TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino de Matematica nos anos iniciais do ensino fundamental

Por:   •  12/3/2018  •  Ensaio  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Aline Paz Stopassola              

RGM:053.12683

ATIVIDADE 1

  1. Após leitura da aula 01, entreviste dois alunos que cursam os anos iniciais do ensino fundamental fazendo a seguinte pergunta: quais são as principais dificuldades que você encontra nessa disciplina? Entreviste ainda dois professores que atuam nesse nível de ensino fazendo a seguinte pergunta: encontra dificuldades para ensinar conteúdos matemáticos? Quais?

R: Ao entrevistar os dois alunos, o primeiro me respondeu que a maior dificuldade é compreender a divisão, não consegue abstrair o processo da divisão acha muito complicado. O segundo disse que difícil é compreender a subtração com os números negativos, não encontra uma justificativa para diminuir um número menor por um maior.

A primeira professora disse que sua dificuldade está em seguir o livro didático pois o mesmo é muito complexo, e os alunos demoram para assimilar, e que o problema já vem das outras series que passam os alunos para adiante com pouco ou nenhuma compressão da disciplina.  

A segunda professora falou da falta de interesse dos alunos, falta de recursos pedagógicos por exemplos o jogo geralmente tem, mas nunca para todos os alunos a quantidade que vem é pouca. Outra questão é o livro didático muito complexo para os alunos abstrair o conteúdo.

  1. Após leitura da aula 02, construa o jogo “nunca dez” e brinque com um grupo de crianças (pode ser numa sala de aula ou na vizinhança ou na família, etc.). Relate os resultados obtidos nessa experiência.

R: Confeccionei o jogo conforme explicação do guia de estudo e para aplicar a atividade convidei quatro filhas das minhas vizinhas, elas tem entre 8 e 9 anos. Expliquei como seria a brincadeira e deixei-as brincarem, observei que durante as brincadeiras elas faziam cálculos, somavam e subtraiam tantas vezes que julgavam necessário, sempre atentas pois a brincadeira era quem alcançar primeiro a quantidade de dez palitos essa seria a vencedora. Muito bom o jogo desenvolve o raciocínio lógico matemático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com