TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.346 Palavras (26 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

IRIAN SOUZA DA SILVA MORAIS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  – Gestão Escolar

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Alto Araguaia

2014

IRIAN SOUZA DA SILVA MORAIS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  –  Gestão Escolar

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Giselle Christina Pereira Rosa

Tutor de sala: Isabel Maria Macedo

Alto Araguaia

2014

sumário

1 INTRODUÇÃO        04

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        05

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio        05

2.2 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        05

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        06

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        06

3.2 A Rotina.................        07

3.3 Proposta de Intervenção e Atividades Desenvolvidas        07

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        25

MOSTRA DE ESTÁGIO.............................................................................................25

REFERÊNCIAS        25


1 INTRODUÇÃO

O estágio do 5° Semestre de Pedagogia foi realizado dentro do C .E. I. Prof.ª Maria Auta Medeiros de Oliveira. Foram agregadas informações importantes para desenvolvimento do estágio de maneira clara  e objetiva.

        Esse trabalho é de grande relevância para a formação do futuro pedagogo, que possibilita um conhecimento e experiências dentro do Centro Educacional, dentre as quais nós podemos ver a rotina,  nela foram observadas os horários de funcionamento e horários em que se há o atendimento aos docentes e discentes, observando os procedimentos ali existentes no período observado juntamente como o PPP, foram trabalhadas atividades relacionadas juntamente com a proposta final que gerou o projeto.

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio 

                       O Estágio Curricular Obrigatório, na área de gestão possibilitou um contato com a realidade vivenciado experiências ricas e significativas para a formação do profissional, analisando os elementos que caracterizam e constituem a Escola. A sua carga horária total é de 100 horas, divida em 52 horas na instituição durante 12 dias, em paralelo ao processo de 4 horas por dia, e o restante no decorrer do desenvolvimento do relatório final, elaborado de forma individual.

2.2 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

Objetivos, são eles:

- possiblitar ao aluno o contato com a realidade no meio educacional.

          - possibilitar ao pedagogo um elo com a realidade nas escolas, distiguindo cada método, ferramenta, os meios que trabalham para mover uma educação de qualidade.

          - vivênciar experências ricas e significativas para a sua formação profissional.

          - considerar o espaço onde se realiza a teoria e a prática e se concretize a construção e aproximação de novas aprendizagens e se façam presentes a idealização das atividades de intervenção.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização

                          O estágio foi desenvolvido no C.E.I. Prof.ª Maria Auta Medeiros de Oliveira, os turnos ativos são matutino e vespertino, os cursos oferecidos são berçario, maternal, jardim, pré I e pré escola de segunda a sexta-feira com 200 dias letivos e 40 horas semanais. O nome da Instituição se deu em homenagem a Prof.ª Maria Auta Medeiros de Oliveira, mãe, esposa dedicada, voluntária aos trabalhos sociais e educacionais de Alto Taquari – MT.

                            O C.E.I. Prof.ª Maria Auta Medeiros de Oliveira, originou-se da Creche “Casa da criança Monteiro Lobato”, criada pela Lei 090/91 em 29 de novembro de 1991, 09 anos mais tarde com a Lei nº 250/2000 passou a denominar C.E.I. na qual recebeu o nome o qual atende hoje. A instituição atende 650 crianças entre elas com a condição de baixa renda e classe média, o C.E.I. Prof.ª Maria Auta Medeiros de Oliveira tem por finalidade contribuir para a formção do indivíduo, integrando o cuidar/educar visando o desenvolvimento integral da criança, para que sejam capazes de exercer sua cidadania; para isso faz se necessário a busca do socialização do saber construido historicamente pela humanidade, sendo assim é preciso que a instituição valorize a cultura e os conhecimentos prévios adquiridos pelos alunos, para que não percam sua identidade. A participação da família e da comunidade é fundamental para o bom desenvolvimento da educação infatil, sendo que a educação das crianças é responsabilidade de ambas as partes.

                            A prosposta curricular, confiando nas possilidades indivíduais de cada um, propondo atividades significativas e prazerosas em um ambiente agradável e adequadas as necessidades das crianças, em paralelo os projetos são: Preconceito, Meio Ambiente, Bullyng, Violência na Escola, Diversidade, Família x Escola e Contos de Fadas.

                    

3. 2 A Rotina Observada  

   

o interesse Nota-se que a instiuição tem um sistema padrão, onde os pais ou responsáveis pelos alunos  tem plena ciência do horário de entrada e saída, como todos os alunos da instituição são menores, são os pais ou responsáveis que se responsabilizam pelos atos dos alunos. Na sala dos professores os mesmos se reúnem para avaliar os métodos usados durante o período de aula, neste procedimento vários docentes trabalharam com materiais que são recortados e separados por turmas, enquanto esse trabalho é desenvolvido os professores vão comentando sobre o desinteresse de alguns familiares das crianças que não comparecem para as reuniões de pais e alunos, mandam os filhos sem tomar banho e sem almoço para as aulas (esses alunos são de classe baixa onde muitas vezes não tem mesmo o que comer, a instituição aguarda a chegada desses alunos com a refeição pronta e uniformes preparados para que os mesmos tomem banho se alimentem e tenham aula com dignidade), o corpo docente tem total compromisso com os horários assiduidamente dos educandos, o rendimento, o que está sendo visualizado por todos, as aulas seguem uma risca padronizada com horários de acordo com cada turno, no processo de organização, colocando como essencial a formação e o desenvolvimento na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (193 Kb)   docx (43.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com