TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino da matematica na educacao infantil

Por:   •  11/9/2015  •  Resenha  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 3

Anhanguera Educacional

Fav-Valinhos

Disciplina: Conversas sobre números, ações e operações (MATEMÁTICA)

Curso: Pedagogia 5º semestre (noite)

Nomes e R’as das Participantes do Grupo:

Aline Cristina do Prado Ra: 7368569731

Juliana Roberta Faria Ra: 7368569736

Professora: Ynayah Souza de Araújo Teixeira

Publicação em Valinhos: 05/09/2015

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA MATEMÁTICA

ATIVIDADE 2 – 1° BIMESTRE – 03/09/2015

VALOR – 1,0 PONTO

IDEIAS E OLHARES

A partir do resgate das suas memorias registradas na atividade 01 desenvolvida na nossa primeira aula e da leitura da introdução do PLT da nossa disciplina, “ CONVERSAS SOBRE NÚMEROS, AÇÕES E OPERAÇÕES: UMA PROPOSTA CRIATIVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS”, qual a proposta da autora Luiza Faraco Ramos para evitar a indisciplina, indiferença, desatenção, desinteresse e rebeldia nas aulas de matemática.

A autora Luiza Faraco, espera que tenhamos condições de despertar, estimular nas crianças o prazer de aprender e compreender, construir e reinventar a matemática.

Achei esse trecho muito bonito, que tem no livro:

“ Escolhi educar, educar é promover e estimular o desenvolvimento de alguém, conduzindo esse alguém, tanto quanto possível, ao melhor dele próprio. ”

Temos que seguir o conselho que Luiza, diz feche os olhos, volte a infância, procure se lembrar da escola, deixe os sentimentos e impressões irem a superfície e reviver a criança que fomos, e expectativas, medos, dificuldades e curiosidades.

Devemos fazer certas perguntas sobre a forma em que estamos ensinando, ver como eles se sentem, se estamos estimulando suas capacidades, pode se expressar livremente? Pode discordar de você? Pode inventar ou tem que repetir as regras ou que ensinamos?

Como professores temos de nos reinventar, encontrar a criança que existe dentro de nós, incluindo jogos e brincadeiras, trabalhando com materiais diferentes, e não seguir só apostilas acredito que a criança aprende muito mais quando é de forma lúdica e criativa do que se tivesse só utilizando leitura.

Também devemos utilizar as tecnologias disponíveis, pois são itens em que as crianças se interessam e dessa forma também, acaba com o desinteresse nas aulas.

Comenius (1592-1670) cita que a educação começa pelos sentidos, pela experiência sensoriais, que o conhecimento ocorre com base na experiência, aplicação pratica, observação e ação.

Então quando respeitamos o desenvolvimento da criança, cria condições para que ela aprenda brincando, em sua realidade, interesse,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com