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Estagio anos iniciais

Por:   •  29/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.481 Palavras (18 Páginas)  •  355 Visualizações

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A LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Jaqueline Cristiane de Souza        

Carla Bianca Gonçalves Munhoz

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (PED1179) – Estágio II

21/10/2017

RESUMO

A criança quando ingressa na série dos anos iniciais, começa a ter contados com muitos conteúdos nunca visto antes. Nessa fase na maioria das vezes, elas só brincam na hora do recreio, cabe ao professor incluir o lúdico em seu planejando tornando o aprendizado mais significativo para essas crianças. Nesta pesquisa foi utilizado como área de concentração a metodologia de ensino, que consiste em diferentes métodos no processo ensino-aprendizagem. O tema escolhido foi o Lúdico, no qual é de grande importância para desenvolvimento do mesmo, auxiliando aprendizagem da criança. A melhor maneira de trabalhar a ludicidade é de forma criativa e divertida, incentivando o aluno o gosto pelo aprendizado, as atividades precisam se atrativas sem perde o objetivo da ludicidade. Alguns objetivos nesse estágio foram revisar conteúdo aplicado pela professora regente, espirito de competição, respeitar o próximo, estimulo aprendizagem, lateralidade, equilíbrio, deslocamento, esquema corporal, ritmo e atenção. 

Palavras-chave: Anos iniciais.Lúdico.Ensino-aprendizagem, Desenvolvimento.

1 INTRODUÇÃO

O lúdico é uma palavra de origem latina: “ludus”, que significa “jogo”. Com a sua evolução tornou o que podemos definir como uma forma de desenvolver a criatividade e o conhecimento através de jogos, brincadeiras, músicas. (ALMEIDA, 2009, p.1)

O lúdico está presente na vida de todas as pessoas, estimulando a criatividade e o relacionamento entre elas.

As praticas realizadas tiveram objetivo de forma lúdica revisar conteúdo ensinado pela professora regente, estimular a construção de palavras novas, desinibição, atenção, raciocínio logico e rápido, desenvolver agilidade, coordenação viso-motor, ritmo, pontaria, concentração, volta a calma, prontidão, lateralidade, atenção e incentivar o gosto pela matemática. Identificar as placas e sinais de transito ensinando a obediência à sinalização. Estimular a participação, concentração e atenção do aluno e verificar a eficácia das atividades praticadas.

O local escolhido para realizar o estágio foi no Colégio Meu Cantinho localizado na Rua 25 de Novembro, nº 65 Bairro Nossa Senhora do Rosário em São José/SC. Com a turma do 1º ano contendo 14 crianças com faixa etária de 6 a 7 anos, supervisado pela regente da turma Eliane Motta de Souza.

Este trabalho está estruturado em tópicos: 1º área de concentração, onde constara toda fundamentação teórica sobre lúdico. 2º Vivência do estágio, onde constara todas as informações sobre a escola onde foi realizado o estágio e como foram as minhas regências. E para finalizar as impressões do estágio, contendo todo meu aprendizado obtido no estágio.

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: LUDICIDADE

Os jogos e as brincadeiras estão presente na vida das crianças, visto que as mesmas convivem em um universo de encantamento, fantasia, alegria, de sonhos onde o real e o faz de conta se implicam.

Quando a criança brinca, a mesma demonstra suas emoções, desejos, sentimento e comporta-se de maneira natural em seu espaço. Os jogos, brinquedos e as brincadeiras possibilita uma diversidade de práticas lúdicas essenciais para desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social das crianças.

Com as brincadeiras as crianças conseguem enfrentar barreiras, improvisar nas mais diferentes situações, raciocinar e criticar sobre o que é lhe ordenado.

Segundo Almeida (2000), os jogos tornam-se mais significativos à medida que a criança se desenvolve, pois, a partir da manipulação de vários e diferentes materiais que a rodeiam e que servem de estímulos, ela passa a reconstruir suas ações, reinventando as coisas, o que exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação, que é realizada na infância, consiste numa síntese progressiva da assimilação com a acomodação, o que leva ao desenvolvimento intelectual.

A brincadeira, o jogo e o movimento natural e espontâneo são elementos essenciais em toda e qualquer escola de educação infantil e fundamental, uma vez que os mesmos colaboram e muito na educação e formação geral do educando.

Dos sete aos dozes anos as crianças começam a manifestar a fase do “jogo de regra”, nome dado pelo Piaget para nomear a terceira categoria da estrutura do jogo. A principal característica é a maneira de ser regulamentado e pressupõe a existência de companheiros. Quando a criança participa de um jogo, cujo no final sairá um ganhador e um perdedor assume dimensões bem definidas, desse modo é importante o incentivo pelo espírito de cooperação, instruir recurso de preparação para a competição de forma saudável, no qual o respeito ao próximo é essencial, a participação e explicação dos pais e professores é indispensável.

As brincadeiras e jogos não necessitam realizar de maneira dissociada dos conteúdos escolares, no processo de ensino-aprendizagem os professores devem incentivar as crianças com a seguinte frase “ vamos aprender brincando”. Com certeza o aprendizado será significativo, e jamais esquecerão do que aprenderam. Pois ao mesmo tempo que estudam, se divertem, muitas vezes aprendem sem ao menos perceber e sem ter dificuldades.

Segundo com Lima (1999, p.29),

[...] a utilização do brincar como recurso pedagógico tem de ser vista, primeiramente, com cautela e clareza. Brincar é uma atividade essencialmente lúdica; se deixar de sê-lo, descaracterizar-se-á como jogo ou brincadeira. Como atividade infantil, na qual há construção de conceitos, eles podem e devem ser utilizados na escola[...].

Atualmente necessitamos de profissionais preocupados com o processo de aprendizados de seus alunos. Que reflitam sobre as metodologias adotadas em sala de aula. Não pode existir professores que utilizam praticas ao princípio do decoreba.

Os professores precisam rever suas práticas passando a utilizar de forma que chamem as crianças para construção de conhecimento, que estimulem a conhecer o mundo do saber, da curiosidade, incentive a criatividade e a atenção. O profissional que está sempre à procura de novas práticas aumenta a qualidade do ensino e torna-lo atrativo, prazeroso, igualando a pratica com a teoria. Ao utilizar jogos e brincadeiras em sala de aula como aliado do aprendizado, contribuem com uma série de benefícios para os alunos e colabora com um conhecimento para vida, mais considerável, preciso e amplo.

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