TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escrita e Leitura: liberdade para os obrimidos

Por:   •  24/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.883 Palavras (16 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIÃO BRASILEIRA DE FACULDADES - UNIBF

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NOME COMPLETO: KELLY MENDES MAIA BARBOSA

TEMA: Escrita e leitura: liberdade para os oprimidos

NOME DO CURSO: CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

CARANGOLA/MG

2020

[pic 2]

INFORMAÇÕES PESSOAIS[pic 3]

NOME DO ALUNO

ENDEREÇO

CONTATO

OBSERVAÇÃO

Kelly Mendes Maia Barbosa.

Machado de Assis, nº 810, Bairro: Triângulo, CEP: 36800-000, Cidade/UF: Carangola/ MG.

E-mail:

sergiocarlostico@hotmail.com

Telefone:

(32) 99928-8595

[pic 4]

     TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO E APROVAÇÃO[pic 5]

AUTOR: KELLY MENDES MAIA BARBOSA

ESCRITA E LEITURA: LIBERDADE PARA OS OPRIMIDOS

Autorizo que o presente artigo científico apresentado ao Curso de Formação Pedagógica da UniBF – União Brasileira de Faculdades , como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Formação Pedagógica em Pedagogia, e aprovado pelos professores responsáveis pela orientação e sua aprovação, seja utilizado para pesquisas acadêmicas de outros participantes deste ou de outros cursos, afim de aprimorar o ambiente acadêmico e a discussão entorno das temáticas aqui propostas.  

TÍTULO: ESCRITA E LEITURA: LIBERDADE PARA OS OPRIMIDOS[pic 6]

AUTOR: Kelly Mendes Maia Barbosa

ORIENTADOR: Prof. Especialista Adival José Reinert Junior

RESUMO

 O artigo sugere uma proposta destinada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), que vise integrar o aluno com a sociedade através da escrita e leitura, desse modo, serão apresentadas algumas alternativas para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem com os mesmos. Dentre os objetivos desse artigo, destaca-se desenvolver uma proposta de trabalho que permita tornar os alunos cidadãos capazes de ler e interpretar as matérias escritas que se apresentam nos veículos de comunicação, isto é, não apenas alfabetizá-los, mas letrá-los também. Visa-se preparar o aluno para que se sintam sujeitos de suas próprias histórias, e formar cidadoas críticos, capazes de participar ativamente da sociedade. A metodologia parte da pesquisa qualitativa, com leitura de livros e artigos com temas relacionados à EJA. Conclui-se que os educadores, precisam ter postura efetiva de um profissional que se preocupa verdadeiramente com o aprendizado, que deve exercer o papel de um mediador entre a sociedade e a particularidade do educando.

PALAVRAS-CHAVE: Educação, Jovens, Adultos.


1 INTRODUÇÃO

O artigo “Escrita e leitura – liberdade para os oprimidos” sugere uma proposta destinada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), que vise integrar o aluno com a sociedade através da escrita e leitura, desse modo, serão apresentadas algumas alternativas para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem com os mesmos.

É de suma importância que se acredite na capacidade desses alunos, e por isso, é preciso transmitir à eles segurança, para que se sintam capazes de aprender. Através dessa aprendizagem, será possível promover o desenvolvimento pessoal e a formação de uma imagem positiva de si mesmos, e assim sendo capazes de orientarem-se a partir de seus próprios conhecimentos.

Diante do mundo globalizado, que apresenta múltiplos desafios para o homem, a educação surge como uma utopia necessária indispensável à humanidade na construção da paz, da liberdade e da justiça social. A nova concepção deve fazer com que todos possam descobrir, reanimar e fortalecer seu potencial criativo. Isto supõe que se ultrapasse a visão puramente instrumental da educação, considerada como a via obrigatória para obter certos resultados (saber-fazer, aquisição de capacidades diversas, fins de ordem econômica) e passe a considerá-la em toda sua plenitude: como realização da pessoa que, na sua totalidade, aprende a ser.

Para que o sujeito possa se desenvolver, destaca-se quatro aprendizagens fundamentais: aprender a conhecer adquirindo instrumentos de compreensão; aprender a fazer para agir sobre o meio envolvente; aprender a viver junto, para participar e cooperar com os outros em todas a atividades humanas; e aprender a ser para melhor desenvolver a sua personalidade.

Dentre os objetivos desse artigo, destaca-se desenvolver uma proposta de trabalho que permita tornar os alunos cidadãos capazes de ler e interpretar as matérias escritas que se apresentam nos veículos de comunicação, isto é, não apenas alfabetizá-los, mas letrá-los também. Visa-se preparar o aluno para que se sintam sujeitos de suas próprias histórias, e formar cidadoas críticos, capazes de participar ativamente da sociedade.

        O presente artigo não tem o intuito de descrever como o professor(a) da EJA deve desenvolver suas aulas. Aqui, encontra-se um projeto que almeja apresentar métodos de ensino que podem ser muito úteis para que os professores possam fazer uso em suas aulas, atendendo da melhor forma possível o interesse dos alunos.

        A metodologia parte da pesquisa qualitativa, com leitura de livros e artigos com temas relacionados à EJA.

        O artigo vem estruturado da seguinte forma: Introdução; Desenvolvimento, apresentando a análise dos dados obtidos através da pesquisa bibliográfica voltada para a liberdade que é proporcionada aos indivíduos quando desenvolvem a habilidade de escrita e leitura; Proposta de trabalho; e as Considerações Finais do trabalho, seguidas das referências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (185.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com