TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO 7 SEMESTRE EM PEDAGOGIA

Por:   •  11/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.326 Palavras (14 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

                                             ANDRÉA RIBEIRO DA CRUZ

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO-

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

[pic 3]

Ponta Porã

2014

ANDRÉA RIBEIRO DA CRUZ

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO-  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

Orientador: prof. Cyntia Simioni França, Keila Tatiana Boni, Andréia F. Zômpero

Tutor eletrônico: Marcia Cristina Conceição Banholi

Tutor de sala: Eliane Aparecida Silvestre

Ponta Porã

2014


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........                

1.1 Caracterização da Instituição        

2 ROTINA OBSERVADA          

3 REFERENCIAL TEÓRICO          

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

Este relátorio de estágio Curricular Obrigatório nos Anos Inicias do Ensino Fundamental, realizado na Escola Municípal Maria Lígia Borges Garcias tem como objetivo levar o acadêmico do curso de pedagogia a conhecer o campo de atuação do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Observar, registrar e analisar situações diárias da escola, a fim  de compreender e atuar na resolução de problemas pertinentes ao seu cotidiano. Confrontar teoria e pratica a partir da análise e reflexão das realidades vivenciadas. Compreender a relação intrpessoal que se estabelece entre os profissionais da instituição. Adquirir competências necessárias à atuação profissional do futuro pedagogo.

Dessa forma, articular interdisciplinarmente os conteúdos, através de procedimentos de observação, reflexão, docência supervisionada, desenvolvimento de investigação da realidade, de atividades práticas e projeto de intervenção.

 


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

O estágio Curricular Obrigatório nos Anos Inicias do Ensino Fundamental foi realizado na Escola Municipal Maria Lígia Borges Garcias, está localizada na Av Vinicius do Nascimento N° 77, Bairro são Domingos na cidade de Ponta Porã, Estado do Mato Grosso do Sul, tem como mantedora a Prefeitura Municipal de Ponta Porã, inscrita no CNPJ – nº01990621000122. Atualmente funciona no período matutino e vespertino, de segunda à sexta-feira. A instituição atende aproximadamente 420 alunos.

A escola Maria Lígia Borges Garcias localiza-se na área urbano-periférica, com prédio de alvenaria, possuem 08 salas de aula, 01 sala de tecnologia, 01 biblioteca, 01 sala de recursos.

A escola Maria Lígia Borges Garcias tem com eixo norteador assegurar a qualidade de ensino na socialização do conhecimento, garantindo acesso e estimulando a permanência dos alunos da escola, formando cidadões críticos e criativos, capazes de agir com respeito e transparência na transformação da sociedade.

A Proposta Política Pedagógica da Escola Municipal Maria Lígia Borges Garcias, tem o objetivo de integrar e organizar o trabalho dos diferentes segmentos desta Unidade Escolar e , por conseguinte nortear os procedimentos pedagógicos realizados na mesma.

Com este intuito, à partir dos conhecimentos adquiridos e da prática já realizada lançamo-nos para diante, conhecendo e adequando-nos à realidade em que esta escola está inserida, buscando desenvolver uma prática eficaz que levará ao melhor desenvolvimento possível da aprendizagem dos alunos.

A Proposta Política Pedagógica dará indicações necessárias à organização do trabalho pedagógico da escola em seu caráter global. Cabe ressaltar que nesta proposta de trabalho constam todas as etapas de uma proposta: justificativa, filosofia da escola, objetivo geral, fundamentação teórica, proposta de conteúdo, metodologia, fundamentada e alicerçada nos pressupostos de uma teória pedagógica viável e atual que proceda em prol da criança e do adolescente beneficiando-os como explicitados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, “de uma formação concebida para responder a suas necessidades educativas e fundamentais” (PCN’s p-17).

A instituição possui os seguintes projetos: UCA (Um Computador por aluno), Trânsito, Meio Ambiente, Ler e escrever com prazer, Semana de Jogos pedagógicos e esportivos, Valorização e Conservação da escola.

A escola Maria Lígia Borges Garcias assegura seu trabalho pedagógico numa proposta sócio-construtivista. Assim, numa abordagem construtivista, o educador precisa favorecer que seu aluno construa conhecimentos não numa área específica, mas de diferentes natureza. Para tanto é preciso ser claro seus objetivos, a seleção de conteúdos, a avaliação e a metodologia a ser empregada em sala de modo a favorecer a produção de seus alunos para levá-los a novos patamares de conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com