TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Formal e Não-Formal

Por:   •  5/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

O trabalho abordará sobre a educação formal e não-formal na escola e a globalização.

A educação formal pode ser resumida como aquela sendo a padrão das escolas e obrigatória, já a não-formal, não é obrigatória, é um assistencialismo, desenvolvendo trabalhos por meio de oficinas culturais, dentre outras atividades.

A globalização é um processo que ocorre em ondas, com avanços e retrocessos que podem durar séculos. Na Europa, a educação escolar começou seu desenvolvimento no século 17 a 18, vindo progressivamente a se desenvolver, desde a revolução industrial em que a globalização vem fazendo com que sempre possamos aprimorar o conhecimento, buscando o aprendizado.

2 EDUCAÇÃO FORMAL

A educação formal prepara o educando para atuar na sociedade transferindo o conhecimento através da comunicação, é a educação padrão estabelecida pelo governo onde o desenvolvimento das aulas acontece na maioria das vezes dentro de uma sala, por meio de livros didáticos, lousa e caderno.

Portanto, é um tipo de educação regulada (por diferentes regulamentos internos dentro do projeto educacional de cada colégio), intencional (porque eles têm a intenção primária a educar e dar conhecimento aos alunos) e planejado (porque antes de cada curso, o colégio regula e planeja toda a ação educativa que será transmitida).

Algumas características de uma educação formal que podemos citar são: que ela se dá em escolas tradicionais, favorecem o individualismo e a competição, preocupamse essencialmente com a reprodução cultural e social, utilizam métodos centrados no professor...é um preparo para o conhecimento fora das instituições.

3 EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL

A prática da educação não-formal ocorre no período inverso ao que o aluno frequenta a escola regular, ela se refere às organizações políticas, profissionais, cientificas, culturais, etc., ou seja, ela nada mais é que atividades para os alunos no período em que não estão na escola, um projeto social. Diversas instituições ocupam os alunos com atividades produtivas, como oficinas culturais, esportivas e profissionalizantes.

A educação não-formal vai além do assistencialismo. Visa ao desenvolvimento de valores, acreditando que a aprendizagem se dá por meio das práticas sociais, respeitando as diferenças existentes para a absorção e elaboração dos conteúdos no processo de ensino e aprendizagem.

3.1 Distinção de educação não formal e informal

O que diferencia a educação não-formal da informal é que na primeira existe a intencionalidade de dados sujeitos em criar ou buscar determinadas qualidades ou objetivos, em comparação ao que há na escola (algo que seria não-intencional, nãoplanejado, não-estruturado), tomando como único paradigma à educação formal.

A educação informal decorre de processos espontâneos ou naturais, ainda que seja carregada de valores e representações, como é o caso da educação familiar, por exemplo, a educação transmitida pelos pais na família, no convívio com amigos, clubes, teatros, leitura de jornais, livros, revistas etc.

4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com