TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Escolar Indígena

Por:   •  16/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

REGIONAL JATAÍ

UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

JOÃO CLEITON TSIWARIDZAHU PIRAIWE

KESTHERLY FRANCELINA MARTINS

LEANA AUGUSTA QUEIROZ DA SILVA

MARILUZI FURTADO BORGES

PROJETO PEDAGOGICO PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

JATAI-GO

2020/2021

                       

TEMA DO PROJETO

Educação Escolar Indígena

TÍTULO

Costumes, educação e brincadeiras indígenas

INTRODUÇÃO 

Iremos apresentar neste Projeto de Ensino, o tema Educação Escolar indígena, da disciplina Gênero, diversidade étnica, sexual e cultural na escola. O título do Projeto é “Costumes, educação e brincadeiras indígenas”, proposto para os alunos do primeiro ano do ensino fundamental l, serão apresentadas 3 aulas, com duração de 50 minutos cada, sendo duas teóricas e uma prática com brincadeiras. Na escola nós nos relacionamos com várias pessoas, além de amigos e professores, funcionários, trabalhos em grupo, aprender a propor e a aceitar regras e na sociedade não é diferente, neste projeto iremos propiciar aos alunos a oportunidade de conhecer e compreender vivencias e cotidiano de outra cultura dos povos Munduruku situado no Brasil na região do Pará, contemplando também a Escola Indígena Brasileira do povo Ticuna.

JUSTIFICATIVA

É importante apresentar aos alunos a Cultura indígena, explicar a eles que cada um tem sua própria cultura e seus próprios costumes. Comunidades indígenas não são todas iguais, como a população de diferentes cidades e países, elas também possuem línguas, tradições e modos de vida diferentes da nossa Cultura, os alunos precisam se apropriar desses conhecimentos. É preciso valorizar, respeitar as culturas existentes, os alunos precisam perceber a diversidade existente de hábitos e de formas de ser e de viver em diferentes lugares sendo assim capaz de ampliar seu repertorio cultural e se formando como cidadãos.

PROBLEMATIZAÇÃO

  • É possível estudar a cultura indígena nas escolas?
  • Um processo de luta e organização, para a recriação das escolas dentro das terras indígenas, que existe conflitos.

 Desconhecemos a realidade dos povos indígenas, com a criação da obrigatoriedade do estudo, história e cultura de povos indígenas, podemos valorizar as tradições da cultura, rica de experiencias, vida em comunidade, apreendemos a respeitar os costumes, suas tradições, organizações sociais, é principalmente a preservação do meio ambiente.

OBJETIVO GERAL

  • Destacamos neste caminho de ensino “Costumes, Educação e Brincadeiras” uma formação de uma consciência crítica, que a escola é um lugar de interculturalidade.

OBJETIVO ESPECIFICO

  • Identificar semelhanças e diferenças entre o nosso cotidiano e o de uma comunidade indígena;
  • Conhecer mais sobre a escola indígena, descobrindo que é possível aprender estudando e brincando;
  • Valorizar e respeitar a cultura indígena.

METODOLOGIA DE ENSINO

Para aplicar o conteúdo a ser trabalhado será utilizado o livro literário “ Kabá Dareku” escrito pelo autor Daniel Munduruku, , livro didático da disciplina de História “Liga mundo” para o 1° ano do Ensino Fundamental, escrito pelos autores Alexandre Alves e Leticia Fagundes de Oliveira, este livro é atualizado conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A primeira aula irá ocorrer ao ar livre, no pátio da escola, será preciso papel A4, lápis de cor, a segunda aula será na sala de aula, onde iremos utilizar o quadro, livro didático, caderno, lápis e figuras. A última aula será feita uma brincadeira na quadra esportiva da escola, uma brincadeira de pescaria, trabalhando algumas palavras do vocabulário de origem indígena, utilizando peixes de plásticos de brinquedo.

DESENVOLVIMENTO

1° AULA

CULTURA INDÍGENA

Duração: 50 minutos

Nesta primeira aula iremos trabalhar com o livro literário infantil “Kabá Dareku” escrito por Daniel Munduruku.

[pic 1]

Resenha do livro

O autor, nativo do povo munduruku, localizado no Pará, cria uma narrativa que apresenta aos leitores aspectos de sua cultura. Atenciosamente, as ilustrações representam frutas e animais que, em sua maioria, nos são desconhecidos. Daniel Munduruku aborda os costumes e o dia a dia de sua tribo, descrevendo tanto atividades, como a caça e os ritos, como também as brincadeiras feitas por meninos e meninas de seu povo. Mostra-nos a relação dos índios para com a natureza, com o olhar sensível a cada elemento. Ao final, há textos explicativos sobre a cultura do povo Munduruku, desde a etimologia das palavras e a cosmogonia à história e à localização geográfica. Um livro importante para nos fazer conhecer um pouco mais da cultura de nosso país.

Disponível em: https://www.amazon.com.br/Kabá-Darebu-Daniel-Munduruku Acesso: 25 de março de 2021.

[pic 2] 

Disponivél em: http://danielmunduruku.blogspot.com/p/daniel-munduruku.html Acesso em: 25 de março de 2021.

Daniel Munduruku, Escritor e professor, nasceu no Pará e é descendente do povo Munduruku. Mora atualmente no estado de São Paulo, na cidade Lorena, onde optou por dar continuidade a seus estudos e ingressar na vida profissional. Daniel é um dos primeiros indígenas a se tornar escritor para seu povo, mas também para os não indígenas no Brasil.

UNIDADES TEMÁTICAS

Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

OBJETOS DE CONHECIMENTOS

As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade

A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial

HABILIDADES

(EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

(EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (193.7 Kb)   docx (66 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com