TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensinar e aprender no meio de tanta modernidade

Por:   •  26/8/2015  •  Artigo  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

A educação que a escola deve ter para atender às transformações e aos desafios do século XXI

Transformações como avanços tecnológicos, diversidades e tolerância ética, e tal.

Ensinar e Aprender no meio de tanta modernidade.

Vivemos em pleno século XXI, mas algumas escolas vivem ao método do século XIX. Sim, ainda nos deparamos com as instituições tradicionais que aderem ao método mais eficaz: o de proporcionar ao aluno, os ensinos focados pelo professor, que detém conhecimentos e repassa ao aluno. O estudante tem metas a cumprir dentro de determinados prazos, que são verificadas por meio de avaliações periódicas, as temidas provas.

Um dos maiores desafios, ao saber que somos invadidos cotidianamente com inúmeras informações, é lidar com esta nova sociedade, cuja revolução, nos meios de informação, mídia e tecnologia, remete nosso pensar, refletir e agir sobre o como ensinar e aprender numa sociedade tão moderna com a pluralidade cultural, onde cada aluno tem uma cultura e um jeito diferente e dinâmico de aprender.

Os professores têm que se reinventar, o professor não pode mais ser uma figura autoritária: ele precisa ser capaz de aprender com os educandos e de admitir que não tenha todas as respostas. Se o papel do educador está em transformação, as escolas também vivem um período de transição. Elas precisam se adequar não só ao novo aluno, mas também à nova formação de seu corpo docente. A internet tornou o aluno mais livre. Ele pode aprender em qualquer lugar, a qualquer hora. A escola já sabe disso, mas ainda é muito tradicional, pois resiste à mudança inevitável.

Contudo, é preciso ir além e inovar na forma de ensino, pois, como citado a internet e as novas tecnologias são um ponto de partida. Nunca de chegada e vivemos em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com