TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental na Escola Pública E.E. Dr. Cândido Rodrigues: um estudo de caso

Por:   •  8/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 8

Educação Ambiental na Escola Pública E.E. Dr. Cândido Rodrigues: um estudo de caso

Projeto de Pesquisa em Educação Vitória Carolina Silveira da Silva

Sorocaba, 2018

I. Discussão teórica

1.1. O que é Educação Ambiental

Na Rio-92, a Educação Ambiental (E.A.) foi definida como educação crítica da realidade, com o objetivo de fortalecer a cidadania para toda a população, dando a possibilidade de cada indivíduo se tornar participativo na defesa do meio ambiente (DIAS, 2004). A Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, caracterizou a E.A. por ter como princípio educativo a gestão ambiental e a ideia de participação dos indivíduos, ou seja, a adoção de uma postura participativa na gestão ambiental nos respectivos lugares do cotidiano da pessoa, portanto o trabalho pedagógico deve ter foco na realidade social (CUBA, 2011). Logo, a E.A. deve gerar uma mudança em conhecimentos e atitudes do indivíduo, para que todos possam vivenciar situações, refletindo e interagindo para sua solução. A educação ambiental não deve considerar somente as questões biológicas de preservação de espécies vegetais e animais, apesar dessa ser uma parte muito importante, também é necessário considerar a análise política, econômica, social e cultural das relações humanas com a natureza (REIGOTA, 2017).

1.2. A educação ambiental como ferramenta para a conservação

Tomando-se como referência o fato de a maior parte da população brasileira viver em cidades, observa-se uma crescente degradação das condições de vida, levando a uma crise ambiental. Isto nos remete a uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir em torno da questão ambiental numa perspectiva contemporânea (JACOBI, 2003). Há uma visão muito naturalista-conservacionista quando se trata da conservação, que vê a natureza como sistema autônomo e independente, assim a interação humana com a natureza é vista como um mundo em oposição ao humano. Há também uma visão socioambiental, onde a interação humana com a natureza é feita de maneira mútua e em um único mundo, e nem sempre são prejudiciais

podendo ser sustentáveis. A visão naturalista-conservacionista limita a visualização de todas as soluções, pois exclui o caráter histórico dinâmico das relações humanas (CARVALHO, 2017). A educação é uma das medidas mais essenciais, pois os desequilíbrios ambientais estão relacionados às condutas erradas do homem, geradas pela sociedade capitalista, que usa os bens da natureza sem equilíbrio (CARVALHO, 2006). Segundo Schike, 1986, somente o trabalho educacional traz a possibilidade de mudança de condutas e valores, assim transformando pessoas para se relacionar com o meio ambiente de uma nova maneira.

1.3. A educação ambiental na escola

A escola dentro da E.A. tem o dever de trazer valores aos alunos, para conduzir a uma convivência harmoniosa com o meio ambiente, levando o estudante a uma reflexão criticamente o que leva aos problemas de destruição da natureza, deixando clara a ideia de finidade dos recursos naturais (REGINA, 2007). A educação ambiental é um meio de promover a sensibilização dos indivíduos para as questões de preservação ambiental, para que eles possam atuar como cidadãos capazes de fazer transformações na sociedade (CARDOSO, 2011). Como citado por Cuba (2011), a visão de Dias (2004), a E.A. na escola não deve ser aplicada da maneira tradicional que leva somente a uma idéia de uso racional das coisas, mas de maneira que gere uma mudança profunda de valores, uma nova visão de mundo. Essa necessidade de transformação do individuo encontra problemas na escola, pois atualmente ela é reprodutora da estrutura dominante, o sistema limita a implantação de praticas político pedagógicas inovadoras (BARBOSA, 2004).

1.4. A educação ambiental como tema transversal

Os temas transversais foram criados com o intuito de ser uma prática educacional para a compreensão da realidade social. Os objetivos e os conteúdos desses temas são adicionados às áreas já existentes, não sendo criadas novas áreas (BRASIL, 1997). A E.A. hoje é tida como transversal, mas muitas vezes acaba

esquecido devido aos alunos ficarem restritos a conteúdos já estabelecidos e extensos, também ao que muitos professores não veem a importância desse tema (CUBA, 2011). Vale a pena ressaltar a diferença entre interdisciplinaridade e transversalidade. A primeira é uma relação entre os campos de conhecimentoe questiona a segmentação desses. A segunda é a relação entre os conhecimentos sistematizados e a realidade vivencial. Elas interagem,tendo em vista que não é possível fazer uma exposição dos temas transversais em uma só disciplina (BRASIL, 1997) Segundo Cuba (2011), o fato da E.A. ser tratada como um tema transversal não é suficiente, pois acaba ficando como um tema secundário. Este autor propõe a criação de uma disciplina separada, já que assim haveria mais tempo para se trabalhar e ganharia uma maior importância.

II. Construção da pesquisa

1. Problema de pesquisa

Atualmente há o crescimento do interesse da população mundial pelas questões ambientais. Isso se deve ao fato de que a degradação ambiental já mostra seus efeitos. O aumento do interesse leva a um maior entendimento dos problemas do meio ambiente, mas não é suficiente para detê-los (MARCATTO, 2002). Dessa forma, a Educação Ambiental pode ajudar, tendo em vista que é uma parte da educação fundamental que auxilia no desenvolvimento pessoal e social e na forma como o ser humano interage com o ambiente onde vive (SAUVÉ, 2005). Tendo em vista essas informações, a pesquisa proposta pretende responder às seguintes questões:  Quais são as características do ensino de Educação Ambiental na escola Dr. Candido Rodrigues localizada no município de São José do Rio Pardo?  O ensino de EA desenvolvido nessa escola tem sido eficaz no sentido de possibilitar aos estudantes uma reflexão crítica sobre a realidade atual do meio ambiente?

 Quais são as disciplinas escolares envolvidas com a formação ambiental desses estudantes? Os temas e conteúdos de ensino vêm sendo desenvolvidos em perspectiva transversal?

2. Objetivos da pesquisa

Essa pesquisa tem por objetivo geral entender como é aplicada o tema transversal educação ambiental em uma escola publica do município São José do Rio pardo, observando se essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com