TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaço não escolar

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6

A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR.

Segundo estudos (LIBANÊO JOSÉ CARLOS, OLIVEIRA JOSÉ FERREIRA, TOSCHIMIRZA SEABRA) é dada muita importância no trabalho de gestão e organização, com finalidade de chegar a um resultado positivo no seu andamento enquanto unidade escolar evidenciando, um bom desempenho de ambas.

Sendo as duas alicerçadas dão mais estrutura para todas as outras necessidades dentro do espaço escolar alguns apontam duas características que podem ser representadas em termos de valorização as ações precisamente dos funcionários da escola despertando autonomia e associação.

Neoliberal e Sócio critico além dos tópicos citados foram pesquisados mais alguns que falam sobre o referido assunto dos quais são: a escola, sistema de ensino, sala de aula, objetivos, práticas, docentes na organização e gestão.

Fazem parte de todo processo de funcionamento explanando como mais objetividade as funções e procedimentos de organização é que os dois edificam meios, para determinados objetivos que são basicamente, aprendizagem, inclusões, adaptações contando sempre com a boa vontade de professores para prosseguir na educação, pois em um futuro próximo veremos resultados bons e surpreendentes saindo da sala de aula. Percebe-se a responsabilidade que cada um da equipe compõe na rede escolar sempre trabalhando para que a organização e gestão não fique estacionada na teoria, mas impulsionando para à prática, sabendo que ela já existe a algum tempo.

Não necessariamente de ajustes detalhados para a melhoria do funcionamento dessa proposta tão valiosa que é a formação de cidadão.

É sempre acertada a distinção deste assunto Organização e Gestão escolar, posso dizer pelo que tenho visto e aprendido, é que a organização é real e objetiva e porque não dizer técnica e pode ser aplicada no âmbito de eficiência de uma escola, a unidade escolar que trabalha desta forma alcança muitos resultados contando obviamente com todo o quadro de funcionários que fazem parte do quadro de organização que é comum dentro de uma escola.

Agora falando de gestão escolar, ela sem duvidas valoriza a participação da comunidade em uma decisão, a coloca a incumbência nos professores de terem uma interação em seu trabalho, e investe na construção de objetivos através de diálogos, reuniões e consenso que podem ser visto através de elementos que tornam possível a atuação da organização e Gestão que são: planejamento, organização, direção, coordenação, formação continuada, avaliação.

Explicando alguma função: processo de explicitação de objetivos e antecipação de decisão para orientar a instituição prevendo o que se deve fazer para atingi-los. Atividades através da qual se da os  recursos criando viabilização as condições e modos para realizar o que foi planejado.Atividade de coordenação do esforço coletivo do pessoal da escola.Ações de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais.Comprovação e avaliação do funcionamento da mesma.

Entende-se finalmente que organização e gestão gira em torno de alvos educacionais que é a aprendizagem do aluno de modo eficaz sempre observando mudanças elaborações quando necessário independente das condições ou suportes que é muito apontado, sempre caberá ajustes para melhor desempenho.

QUADRO: ESPAÇO ESCOLAR, SISTEMA DE ENSINO ,SISTEMA SOCIAL E PPP.

Espaço escolar

A escola é assim, o espaço de realização tanto dos objetivos do sistema de ensino de ensino quanto dos objetivos de aprendizagem, na prática, significa que as analises criticas sobre o sistema de ensino e sobre as políticas educacionais perdem a força analítica se não tiverem como referencia a escola e as salas de aula, do mesmo modo que os profissionais de determinado estabelecimentos escolar podem ter eficácia de seu trabalho reduzida se não tiverem uma visão de conjunto do sistema de ensino nacional e estadual.

Sistema de ensino

É um sistema que pode ser considerado grandes estâncias  as  são: as escolas, o sistema de ensino, as salas de aulas.Elas situam-se entre as políticas educacionais, as políticas e as diretrizes curriculares,as formas de organização do sistema de ensino estão carregadas de significados sociais e político que influenciam fortemente as ideias, atitudes, modo de agir e comportamento de professores e alunos, bem como as praticas pedagógicas, curriculares e organizacionais.Isso mostra que há uma relação de influencia mútuas entre a sociedade, o sistema de ensino, a instituição escolar e os sujeitos ou seja, as políticas e diretrizes do sistema de ensino podem crescer forte influencia na formação das subjetividades de professor e alunos.

Toda via a constatação da influência do sistema de ensino sobre escolas não pode levar as professores a recusar toda e qualquer decisão ainda superior de cima só porque provem de uma autoridade superior é importante que a autonomia em suas decisões mesmo que sejam relativas e o exemplo é os professores fazerem as escolas funcionarem.  

Sistema social

A escola é uma instituição social com o objetivo explicito: o desenvolvimento as potencialidades físicas, cognitivas e afetivas por meio da aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, valores) para se tornarem cidadão participativos na sociedade em que vivem. O objetivo primordial da escola é portanto o ensino aprendizagem dos alunos.Tarefa a cargo da atividade docente.A organização escolar  necessária é aquela que melhor fornece o trabalho do professor existindo uma interdependência entre os objetivos e funções da escola  e a organização e gestão de trabalho escolar.

PPP

O projeto político pedagógico só é político quando tem o envolvimento de algum partido como o PT geralmente quando ganha as escolas uzan o termo político.

O projeto pedagógico, por sua vez ,concretiza-se no currículo e nas metodologias de ensiono,requerendo, também , ações de formação continuada (para aprimorar a qualidade do trabalho com alunos na sala de aula), planos de ensino, praticas de gestão e formas de ajuda pedagógica ao professor por parte da coordenação pedagógica.

Embora a interação e a articulação entre meios e objetos sejam de responsabilidade de todos os membros da equipe escolar, cabe maior responsabilidades,

Especificamente, à direção e à coordenação pedagógica, as quais , no âmbito da escola, responde de forma mais direta pelas condições e meios de realização do trabalho dos professores na sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com