TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola e família, uma estratégia para uma melhor aprendizagem

Projeto de pesquisa: Escola e família, uma estratégia para uma melhor aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.405 Palavras (22 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 22

ACADEMIA DE EDUCAÇÃO MONTENEGRO

PROGRAMA DE PÓS – GRADUAÇÃO LATO SENSU

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

AILTON FREITAS DO NASCIMENTO

ZELÚZIA FREITAS DO NASCIMENTO SILVA

Escola e família, uma estratégia para uma melhor aprendizagem.

Nova Canaã – Ba

2014

AILTON FREITAS DO NASCIMENTO

ZELÚZIA FREITAS DO NASCIMENTO SILVA

Escola e família, uma estratégia para uma melhor aprendizagem.

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – apresentado ao programa de Pós – graduação em nível de Especialização Lato Sensu oferecido pela Faculdade Montenegro, póloas presencial de Nova Canaã, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia Institucional.

Orientador: Prof.Ms. Ildimar França.

Nova Canaã - Ba

2014

TERMO DE APROVAÇÃO

AILTON FREITAS DO NASCIMENTO

ZELÚZIA FREITAS DO NASCIMENTO SILVA

Escola e família, uma estratégia para uma melhor aprendizagem.

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – apresentado ao programa de Pós – graduação em nível de Especialização Lato Sensu oferecido pela Faculdade Montenegro, pólo presencial de Nova Canaã, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia Institucional.

Orientador(a):

_______________________________________________

_______________________________________________

_______________________________________________

Resumo

Ailton Freitas do Nascimento*

Zelúzia Freitas do Nascimento Silva**

Neste artigo apresentamos a importância do trabalho pedagógico juntamente com a família com um olhar voltado para aprendizagem onde o professor tem a função de formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social e a família ela é a matriz da aprendizagem humana e não um sistema privado de relações, pois a família também é responsável pela transmissão de valores culturais de uma geração para outra. A escola esta deve estar atenta as peculiaridades individuais das dificuldades encontradas para fazer as intervenções necessárias, e garantir a criança o direito de uma escola de qualidade com profissionais capacitados que desenvolva um trabalho que auxilia na formação de pessoas críticas e reflexivas.

Palavra chave: aprendizagem; família; escola; dificuldade; desafio.

Resumo Traduzido

In this paper we present the importance of pedagogical work together with the family with a look toward learning where the teacher has the role of educating citizens capable of contributing to social harmony and family she is the mother of human learning and not a private system of relations because the family is also responsible for the transmission of cultural values from one generation to another. The school should be aware that individual peculiarities of the difficulties in making the necessary interventions , and to ensure the child 's right to a quality school with skilled professionals to develop work that assists in the formation of critical and reflective people.

Keyword: learning, family, school , difficulty , challenge.

*Formado em contabilidade, magistério no Colégio Florestal e graduado em Normal Superior pela FTC. ailtonfnascimento@hotmail.com.

**Formada em magistério no Colégio Florestal e graduada em Normal Superior e pedagogia pela FTC. zeluzia-10@hotmail.com

Artigo

Este artigo tem por finalidade apresentar a importância do curso em Psicopedagogia Institucional que ao iniciar logo percebemos o grande valor para a melhoria de nossos conhecimentos e prática pedagógica, onde enfrentamos momentos que fogem de nossa rotina, em sala multisseriada muito homogenia, o melhor caminho é compreender que cada criança têm características específicas e precisamos conhecer bem cada uma delas, esse curso em todas as disciplinas nos ajudou, pois encontramos no dia a dia alunos com dificuldades e não sabíamos o que fazer, as famílias nem sempre aceita ajuda e muito menos ouvir que seus filhos possuem algum tipo de deficiência, o que torna as dificuldades cada vez mais complicadas, também sabemos que toda criança com deficiência precisa da escola para aprender e não para marcar passo ou receber benefícios, mais sem a compreensão e ajuda da família a instituição não tem condições de viabilizar alternativas que possibilite melhor desenvolvimento, deparamos com determinada deficiências, e nós professores precisamos nos aperfeiçoarmos sempre para exercer nossas funções atendendo ás peculiaridades de todos os alunos, e aos que necessitam de cuidados especiais que também sejam incluídos não só na escola mais também tenham um currículo que atende essa demanda.

Ensinar crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem e com necessidades especiais ainda é um desafio, os professores não são capacitados para atender esses alunos e se sentem sozinhos, sem apoio e recurso para executar um bom trabalho, tratando de escola de meio rural, turma multisseriada, salas inadequadas sem estrutura, sem tecnologia, sem auxiliar é preciso contar mesmo com a compreensão da família.

Os problemas na infra-estrutura das escolas, aliados as dificuldades cotidianas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com