TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e conhecimento na sala de aula

Resenha: Educação e conhecimento na sala de aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Resenha  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

A educação e o conhecimento na sala de aula são produtos de uma relação entre professor e aluno, a construção do conhecimento é um processo contínuo que vai se modificando segundo a criação de novas aprendizagens. A criança deve passar por todas as etapas do conhecimento e esta deve promover o crescimento cognitivo.

Na escola, o aluno aprendi que cada sociedade possui e definem suas regras, valores e normas de conduta, isto é importante para a formação de seu caráter. O aluno deve também ser observador, saber avaliar e analisar as situações que o rodeia. A realidade da sala de aula é influenciada pela realidade da escola, dos alunos os quais estudam nela, pelo modo de vida desses alunos, pela rotina na hora do recreio, pela direção da escola. Todo esse contexto modifica a postura e a realidade dos alunos, alterando também, consequentemente, as aulas. Podem ser sugeridas desde que respeitem as dos PCN. Logo após, há propostas pedagógicas das escolas, as quais

também são elaboradas com base nos postulados e nos currículos indicados pelos PCN. Cada escola deve adequar sua proposta pedagógica conforme seus alunos, seus professores, enfim, sua realidade.

Mas segundo os PCN de Geografia, o ensino dessa ciência não

deve ser centrado na descrição de paisagens, nem na explicação da

política e da economia do mundo. Deve-se buscar o equilíbrio entre

essas duas vertentes, levando em conta a experiência do aluno.

Com essa proposta, a Geografia Humana relacionam-se constantemente. Além disso, considera-se novamente a realidade do aluno, ratificando a importância do plano de ensino elaborado pelo professor.

Cabe ao professor adaptar os conhecimentos e os conteúdos propostos pelo Currículo Oficial ao cotidiano da sala de aula. Assim, o conteúdo nem sempre será ensinado da maneira que é proposto pelo Currículo Oficial; da mesma forma, a aprendizagem nem sempre ocorrerá de forma objetiva e absoluta, como apontado no Currículo Oficial. Esses conteúdos, muitas vezes adaptados pelo professor, e esses saberes desenvolvidos no dia a dia escolar compõem o que chamamos de Currículo Oculto. Dialogo estabelecido entre professor e aluno, atividades que favoreçam o confronto entre os conhecimentos sistematizados e a realidade dos alunos.

Para tanto, no processo de construção do conhecimento, é fundamental adotar metodologias que usem – além dos recursos didáticos tradicionais, como os livros didáticos e paradidáticos – os diferentes meios de comunicação e expressão, assim

como os recursos da informática e da internet, instrumentos indispensáveis para a circulação de informações e difusão da ciência e da tecnologia no mundo contemporâneo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com