TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado em Educação Infantil

Por:   •  24/8/2025  •  Trabalho acadêmico  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

CAMPUS REGIONAL DE ÓBIDOS

CURSO DE PEDAGOGIA

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO

PLANO DE ATIVIDADE DE ESTÁGIO - ANEXO 2

  1. Nome da Atividade Curricular

Estágio Supervisionado em Educação Infantil

  1. Professor(a) Orientador(a) do Estágio

Professora Dra. Marilene Maria Aquino Castro de Barros

  1. Nome do Estagiário

Narcisa Pinheiro de Siqueira

  1. Título do Plano de Estágio

“A música como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento integral na Educação Infantil”

  1. Unidade Acadêmica

Ufopa/Campus Óbidos – Curso de Pedagogia

  1. Instituição Concedente

Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral “Frei Edmundo Bonckosch”

  1. Introdução e Justificativa

O presente Plano de Estágio, tem como finalidade refletir sobre os processos de observação, coparticipação e intervenção no campo do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, correspondendo uma carga horária de 100h, conforme estabelecido pela Instrução Normativa Nº 002 de 30 de julho de 2018, que dispõe sobre o estágio dos(as) acadêmicos(as) do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus regional de Óbidos da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa.

Esta atividade será realizada na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Frei Edmundo Bonckosch“, localizada na rua Frei Edmundo, 671, bairro São Francisco,  neste município de Óbidos-PA, a qual dispõe de matrículas para as crianças na Educação Infantil e, a referida escola foi selecionada com lócus de estágio por disponibilizar em sua estrutura organizacional profissionais qualificados que podem contribuir significativamente com o processo formativo dos(as) futuros(as) pedagogos(as).

Corrobora-se com Zabalza (2014), que o estágio é uma oportunidade valiosa para se adquirir experiência prática, observar e participar de práticas que ajudem o estagiário no seu desenvolvimento pessoal e profissional, posto que tal atividade proporciona caminhos significativos para a aplicabilidade dos conhecimentos conquistados na Academia aliados às ações práticas desenvolvidas no “chão” da escola.

Pimenta e Lima (2004), por seu turno pontuam que o processo do estágio precisa ser cuidadosamente planejado de forma gradativa e sistematicamente, com o objetivo de vivenciar experiências reais, reflexivas e críticas, que desempenharão um papel fundamental na formação da identidade dos futuros profissionais da educação.

Isto posto, considera-se que observar, coparticipar das ações de ensino e realizar intervenções didático-pedagógicas, permitirá ao(a) estagiário(a) ter uma compreensão mais aprofundada do contexto da ensinagem e da aprendizagem escolar, o que possibilitará que o(a) estagiário(a), possa contribuir significativamente para a melhoria do ensino e aprendizagem na escola. Nesse sentido, este Plano está estruturado da seguinte forma: orientações gerais sobre o estágio supervisionado; aulas teóricas; caracterização e diagnóstico da escola selecionada; observação não participante; coparticipação em atividades de ensino; elaboração do plano de intervenção; aplicabilidade do plano de intervenção e; elaboração do relatório técnico-científico.

Neste plano de estágio, abordaremos a importância da musicalidade na Educação Infantil como uma importante forma de desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.  A música promove a criatividade, a sociabilidade, a interação em grupos e a autonomia das crianças através da expressão musical.

Considera-se que, a música é parte de uma ação pedagógica de
desenvolvimento da criança, que abre espaço para diferentes formas de expressão e sentimentos e, ainda, estar a serviço da inclusão. O Parâmetro Curricular Nacional de Artes afirma que para que a “aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula” (BRASIL, 1997, p. 49)

A música é uma linguagem universal que estimula diversas áreas do desenvolvimento infantil, incluindo a linguagem, a motricidade, a memória e as habilidades sociais. O uso da musicalidade pode facilitar o aprendizado de conteúdos curriculares, tornando-os mais atraentes e acessíveis.

 Nesse emaranhado de possibilidades, o professor tem um papel de suma importância enquanto mediador do processo de ensino e aprendizagem.

A música inserida no ambiente escolar ativa também outras
funções da criança, como linguagem, criatividade, raciocínio,
sendo realizada em sala de aula de forma prazerosa,
transformando o ambiente propício para várias
aprendizagens, para um melhor desenvolvimento humano
(BRASIL, 2018, p.154).

A unidade de ensino precisa estar preparada e vulnerável às oportunidades
que surgem diariamente de como se trabalhar com a música em sala de aula, pois
a mesma traz consigo possibilidades de aprender de forma prazerosa
desenvolvendo diversas habilidades, dentre elas o prazer de aprender brincando.

  1. Objetivos

  • Realizar a caracterização do espaço escolar;
  • Diagnosticar o contexto escolar nas dimensões administrativa, jurídica, pedagógica e financeira;
  •  Observar de forma não participante o contexto das salas de aula da Educação Infantil;
  • Coparticipar junto com o(a) professor(a) regente da sala de aula de atividades práticas de ensino;
  • Elaborar plano de intervenção pedagógica;
  • Aplicar o plano de inversão junto às crianças da Educação Infantil;
  • Avaliar a aplicabilidade do plano de intervenção;
  • Elaborar relatório técnico-científico.
  1. Procedimentos metodológicos

O Estágio Supervisionado em Educação Infantil, ocorrerá por meio da inserção d(a) estagiário(a) no contexto da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Frei Edmundo Bonckosch”, mediante a ação dos seguintes processos: caracterização e diagnóstico da escola selecionada; observação não participante; coparticipação em atividades de ensino; elaboração do plano de intervenção; aplicabilidade do plano de intervenção.

  1. Avaliação das ações

A avaliação se dará de forma processual e contínua, levando em consideração o desenvolvimento, participação, desempenho e a interação das crianças nas ações didático-pedagógicas apresentadas e realizadas. Nesse percurso, a participação dos envolvidos no processo de avaliação inclui a professora regente da sala, lócus das atividades práticas do estágio, a professora orientadora do estágio e o(a) estagiário(a).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (158.2 Kb)   docx (207.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com