TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Especial Inclusiva

Por:   •  1/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ / Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA EDUCAÇÃO ESPECIAL (AD1) – 2023.2

Disciplina: Educação Especial Inclusiva (PED/LIC)

Coordenadora: Edicléa Mascarenhas Fernandes

Aluno(a): Lene do Socorro Gonçalves Rotterdam______________________________

Matrícula:23212080255______        Polo: São Pedro da Aldeia

ATENÇÃO:

O aluno que não conseguir realizar a “AD1 - VISITA PRESENCIAL”, que deverá ser realizada em uma instituição que atende alunos públicos-alvo da educação especial (alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação), poderá fazer a visita online das instituições apresentadas através dos links disponíveis na “AD1 – VISITA ONLINE”. Não esqueça que a visita presencial lhe proporcionará uma vivência mais concreta da instituição, suas características e singularidades.

Prezado (a) aluno (a), neste momento do curso da Disciplina Educação Especial você está iniciando contato com a história do atendimento a pessoas com deficiências e necessidades especiais a evolução dos modelos, legislações internacionais e nacionais de garantia de direitos, bem como as modalidades de atendimento educacional atuais.

A AD será um momento de conhecer uma escola em sua região verificar as modalidades de atendimento educacional (classe regular, salas de recursos, classes especiais, ensino itinerante, escola especial). Pode ser uma escola pública, uma instituição filantrópica que possua escola (APAE, Pestalozzi que ofereça atendimento educacional especializado). Esta atividade poderá ser desenvolvida em grupo, porém sua tarefa é individual, sendo necessária a apresentação da atividade de cada aluno de acordo com as questões solicitadas logo abaixo. A avaliação observará o que cada aluno compreendeu, analisou e anotou visando dar ao educando subsídios para a sua aprendizagem. Seu tutor/a o auxiliará. Esta AD tem o objetivo de iniciar um contato mais próximo entre teoria e o campo educacional.

1ª ETAPA: Verifique no seu município a existência de uma escola ou instituição onde você possa realizar uma visita.

2ª ETAPA: QUESTÕES PARA INVESTIGAÇÃO DE CAMPO

  1. Nome e localidade da escola visitada: (endereço físico ou endereço do site)

Colégio Potencial Ltda

Endereço: Rua Jales Gonçalves Leite, s/n – Bairro Nova São Pedro – CEP 28941-088 – São Pedro da Aldeia – RJ

@colegiopotencialoficial[pic 3]

  1. Caracterização da natureza dela (escola pública, privada, instituição filantrópica, etc.).

Escola Privada

  1. Qual entidade mantenedora?

Colégio Potencial

  1. Natureza dos profissionais: vinculação própria, cedidos, voluntários?

Vinculação Própria

  1. Quais as categorias profissionais existentes na escola?

Professores, pedagogos, psicólogo, neuropsicopedagoga clínico-institucional, equipe de mediação, equipe técnica administrativa.

  1. Como é desenvolvida a capacitação destes profissionais?

A periodicidade varia de acordo com a necessidade e com a equipe de profissionais, podendo ser semanal como é o caso das mediações e professoras regentes do segmento do Fundamental I, ou ainda bimestral para os docentes do Fundamental II e médio, não implicando nas intervenções necessárias durante o decorrer do ano, ainda ocorrem os encontros com a equipe administrativa e demais colaboradores para que o aluno PCD tenha olhares específicos em suas necessidades de modo global em todo espaço escolar.

  1. Qual o perfil profissional da direção administrativa e técnica?

A escola gerencia bem suas estratégias para alinhar todo o corpo diretivo, técnico e administrativo para que a o espaço escolar seja inclusivo e ainda assim não se perca de seu DNA original que é o de ser referência em aprovações na região.

  1. A escola realiza intercâmbio com outras instituições?

Casa do Marinheiro (Marinhado Brasil), CNA, Cultura Inglesa, Cruz Vermelha

  1. Que alunos com necessidades especiais participam desta escola?

Hoje a escola conta com alunos com deficiência, auditiva, mental ou intelectual. Dentre os quais alunos com TEA - em diversos níveis de suporte dentro do espectro, inclusive verbais e não verbais e altas habilidades - Síndrome de Down, TDA, TDH, disléxicos, dislalicos, borderline, TOD.

  1. Qual a faixa etária atendida?

De 06 a 18 anos, distribuídos nos segmentos de Fundamental anos iniciais e anos finais e ensino médio.

  1. Qual a classe econômica destas famílias?

Classe média e classe média alta.

  1. Como é o processo de recepção dos alunos com deficiências e necessidades educacionais especiais?

A escola conta com uma coordenação específica, gerenciada por uma profissional com a seguinte formação: Pós Graduação em Neuropsicologia, Pós Graduação em Educação Especial, Pós Graduação Neuropsicopedagogia Clínica, Pós Graduação em TEA, Membro da SBNPp, que aliada à coordenação de área, e com a psicóloga, faz toda a entrevista de pré-matrícula para entender a demanda do aluno, fazer a escuta da família e preparar adequadamente todos os profissionais que irão estar presentes no dia a dia deste aluno em específico. Neste primeiro momento, estão presentes família e a criança. A escola considera o encontro mais importante, pois será a partir dele que todas as estratégias da escola irão convergir para melhor atender este aluno tanto cognitivamente como socialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (168.5 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com