TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escritores da Liberdade

Por:   •  20/10/2016  •  Resenha  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

No filme, a professora (Erin Gruell) assume uma turma de alunos que não estão nem um pouco dispostos a aprender algo em sala de aula e uma escola que não quer investir em alunos que eles acreditam que não tem capacidade de ter um futuro, afinal eles participam de um grupo gangster.

No começo a relação que a professora tem com os alunos não é muito boa e nem um pouco agradável. Para os alunos a professora é a representante dos brancos. A iniciativa que tem em tentar quebrar barreiras não estavam dando muito certo, pois os alunos tinham um certo preconceito com os brancos.

Apesar de muitas das vezes a professora tentar obter um resultado dentro da sala de aula e nunca dar certo pois eles não davam uma brecha para ela poder conhecer eles um pouco melhor, ela não desiste e persiste para tentar entender um pouco mais do mundo em que eles vivem e de que maneira eles enfrentam a rua.

Mesmo sabendo que ela estava sozinha nessa jornada, pois não tinha o apoio da direção da escola e dos demais professores, ela acreditava que os alunos dela tinham futuro. Gruell cria vários projetos um deles é a leitura e a escrita com o livro "O diário de Ann Frank" em que ela oferece para os alunos um caderno, onde eles podem escrever o que quiserem, letras de música, ou sua história de vida, mas todo dia tinha que ter algo no sobre suas vidas registrados.

O trabalho de Erin Gruell foi além da sala de aula, ela proporcionou para os alunos uma perspectiva de mundo muito maior do que eles tinham, ela possibilitou apenas com o dinheiro dela sem a ajuda da escola a visita deles ao museu do holocausto, que possibilitou eles a conhecerem os efeitos traumáticos da ideologia nazista, que provocou a 2° Guerra Mundial e também tentar reconhecer a semelhança daquela época com as de hoje que eles vivem. Eles tiveram a oportunidade de conversa com pessoas que conseguiram sobreviver daquela época.

Ao conseguir criar esse elo com os alunos, ela mostra que os impedimentos e situações de exclusão preconceito pode afetar não só a eles, mas todos em sua volta independentemente de cor, religião, todos nós temos uma história por trás disso e que não são apenas os negros que sofrem.

O filme é surpreendente deste filme é a profundidade da reflexão que essa história nos trás de uma educadora conseguir fazer a diferença onde muitos achavam que não havia solução. Ela viu neles o que mais ninguém queria ver, capacidade.

Uma professora inexperiente, disposta a lutar contra o sistema tradicionalista do ensino, contra a direção e colegas que não estavam interessados em saber se os alunos estavam capacitados, afinal na concepção de outros professores, eles são a penas marginais, com histórico de violência indisciplina e mais nada.

Ela enfrenta as dificuldades afim de atingir seu objetivo. Esse filme é nítido ver a paixão que um educador tem em saber que seus alunos estão conseguindo alcançar seu próprio objetivo. Ele mostra que todos somos capazes, afim de destruir qualquer barreira e preconceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com