BRAGANÇA PAULISTA SP.

2014

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – EAD

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DOCÊNCIA

O presente relatório destina-se às atividades de observação em salas de aula na educação infantil, a fim de obter informações acerca do trabalho desenvolvido nessa faixa etária, atendendo as exigências do Curso de Pedagogia da Disciplina de Estágio Supervisionado Faculdade Educacional da Lapa.

BRAGANÇA PAULISTA SP.

2014

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO 04

2- DESENVOLVIMENTO 05

2.1 Caracterização da Instituição 05

2.2 Observação Participante 16

2.3 Ações de apoio ao Professor 17

2.4 Descrição da docência 22

2.5 Sugestões de interferência de jogos e brincadeiras 27

3- CONSIDERAÇÕES FINAIS 29

4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 30

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado foi realizado na Escola Municipal Professor Eduardo Rodrigues de Carvalho, na sala infantil III, que corresponde no momento a crianças de faixa etária de 3 anos, sendo que a sala é formada por 20 alunos, sendo 06 meninas e 14 meninos.

O objetivo da realização do estágio supervisionado foi permitir a observação da rotina em sala de aula, capacitando-nos como futuras profissionais da educação a aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso através de experiências práticas fazendo-nos analisar, compreender e atuar na resolução de situações-problemas.

Sabemos que a educação é um constante processo de transformação do indivíduo, onde o ensino-aprendizagem contribui muito para o seu desenvolvimento pessoal e insere-o na sociedade, portanto cabe ao educador proporcionar vivências que contemplem o desenvolvimento cognitivo da criança respeitando suas diferenças. Não podemos deixar de citar aqui a importância da Educação Inclusiva, que se refere à criança com qualquer necessidade especial, seja física, motora ou de relacionamento e que tenha os mesmos direitos à educação como qualquer outra. A inclusão tem como meta combater o preconceito e dar oportunidades para que cada criança desenvolva suas potencialidades ao máximo. A inclusão significa tornar todos iguais, respeitando suas diferenças. “Temos o direito a sermos iguais quando a diferença nos inferioriza; temos o direito a sermos diferentes, quando a igualdade nos descaracteriza”. (Boaventura de Souza Santos).

A educação se organiza pelo ensino de nove anos, sendo a educação infantil o primeiro estágio dessa organização e ao observar a rotina diária compreendemos que a repetição oferece para a criança um certo domínio sobre o mundo em que vive tornando-a assim mais segura, dando a ela a possibilidade de antecipar aquilo que vai acontecer, fazendo-a construir uma memorização, e essa rotina deve ser organizada pelo professor juntamente com as crianças e tem por objetivo proporcionar a visualização, participação e conclusão do trabalho diário realizado dentro da sala de aula.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1- Caracterização da Instituição:

A escola “EM Professor Eduardo Rodrigues de Carvalho” esta localizada no endereço: Avenida Brasil, 171, no Bairro Jardim Santa Cruz do Município de Socorro – S.P, onde são realizadas as atividades no Ensino Infantil (3 a 5 anos) e Ensino Fundamental (6 a 10 anos). O Projeto Político Pedagógico ainda esta em andamento, podendo não conter todos os dados necessários.

A escola trabalha em 2 (dois) turnos, manhã e tarde contendo 214 (duzentos e quatorze) alunos em sua totalidade.

O Bairro Jardim Santa Cruz esta situado na periferia da cidade, a 4 km do centro da cidade de Socorro. As moradias do Bairro são em sua grande maioria de casas construídas em alvenaria. È considerado um bairro residencial e comercial possuindo 2 (dois) armazéns, 1 (uma) loja e 3 (três) bares, para suprir algumas necessidades dos moradores. A comunidade é formada por aproximadamente 600 (seiscentas) famílias, a maioria com baixa escolaridade e renda.

A sede foi construída em uma área plana, com alvenaria, com dependências lajotadas, revestida com piso cerâmico e em condições satisfatórias de trabalho, necessitando reparos para conservação. O prédio é constituído pelas seguintes dependências:

01 (um) pátio coberto;

01 (um) refeitório;

01 (uma) cozinha com depósito de alimentos;

01 (uma) quadra poliesportiva coberta;

02 (dois) banheiros para uso dos alunos com adaptações parciais para deficientes físicos;

03 (três) banheiros para uso de funcionários e professores;

01 (uma) sala

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com